Projeto de Implementação de Videoconferência

Redação inicial: Wagner Saback Dantas? . Contribuição: Daniel Macêdo Batista

Introdução

As redes de computadores permitem essencialmente que máquinas usuárias de sua infra-estrutura e localizadas a priori em localidades geográficas distintas possam trocar informações entre si. Sua importância está na possibilidade de potencialização dos recursos existentes em cada entidade conectada na rede de comunicação, através do uso dos serviços oferecidos por esta.

Como parte desses serviços, a transmissão de áudio e vídeo e a videoconferência viabilizam a comunicação entre computadores da rede por meio de áudio e vídeo basicamente. Outras opções de recursos também podem ser utilizadas, como o texto e o compartilhamento de aplicativos. As possibilidades de aplicações de videoconferência no âmbito da rede refletem a sua relevância perante à comunidade em geral. Alguns exemplos de aplicações do tipo são encontrados na telemedicina, educação à distância e teleconferência entre organizações.

Esta seção apresentará alguns conceitos relacionados às transmissões na rede e à videoconferência. Mais adiante, serão apontadas algumas soluções para videoconferência com software livre. Vale ressaltar que o rol de ferramentas aqui citado não é exaustivo, podendo, portanto, se estender à medida que novas alternativas de softwares forem encontradas. Por fim, as referências utilizadas.

Conceitos e Terminologias

Uma videoconferência é considerada como um encontro formado por pessoas que estão em locais diferentes, mas como se estivessem em um mesmo local. As sessões de comunicação estabelecidas entre usuários numa videoconferência podem ser ponto-a-ponto (diretamente entre usuários) e multiponto (comunicação mútua entre vários usuários) e por difusão ou broadcast (sessão de comunicação onde um dos elementos de comunicação em sua maior parte do tempo envia informação e os demais somente recebem).

Em síntese, as ferramentas utilizadas em uma vídeoconferência são:

Na rede mundial de computadores, a Internet, o padrão adotado para transmissão audiovisual é o H.323, de acordo com a ITU ( International Telecommunication Union ). O H.323 compreende um conjunto de normas necessárias para interoperabilidade entre aplicações de áudio e vídeo em redes baseadas no protocolo IP.

Alguns elementos estão definidos na arquitetura H.323. São eles:

Soluções de Software Livre para Videoconferência

Referências

Página Inicial >> ProjetoIrece
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 11 Jul 2004 - 15:34:51 - ViniciusPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA