Conhecimento e tecnologia livre na educação

Pesquisa de Nelson De Luca Pretto - www.pretto.info, articulada e integrante do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) - www.gec.faced.ufba.br

Resumo do Projeto:

A pesquisa integra as ações do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) e considera como pressuposto básico as novas possibilidades trazidas pelo movimento global de produção colaborativa de conhecimentos livres e sua potencialidade para uma (radical) transformação da educação. Esse projeto considera que a intensificação do uso de software livre e ampliação dos projetos que buscam pensar na produção colaborativa em regime de peer-to-peer de materiais culturais possam contribuir com a educação, com professores e alunos sendo produtores de culturas e de conhecimentos e não apenas consumidores de informações. O objetivo da pesquisa é identificar as experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica, especificamente as experiências de produção peer-to-peer de materiais didáticos; as iniciativas em torno dos arquivos abertos, em especial a experiência dos Open Journal System (Revista da FACED); e, o papel do IBICT no desenvolvimento de uma política pública brasileira para a área.

Palavras Chave
Recursos Educacionais Abertos, Software livre e educação, Tecnologias da Informação e Comunicação

Objetivo(s) e justificativa(s):

O grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), no qual esta pesquisa está inserida, vem se dedicando desde 1995, à reflexão sobre os uso da Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. O que temos constatado é que as mesmas estão sendo incorporadas basicamente como sendo novos "recursos instrucionais", não tendo havido, em geral, significativas modificações dos processos formativos dos jovens e adolescentes (BONILLA, 2005; KENSKY, 2007; PRETTO, 2008; entre outros). As possibilidades trazidas pelo movimento global de produção colaborativa de conhecimentos livres pode potencialmente contribuir com a educação. Por outro lado, a intensificação do uso de software livre e ampliação dos projetos que buscam pensar na produção colaborativa em regime de peer-to-peer de materiais culturais (propositalmente aqui não denominamos esse conjunto de materiais educativos) leva-nos a pensar nesse projeto com o objetivo de identificar as experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica .
A partir dos movimentos de reorganização da produção do conhecimento, da sua socialização, da busca de mecanismos que viabilizem a produção coletiva de conhecimentos e de culturas (PRETTO; SILVEIRA, 2008), pretende-se contribuir com a construção de novas possibilidades teóricas buscando cooperar com as necessárias transformações nos sistemas educacionais, a partir da análise das experiências e da proposição de novas possibilidades para a incorporação nos processos educacionais das tecnologias de informação e comunicação, mais particularmente as tecnologias que problematizem a produção do conhecimento e que estimulem e favoreçam a produção colaborativa de conhecimentos e culturas, aqui já no plural.
Busca-se aqui compreender de que forma a produção colaborativa de conhecimentos contribui para uma melhor compreensão dos desafios educacionais e de que forma os mesmo podem estimular uma mudança (radical) no papel dos professores (e dos alunos), contribuindo para que os mesmos deixem de assumir a função de consumidores de informações para se constituírem em a(u)tores do processo, com intensificação da perspectiva de produção de culturas e conhecimentos no interior da escola.
Serão estudados as licenças criativas, os arquivos abertos e as novas formas de produzir e sistematizar o conhecimento, para além do instituído, incorporando para a educação a discussão contemporânea sobre as novas formas de produção de conhecimento. Serão analisadas as experiências de produção peer-to-peer de materiais didáticos (BENKLER, 2005), das iniciativas em torno dos arquivos abertos, em especial a experiência dos Open Journal System (sistema em uso na Revista da FACED, que já adota um política de arquivos abertos), o papel do IBICT no desenvolvimento de uma política pública brasileira para a área.
O que se quer aqui é profundar o estudo dessas experiências com o objetivo de contribuir com a construção de novas possibilidades para a educação, para a escola e principalmente para o trabalho dos professores.
O que temos identificado em nossas recentes pesquisas é uma reorganização das sistemáticas de produção de conhecimento, a partir da intensificação dos uso das tecnologias em movimento ativistas em todos os campos da sociedade e que essas iniciativas ainda estão longe das escolas e dos processos formativos de alunos e, principalmente de professores. Como objetivo secundário, mas não menos importante, pretende-se contribuir com a formação dos futuros e atuais professores, que acontece no cotidiano da Faculdade de Educação da UFBA, com a inserção dessa pesquisa nas atividades de ensino de graduação e das atividades de pesquisa e extensão que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa GEC.

Metodologia:

Essa pesquisa será prioritariamente teórica, a partir da análise dos projetos de produção de materiais culturais abertos, dos movimentos de software livre e das licenças criativas e do projeto que está dando sustentação a diversas revistas acadêmicas, do Brasil e do Exterior, denominado Open Journal System. Além desse estudo teórico, em uma outra dimensão da pesquisa se fará uma análise documental da produção teórica e política do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sobre o o"Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas" (SEER), software desenvolvido para a gestão a implantação de revistas acadêmicas de livre acesso. O SEER foi traduzido e customizado pelo IBICT com base no que foi produzido e desenvolvido pela Universidade de Britsh Columbia no projeto Public Knowledge Project ( Open Journal Systems) e, por isso será objeto de uma análise documental, seguida de uma análise da sua operacionalização através do caso da Revista da FACED.

Adotamos para essa pesquisa, assim como o fazemos para o conjunto de pesquisa do nosso grupo, a perspectiva apontada pelo pesquisador italiano Massimo Canevacci que considera fundamental adotar a perspectiva de "descentralizar o método, multiplicá-lo em seu próprio agir e diferenciá-lo ao longo de narrativas assimétricas" (CANEVACCI, 2005, pag. 8).

Assim, o olhar investigado sobre cada um dessas três grandes vertente (produção peer to peer; sistema de editoração aberta e Revista da Faced; e política pública brasileira no campo do acesso livre) nos possibilitará pensar mais profundamente outras perspectivas e possibilidades para a educação.

Para tal, aqui também temos que ampliar esse olhar já que a complexidade do mundo contemporâneo não nos permite um olhar fragmentado (MORIN apud MARTINS E SILVA, 1999). Para a ampliação desse olhar buscar-se-á contextualizar a pesquisa a partir do já produzido,em termos das políticas públicas mais recentes já amplamente analisadas (MACEDO e DINIZ, 2007, entre outros).

Cabe-nos, portanto, partindo dessa realidade, buscar compreender de que forma a produção colaborativa de conhecimentos contribui para uma melhor compreensão dessa problemática e, principalmente, que possibilidades podem ser apropriadas pelos educadores para se pensar encaminhamentos para os desafios educacionais. Portanto, busca-se aqui articular de forma intensa as reflexões teóricas e a experimentação de forma que sejam possíveis novos subsídios para o campo da educação e da formação de professores (objeto de atuação da FACED/UFBA), produzindo-se conhecimento na perspectiva de contribuir com a construção de novas possibilidades para a educação, a partir dos movimentos de reorganização da produção do conhecimento e da sua socialização e estímulo através dos projetos de produções coletivas de conhecimentos e de culturas.

Resultados e impactos esperados:

* Home-page local com referências e análises das experiências e das informações sobre cada um dos projetos analisados;
* Subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área;
* Participar de grupos de trabalho e comissões, em diversos níveis, onde seja possível a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa;
* Manutenção e aperfeiçoamento da Revista da FACED no sistema SEER.
* Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA e Tvs Universitárias;
* Produzir programas sobre a temática da pesquisa e, ao mesmo tempo, operar e “manter no ar” a Rádio FACED na web, com a produção de programas educativos;
* Levantamento de estudos que articulam a produção colaborativa de meteriais culturais para uso na educação;
* Levantamento de softwares e de projetos que utilizam softwares colaborativos para uso em educação.
* Contribuição para as monografias, dissertações e teses em produção no grupo de pesquisa.
* Artigos de divulgação e acadêmicos sobre a temática

Cronograma de execução:


1. Levantamento bibliográfico - ago.09 a jun.10

2. Leituras dos materiais identificados e coletados - ago.09 a jun.10

3. Mapeamento das experiências de produção colaborativa de materiais culturais para a educação - set.09 a mai.10

4. Análise integral do site do IBICT no que diz respeito ao SEER - out.09 a jan.10

5. Acompanhamento do projeto "Recursos Educacionais Abertos" (OER), em andamento na USP - set.09 a jun.10

6. Estudos das Declarações de Acesso Livre produzidas histpricamente e suas reflexões nas políticas públicas - jan.10 a abr.10

5. Alimentação cotidiana da home-page local com referências e análises das experiências e das informações coletadas - set.09 a jun.10

6. Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED - mar.10 a jun.10

7. fornecimento de subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa - ago.09 a jul.10.

8. Utilização de ambientes de escrita colaborativa - ago.09 a jul.10

9. Contribuição com o movimento Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres na construção de uma política de produção colaborativa de conhecimento - ago.09 a jul.10

11. Contribuição para a apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre - ago.09 jul.10

Referências bibliográficas:

AZEVEDO, J. C. d. Reconversão Cultural da Escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre/RD, Sulina, 2007.

BENKLERr, Y. Common Wisdom: peer production of educactional materials, COSL Press, 2005

BONILLA, Maria Helena Silveira . Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2005. v. 1. 224 p.
IBICT INSEER - Incubadora de Revistas do Seer, http://inseer.ibict.br, capturado em 04/04/2008.

KENSKYi, V. M. Educação e Tecnologias: o novo rítimo da informação, Campinas: Papirus, 2007 LESSIG, L. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.
MACEDO, R. S. e MUNIZ, D. M. S. (org) Educação, Tradição e Contemporaneidade: tessituras pertinentes num contexto de pesquisa educacional. Salvador/Bahia, Edufba, 2007.
MARTINS, F. M. e SILVA J. M. d. Silva Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1999.
NÓVOA, A. Ed. Profissão Professor. Porto/Portugal, Porto Editora, 1999.
PRETTO, N. d. L. Escritos sobre educação, comunicação e cultura, Campinas/SP, Papirus, 2008.
PRETTO, N. L. (Org.) . Tecnologia e novas Educações. Salvador/Bahia: Edufba, 2005.

Pretto, Nelson De Luca e Silveira, S. A. Além das redes de comunicação: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder, Salvador: Edufba, 2008

Bolsista 1 Plano de Trabalho - Hilberto Melo e Costa

Título do Plano de Trabalho: Produção peer to peer de materiais culturais para a educação

Tutor: Darlene Almada

Resumo do Plano de Trabalho:

Nessa etapa a pesquisa buscar identificar as possibilidades trazidas pelo movimento de produção colaborativa de conhecimentos livres especialmente a partir da disponibilização de softwares (livres) que possibilitem a produção de produtos culturais e educativos.
Com a intensificação do uso de software livre e ampliação dos projetos que buscam pensar na produção colaborativa em regime de peer-to-peer de materiais multimídia, torna-se urgente identificar as experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica, mais especificamente os softwares para produção de áudio, vídeo e modelagem.
Se fará experimentação desses softwares e a sua customização para uso em escolas, por professores e alunos, acompanhadas de relatórios técnicos sobre essas experiências.

Justificativa da escolha do aluno:

O bolsista Hilberto Melo e Costa tem formação técnica de nível médio em informática, é graduando em matemática na Universidade Federal da Bahia, tendo profunda experiência em software livre, razão fundamental do seu envolvimento nesse projeto. Já está envolvido com o nosso grupo de pesquisa na busca de desenvolvimento de novas alternativas para a incorporação do software livre nos processos educacionais. Seu forte conhecimento nesse campo é de fundamental importância para o andamento da pesquisa uma vez que o mesmo poderá, de forma articulada com os demais integrantes da pesquisa, em todos os níveis, dar suporte e contribuir com o conjunto das ações no âmbito da identificação e análise dos sistemas operacionais livres, das novas possibilidades de uso e aperfeiçoamento dos softwares livres disponíveis para o seu uso em processos educacionais, particularmente no campo da educação a distância. Hilberto Melo e Costa possui também uma prática de pesquisa já constatada nas suas ações em nosso grupo de pesquisa e, merece destaque sua capacidade de documentação e sistematização de todos os procedimentos em andamento na análise de softwares, especialmente os livres, qualificando-o de maneira especial para o projeto. Nesse particular, como o nosso objetivo com essa pesquisa é viabilizar o uso e a socialização das informações sobre softwares livres e sobre as tecnologias livres para o universo educacional, o que inclui não só a própria universidade mas as escolas do sistema público de ensino, essa prática de documentação e sistematização será muito útil.

Objetivos específicos do bolsista:


Identificar experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer.

Buscar tecnologias livres que viabilizem a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer.

Experimentar essas tecnologias livres para a produção peer-to-peer.

Documentar a forma de utilização dessas tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer.

Contribuir com a manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

Resultados específicos do bolsista:


Listagem com a descrição das experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer.

Listagem de tecnologias livres que viabilizem a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer.

Relatórios com as análises das potencialidades dessas tecnologias livres para a produção peer-to-peer.

Documentação sobre a forma de utilização dessas tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer.

Manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

Cronograma específico de execução:

1. Levantamento bibliográfico - ago.09 a jun.10

2. Estudos teórico da bibliografia identificada sobre o tema - set.09 a jun.10

3. Identificação das experiências de produção de recursos educacionais abertos no país - out.09 a mai.10

4. Mapeamento das experiências de produção colaborativa de materiais culturais para a educação - set.09 a mai.10

5. Investigação sobre as possibilidades do twiki como espaço específico da produção e escrita colaborativa - dez.09 a mar10.

6. Alimentação cotidiana da home-page local com referências e análises das experiências e das informações coletadas - set.09 a jun.10

7. Identificação de softwares para a produção peer to peer de produtos audiovisuais, com destaque para áudio e vídeo - nov.09 a abr.10

8. Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED - mar.10 a jun.10

9. Fornecimento de subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa - ago.09 a jul.10.

10. Utilização de ambientes de escrita colaborativa - ago.09 a jul.10

11. Contribuição com o movimento Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres na construção de uma política de produção colaborativa de conhecimento - ago.09 a jul.10

12. Contribuição para a apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre - ago.09 jul.10

Bolsista 2 Daniel Silva Pinheiro

Plano de Trabalho

Título do Plano de Trabalho: Sistema de editoração aberta - Revista da Faced

Tutor: Adriane Halmann

Resumo do Plano de Trabalho:

Esta etapa da pesquisa tem como objetivo identificar as experiências de divulgação científica, mais especificamente com a utilização de sistemas abertos para a divulgação de revistas acadêmicas brasileiras.
Em função da reorganização da produção do conhecimento e da sua necessária socialização mais ampla do que vem acontecendo, aqui se estudará as licenças criativas, os arquivos abertos e as novas formas de produzir e sistematizar o conhecimento, para além do instituído, incorporando para a educação a discussão contemporânea sobre as novas formas de produção de conhecimento. Serão analisadas as iniciativas em torno dos arquivos abertos, em especial a experiência dos Open Journal System (sistema em uso na Revista da FACED), buscando identificar a sua utilização na UFBA e no Brasil, com um acompanhamento mais de perto do próprio fazer da Revista da Faced. Aqui se intensificará o conhecimento do software, traduzido e customizado pelo IBICT, os processos de administração da revista on line, e os seus usos pela comunidade.
Este plano de trabalho considera duas dimensões simultâneas e concomitantes: a teórica, com a análise da bibliografia relativa aos arquivos abertos e seus potenciais usos para a educação, e uma dimensão prática, de acompanhamento do processo de produção da Revista da Faced.
Como em toda essa pesquisa e com um objetivo secundário, mas não menos importante, pretende-se contribuir com a formação dos futuros professores, que acontece no cotidiano da Faculdade de Educação da UFBA, com a inserção dessa pesquisas nas atividades de ensino de graduação e das atividades de pesquisa e extensão que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa GEC.

Justificativa da escolha do aluno:

A escolha de Daniel Silva Pinheiro, aluno de pedagogia da FACED, deveu-se ao fato do mesmo já ter um conhecimento prévio das tecnologias que serão enfocadas nessa pesquisa. O aluno já participou da disciplina educação e tecnologias contemporâneas lecionada pelos professores do Grupo de Pesquisa - condição básica para a seleção de bolsistas uma vez que a pesquisa possui um forte componente tecnológico. Essa disciplina é uma das disciplinas básica que o GEC oferece no Departamento de Educação II.
Além deste aspecto, o aluno demonstrou, nas entrevistas realizadas comprometimento com a pesquisa acadêmica e desejo em aprofundar estudos sobre o tema. Complementarmente, desde o processo de seleção o mesmo tem estado envolvido com o grupo de pesquisa o que é outra condição nossa no sentido de poder fazer avaliação da sua prática cotidiana.


Objetivos específicos do bolsista:

Identificar experiências de produção de recursos culturais abertos e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer.

Analisar projetos de produção de materiais culturais abertos, dos movimentos de software livre e das licenças criativas.

Estudar as licenças criativas documentando as suas peculiaridades.

Experimentar tecnologias livres para a produção peer-to-peer.

Documentar a forma de utilização dessas tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer.

Contribuir com a manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

Analisar os procedimentos gerenciais de uma revista on line.

Analisar o uso da Revista da Faced on line

Resultados específicos do bolsista:

Listagem descritiva das formas mais utilizadas das tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer.

Relatórios das análises das potencialidades das tecnologias livres para a produção peer-to-peer.

Listagem das experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer

Escrita de um artigo conjuntamente com o tutor e o orientador da pesquisa

Programas de televisão sobre as temáticas estudadas para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED.

Acompanhamento da manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

Cronograma específico de execução:

1. Alimentação cotidiana da home-page local com referências e análises das experiências e das informações coletadas - set.09 a jun.10

2. Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED - mar.10 a jun.10

3. Fornecimento de subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa - ago.09 a jul.10.

4. Utilização de ambientes de escrita colaborativa - ago.09 a jul.10

5. Relato das contribuição para a educação a partir da utilização do SEER - ago.09 a jul.10

6. Listagem das experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer - ago.09 a jul. 10.

7. Contribuição para a apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre - ago.09 a jul.10

8. Escrita de um artigo junto com o tutor e o orientador - fev.10 a abr.10

9. Escrita do relatório final da pesquisa - jun.10 a jul.10

Bolsista 3 Manoel Messias de Jesus Bastos

Plano de Trabalho

Título do Plano de Trabalho: Política pública brasileira no campo do acesso livre

Tutor: Sérgio

Resumo do Plano de Trabalho:

Esta etapa da pesquisa terá como foco prioritário um olhar aprofundado sobre o papel do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em função do importante e estratégico papel que o mesmo vem desempenhando no apoio à implantação das revistas acadêmicas aberta.
Como está pesquisa é prioritariamente teórica aqui se fará a análise dos que está dando sustentação a diversas revistas acadêmicas, do Brasil e do Exterior, denominado Open Journal System. Além disso se fará uma análise documental da produção teórica e política do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sobre o o"Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas" (SEER), software desenvolvido para a gestão a implantação de revistas acadêmicas de livre acesso. O SEER foi traduzido e customizado pelo IBICT com base no que foi produzido e desenvolvido pela Universidade de Britsh Columbia no projeto Public Knowledge Project ( Open Journal Systems) e, por isso será objeto de uma análise documental, seguida de uma análise da sua operacionalização através do caso da Revista da FACED.

Justificativa da escolha do aluno:

A indicação do estudante de Sociais, Manoel Mesias de Jesus Bastos, se justifica (...) .

Objetivos específicos do bolsista:

Analisar a produção teórica e política do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sobre o "Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas" (SEER).

Análise do projeto que está dando sustentação a diversas revistas acadêmicas, do Brasil e do Exterior, denominado Open Journal System.

Acompanhar e analisar a produção teórica liderada pelo IBIC sobre a temática.

Coletar os documentos relativos aos sistema de editoração aberto.

Acompanhar a implantação do mesmo na UFBA.

Análise da operacionalização do SEER através do caso da Revista da FACED.

Contribuir com a manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

Resultados específicos do bolsista:

Listagem descritiva da operacionalização do SEER.

Relatórios das análises da produção teórica e política do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sobre o "Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas" (SEER).

Relatórios das análises do Open Journal System.

Relatórios das análises das experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer.

Programas de televisão sobre as temáticas estudadas para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED

Cronograma específico de execução:


1. Alimentação cotidiana da home-page local com referências e análises das experiências e das informações coletadas - set.09 a jun.10

2. Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED - mar.10 a jun.10

3. Fornecimento de subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa - ago.09 a jul.10.

4. Utilização de ambientes de escrita colaborativa - ago.09 a jul.10

5. Contribuição com o movimento Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres na construção de uma política de produção colaborativa de conhecimento - ago.09 a jul.10

6. Listagem das Analises das produções teóricas e políticas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sobre o "Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas" (SEER).

7. Contribuição para a apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre - ago.09 jul.10

8. Artigo escrito conjuntamente com o tutor e o orientador da pesquisa

9. Produção de programas de televisão e rádio sobre as temáticas estudadas para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED - jan.10 a jul. 10

10. Relato das análises da produção teórica e política do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) sobre o "Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas" (SEER) - ago. 09 a jul.10

11. Relatório final da pesquisa - jun.10 a jul. 10.



Link para o edital: https://www.download.ufba.br/download/sisbic/edital7.pdf

Link para o pibic www.pibic.ufba.br

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 17 Aug 2009 - 10:51:40 - DanielPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA