UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO




RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADE DE MONITORIA


Título do Plano de Trabalho da monitora

Produção colaborativa de material didático com base em desenho vetorial.

Nome do aluno

Josélia Domingos dos Santos

Nome do Orientador

Maria Helena Silveira Bonilla e Edvaldo Souza Couto

Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)

Palavras-chave

Produção colaborativa, material didático, Inkscape

Período de vigência

Agosto a Dezembro de 2008

Resumo


As atividades desenvolvidas nas disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, tiveram como objetivo dar suporte formativo e auxiliar as turmas do semestre 2008.2 das referidas disciplinas na produção colaborativa a ser realizada, especificamente no que se refere a produção de material didático com base em desenho vetorial a partir do software livre Inkscape.



Introdução



A monitoria nas disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação foi de fundamental importância para contribuir com as atividades que os alunos desenvolveram ao longo do curso. Nessas atividades os alunos tiveram suporte formativo com os aplicativos do software livre Inkscape o que foi essencial para a concretização de suas produções. Esse trabalho também proporcionou um maior contato dos alunos com o uso de um software livre para edição de desenhos vetoriais, o que ampliará os conhecimentos dos mesmos no processo educativo de sua formação. Essa também foi uma ótima oportunidade para a aluna do curso de Pedagogia vivenciar na prática estudos sobre o software livre Inkscape e suas contribuições para a produção de materiais utilizados no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi o de auxiliar os alunos, dando-lhes suporte formativo nas produções colaborativas a partir do software livre Inkscape.



Materiais e métodos


A metodologia de trabalho desenvolvida baseou-se no acompanhamento e suporte formativo aos alunos matriculados na disciplina no trabalho de produção de material didático com base em desenho vetorial utilizando o software livre Inkscape, auxiliando-os nas dificuldades encontradas no que diz respeito a esse software e ao desenvolvimento do trabalho. Foram utilizados como recursos, computador, acesso a internet e o software livre Inkscape instalado.


Atividades realizadas no período

Resultados


Os principais resultados obtidos foram:

A maior dificuldade encontrada foi a da organização dos momentos presenciais e a dinâmica online para a realização das produções com os alunos de cada equipe de impressos. Para superar essa dificuldade, a monitora teve que marcar encontros de acordo com os horários dos grupos de trabalho.



Página Inicial >> WebPesquisa >> PibicBoni2008 >> AtiJoselia
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 17 Feb 2009 - 18:39:24 - JoseliaSantos?     |     Copyleft Faced-UFBA