CENTRO DE INFORMAÇÃO DA PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA

Um projeto em parceria da Prelazia de São Félix do Araguaia, Prefeitura de São Félix do Araguaia, Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação e Cooperativa Colibre.

Objetivo

Integrar conjuntamente o arquivo e a biblioteca em uma nova construção para ampliar os espaços (físicos e virtuais), facilitando a conservação, implementando sistema informatizados visando oferecer um amplo leque de serviços para consultas, visitas físicas e virtuais, disponíveis tanto para os pesquisadores como para os aficionados à leitura e ao estudo.

Este Centro deverá se constituir num espaço de encontro e diálogo entre as diferentes culturas potenciando a identidade de cada uma delas. Será um espaço de convivência, de trocas. Estabelece-se, com isso, a perspectiva REDE.

Situação atual.

Arquivo

O arquivo tem os documentos correspondentes a toda a realidade da Prelazia de São Félix do Araguaia e não só os estritamente eclesiais. Sempre se teve o interesse e o cuidado de arquivar documentos, documentação, informes, jornais, entre outros, sobre as causas nas que a atividade pastoral estava e está comprometida. Destacamos: pastoral inculturada, terra, índios, educação, saúde, conflitos com o latifúndio, ditadura militar, Direitos Humanos, etc. tanto na região do Araguaia como no resto do Brasil. Há documentos escritos, documentação oral, vídeos, fotografias, slides. Há objetos, cartazes e material de trabalho. Os documentos, fotografias e slides, todos eles estão digitalizados. A quantidade total de imagens é 250.000 Todas estas imagens estão sendo microfilmadas para sua total segurança e conservação e já se começou a implantação de um banco de dados para todos os documentos. Estão arquivados também dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a região, fruto de pesquisas feitas neste arquivo Espaço especial é a secção da América Central e o apoio que Dom Pedro Casaldaglia deu àqueles paises.

Biblioteca “Antônio Carlos Moura”

A biblioteca atualmente tem mais de 6.800 volumeis, nas secções seguintes:

Objetivos a curto prazo - Etapa UM

Arquivo

Neste momento só temos um 10% do trabalho realizado.

Biblioteca

Espaço de acesso e pesquisa

Objetivos a médio prazo - Etapa DOIS.

Este novo edifício será construído com as mais novas técnicas para dar a máxima segurança ao arquivo e levando em consideração:

Este projeto, sendo propriedade exclusiva da Prelazia de São Félix do Araguaia, colaborará e fará parte do projeto “Memorial do Araguaia” que neste momento está sendo gerido pela Prefeitura de São Félix do Araguaia e a UFMT.

Orçamento - Etapa UM

Equipamentos

Desenvolvimento de programas e formação

pagamento de profissionais via Colibre - computação, ência da informaÇão e educação

Viagens e Diárias

SSA S Felix SSA

S Felix SSA S Felix

S Felix SAO S Felix

S Feloix BSB S Felix

Serviços de terceiros

Projeto do espaço físico com elaboração de orçamento para construção

Orçamento - Etapa DOIS

Será enviado posteriormente, a partir do desenvolvimento da etapa UM.

Editar Anexar Versões Mais...

-- NelsonPretto - 21 Sep 2006
-- KrishnamurtiNunes - 21 Sep 2006

Página Inicial >> WebIncubadora
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 25 Sep 2006 - 15:47:41 - KrishnamurtiNunes?     |     Copyleft Faced-UFBA