Relatório Final

1. Resumo

Esta pesquisa buscou discutir o modo como os professores, ao longo das oportunidades de formação, se relacionam com a cultura digital, o que se evidencia no uso das TIC - tecnologias da informação e comunicação, na dinâmica de interação mediada por essas tecnologias, nas condições de acesso e produção de informação e nos novos interesses manifestados por esses sujeitos. Tomando como referência os princípios da pesquisa-ação de diagnóstico e como campo investigatório o PIBID, foram realizadas aproximações sucessivas de pessoas e locais, acompanhamento de eventos em suas manifestações cotidianas e registro de dados que descrevem a situação investigada. Dessa forma, discutiu-se o modo como os professores ao longo das oportunidades de formação, se relacionam com a cultura digital, o que se evidencia no uso das TIC, na dinâmica de interação mediada por essas tecnologias, nas condições de acesso e produção de informação e nos novos interesses manifestados por esses sujeitos. Foram realizadas entrevistas, observações diretas e um levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordados na pesquisa. Como principais resultados podem ser destacados a aquisição de novos conhecimentos sobre o que vem a ser cultura digital e sobre o modo como os professores se relacionam com esta, em paralelo às mudanças culturais potencializadas pela presença das tecnologias de informação e comunicação na sociedade.

2. Introdução e objetivos do projeto

A pesquisa realizada tem foco na análise dos desafios postos à prática dos professores da Educação Básica em formação pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em paralelo às mudanças culturais potencializadas pela sua presença na sociedade. Foram mapeados os problemas e políticas de sustentação para a inserção destes sujeitos na cultura digital, a partir da experiência dos cursos de licenciatura da UFBA. Assim, a investigação partiu da identificação das novas práticas, saberes, costumes, necessidades e interesses dos sujeitos em um contexto cultural marcado pela presença das tecnologias e pode indicar elementos significativos para o desenvolvimento do processo de formação de professores no país. Buscou-se perceber que novas práticas, valores e costumes estão sendo reinventados nesse novo contexto cultural modificado pela presença das TIC; se os professores em formação têm vivenciado novas formas de conceber,‭ ‬produzir e utilizar as TIC para planejar,‭ ‬desenvolver e avaliar a sua prática pedagógica e orientar a sua formação; de que modo as mudanças culturais promovidas pela presença das TIC interferem no processo de formação universitária dos professores. A partir dessas questões foi possível compreender o modo como a Universidade Pública vem atuando na formação do professor de Educação Básica e o papel das TIC nesse contexto; analisar as diferentes concepções de educação, cultura e tecnologia que orientam as práticas de formação universitária de professores; analisar novas práticas, saberes, costumes, necessidades e interesses dos professores em um contexto cultural marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação; além de conhecer e inserir-me no debate atual sobre os temas abordados na pesquisa: formação de professores, tecnologias da informação e comunicação e cultura digital.

A investigação foi orientada pelos princípios da pesquisa-ação. Essa abordagem qualitativa funciona como um dispositivo de intervenção que deve afirmar-se como um ato político, uma proposta de atuação transformadora, propondo uma intervenção de ordem micropolítica na experiência social. A pesquisa-ação consiste em "resolver ou pelo menos esclarecer os problemas da situação observada" (THIOLLENT, 2006), este último, refere-se a uma pesquisa-ação de diagnóstico, na qual pesquisadores em contato com a situação existente estabelecem o diagnóstico e recomendam medidas para sanar o problema. Tomamos como campo investigativo os colégios públicos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência da Ufba - Pibid: Colégio Estadual da Bahia (CENTRAL), localizado na Praça Carneiro Ribeiro no bairro de Nazaré; Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, local: Rua Araújo Pinho, Canela; Colégio Estadual Viana Filho, localidade: Rua Waldemar Falcão, Brotas; Colégio Estadual Manoel Devoto, Rua Oswaldo Cruz, Rio Vermelho e o Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado na Avenida Sete de Setembro no bairro da Vitória.

O programa tem como principais objetivos incentivar a formação de professores para a educação básica na Bahia, especialmente para o ensino médio e nas áreas de ciências e matemática; valorizar a licenciatura, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; promover a melhoria da qualidade da educação básica, contribuindo com a formação continuada dos docentes das escolas da rede pública do Estado da Bahia; promover a articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial; fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologias da informação e da comunicação para a integração dos saberes em rede, preparação dos materiais didáticos e atividades de laboratório.

Os sujeitos da pesquisa foram identificados entre os participantes do Programa: estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Química envolvidos no programa, além dos professores selecionados para acompanhar esses estudantes nas atividades a serem realizadas. Estes sujeitos contribuíram respondendo a um questionário que procurou investigar o modo como os professores, ao longo das oportunidades de formação, se relacionam com a cultura digital, o que estará evidenciado no uso dado às TIC, na dinâmica de interação mediada por essas tecnologias, nas condições de acesso e produção de informação disponíveis e nos novos interesses desses sujeitos.

A realização do questionário buscou portanto, evidências sobre os significados produzidos pelos sujeitos para a experiência de formação e uso das TIC, considerando o seu grau de imersão no universo da cultura digital. Com isso a pesquisa investiga uma problemática pertinente ao momento contemporâneo de educação. Ao mesmo tempo instiga o futuro professor a um processo de construção de sua autonomia, através da valorização de sua interdependência, podendo incitar seus educandos a aprender e ter autonomia diante das informações pertinentes a sua ação, além da promoção do uso de ambientes digitais para facilitar a comunicação entre os sujeitos da escola potencializando suas atividades.

Durante certo período da pesquisa acompanhei a Lista de discussão do Programa, do qual me tornei moderadora no intuito de convidar os licenciandos bolsistas à lista, e através da qual pude articular-me com estes para as devidas observações. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordados na pesquisa, identificando trabalhos científicos e publicações que possuem resultados de análises sobre o uso das TIC na formação de professores, bem como a identificação de políticas internas e externas à universidade para essa área e seu grau de convergência e transformação da realidade da escola pública para a formação de redes permanentes de ação/formação de professores. No total, foram relacionadas e fichadas uma média de 20 obras.

3. Atividades executadas no período

• Mapeamentos das experiências em termos de características institucionais, pedagógicas e políticas; • Levantamento e coleta de referências bibliográficas sobre os temas: formação de professores, tecnologias da informação e comunicação (TIC), cultura digital, educação a distância, pesquisa-ação; • Participação de reuniões de estudos com a orientadora e grupo de pesquisa; • Realização de fichamentos das temáticas relacionadas com a pesquisa, tais como formação de professor, cultura digital, educação à distância e metodologia da pesquisa-ação; • Elaboração de instrumentos de pesquisa; • Alimentação do banco de dados do GEC - grupo de Pesquisa em Educação comunicação e Tecnologias; • Escrita de um diário com destaques das atividades executadas; • Produção de um artigo que apresenta o percurso da pesquisa; • Uma apresentação de trabalho na categoria pôster no 19º EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste com o tema: Professor e cultura digital: novos desafios para sua ação/formação.

4. Dificuldades e soluções

O PIBID foi implantado no começo do ano e suas atividades foram iniciadas próximo ao fim do semestre, o que gerou dificuldades na obtenção das entrevistas. Através de e-mail pessoal dos bolsistas do programa, foi possível, no lugar de dar continuidade às entrevistas realizadas, enviá-los questionários para a obtenção das respostas buscadas.

5. Resuldados e Discussão

A partir dos estudos realizados, inclusive junto ao grupo de estudos dentro do grupo de pesquisa, tive oportunidade de conhecer e inserir-me no debate atual sobre os temas abordados na pesquisa: formação de professores, tecnologias da informação e comunicação (TIC), cultura digital e educação a distância. Pude perceber que as teorias são importantes porque ajudam a descrever e a explicar um determinado fenômeno, identifica o que não conhecemos e que necessitamos investigar. No tocante à educação à distância, estudei o aspecto autonomia dessa modalidade de ensino na visão de conhecidos teóricos sobre educação à distância, o que me possibilitou perceber as distintas concepções de educação que perpassam essa prática. Rudolf Delling, por exemplo, fala da necessidade de organizar ajudas para que o aluno possa desenvolver a aprendizagem. Um ponto a ressaltar em sua teoria é a questão da autonomia e independência do aluno em detrimento da redução do papel do professor, o que não significa que o aluno terá autonomia, uma vez que o professor estará praticamente ausente não sendo problematizador dentro do processo de aprendizagem. Para ele, o papel do professor é unicamente o de facilitador do processo de aprendizagem, o que também não denota autonomia. Disposição de informações, facilitação do acesso e afins, impedem a autonomia do aluno, colaboração é uma coisa, facilitação é outra. Trabalhar no sentido de promover a autonomia do aluno é gerar "atividades que devem ser feitas de forma cooperativa, os alunos trabalhando em grupo com a interferência provocativa do professor, assim tanto professor como aluno assumem a postura de pesquisador." (WERRI; RUIZ, ).O aluno, para que possa ser autônomo e produtor de conhecimento precisa ser problematizado e instigado à produção, não simplesmente facilitado. Uma questão que surgiu a partir do propósito da pesquisa foi entender para quê uma formação contínua do professor.

A formação contínua do professor serve para auxiliar a suprir a necessidade de construir uma escola de qualidade, para que estes possam contribuir para a formação de indivíduos críticos, conscientes de seu próprio viver na sociedade. Para tanto, estes professores devem não somente ter a capacidade de se comunicar, mas também devem fazer uso dos meios de comunicação na sua ação/formação. (BETTEGA, 2004, p. 72).

Compreende-se que o professor deve atualizar-se constantemente para a sua prática docente, o que ocorre em sua própria prática, que chamamos de "ação/formação". No que diz respeito ao uso das TIC dentro desse processo de ação/formação, observa-se uma série de obstáculos, tanto no que tange o histórico do sujeito com relação as novas tecnologias, quanto às condições a ele postas em sua prática pedagógica. Pensando nos desafios postos aos professores em formação no uso das tecnologias de informação e comunicação, é notório que o uso das novas tecnologias como ferramenta possibilita o seu domínio instrumental, mas os propósitos e as condições fundamentais da sua plena integração com a atividade humana também não podem passar despercebidos.

O simples domínio de uma técnica por uma dada pessoa não garante que ela a use com naturalidade, desembaraço e espírito crítico. Para que alguém se torne um utilizador fluente é necessário que sinta a necessidade de escrever textos e sinta um mínimo de confiança em fazê-lo no computador. O uso fluente de uma técnica envolve muito mais do que o seu conhecimento instrumental, envolve uma interiorização das suas possibilidades e uma identificação entre as intenções e desejos dessa pessoa e as potencialidades ao seu dispor. (PONTE, 1999).

Para que os professores em formação sejam inseridos na cultura digital é necessário que estes façam um uso crítico da técnica, há a necessidade de saber como a tecnologia pode servir a sua prática, transformando suas atividades, possibilitando novos modos de interação com seus semelhantes. No mapeamento das experiências e iniciativas em termos de características políticas e pedagógicas buscamos notícias sobre o Programa Computador Portátil para Professores, que tem como objetivo promover a inclusão digital dos professores em atividade da educação básica, profissional e superior de ensino continuado mediante a compra de computadores portáteis (notebook) e programas de computador (softwares) neles instalados. Os computadores deverão ter um software educacional chamado Linux educacional, do que possivelmente favorecerá a metodologia de ensino e o planejamento educacional, além de possibilitar a inclusão digital de professores. O acesso a banda larga também será necessário para que os professores obtenham acesso a rede mundial de internet, sendo que este só será garantido no espaço das escolas, através do programa. De acordo com o programa, "é necessário que o laptop não seja apenas um instrumento de auto-informação, mas uma ferramenta "didático-pedagógica". O computador deve ser inserido como possibilidade de construção do conhecimento." (PFRB, 2009). Observando-se tais propostas, é de se esperar que o programa sirva de apoio à inserção destes professores na cultura tecnológica. Mas além de proporcionar acesso às ferramentas tecnológicas, é preciso favorecer novas perspectivas de uso dessas técnicas para que essas possam promover mudanças na prática pedagógica. Se os costumes e valores dessa prática permanecerem como hábitos arcaicos de uma educação em que os alunos são meros expectadores de aulas, a inserção de professores na cultura tecnológica em nada transformará o processo educativo. No tocante as contribuições da Universidade para com a escola pública básica, pude notar, através da Lista de discussão do PIBID, que a participação dos licenciandos bolsistas na Lista proporciona relações horizontais entre todos os sujeitos participantes (pessoas que institucionalmente possuem funções acabam tendo participação de igual por igual com os demais na lista) e também acaba por aproximar a Escola da Universidade, uma vez que abarca indivíduos da Escola Básica e da Universidade.

Retirado da Lista de discussão do PIBID: Em ter, 12/5/09, carlosfranca05 <carlosfranca05@oi.com.br> escreveu:

Bolsistas CEOT

Caros colegas, Boa noite. Estou precisando dos nomes completos de todos os estudantes que fazem a atividade no Odorico Tavares, para poder deixar os nomes nas portarias da escola. Também preciso fazer uma reunião para acertarmos alguns detalhes. Um abraço Carlos França

(Carlos França é diretor do Colégio Estadual Odorico Tavares)


Re: [pibid_ufba] Bolsistas CEOT

Olá, Carlos,

Esses são os nomes dos estudantes de Física:

Andrei Viana de Sousa Marcos Venicio Gonçalves Sales Maurício Magalhães Guerra Veloso Thiago Santos Aquino Frederico Moraes Veras Ferreira

Abraço, Marcos Sales

(Marcos Venicio Gonçalves Sales é licenciando de Física, bolsista PIBID)

A lista possui sobretudo um caráter administrativo do PIBID, funciona como espaço para acertos administrativos onde todos os envolvidos têm acesso. Os professores têm vivenciado novas formas de conceber,‭ ‬produzir e utilizar as TIC para planejar,‭ ‬desenvolver e avaliar a sua prática pedagógica e orientar a sua formação. Para que os professores em formação sejam inseridos na cultura digital é necessário que estes façam um uso crítico da técnica, há a necessidade de saber como a tecnologia pode servir a sua prática, transformando suas atividades. A concepção que se tem sobre educação perpassa pelo uso dessa técnica: "O que você pensa sobre o bloqueio de determinados sites em computadores na escola?"

Questionário 1: "Sites como Orkut e demais sites de redes de relacionamentos, sites pornográficos, além do MSN, devem ser bloqueados pois dispersam a atenção e podem vir a prejudicar o desempenho dos alunos."

Os jovens professores em formação se apropriam das novas tecnologias conforme suas necessidades e curiosidades: Questionário 2: "Se eu me considero incluída na cultura digital? Em parte, tenho me apropriado das tecnologias conforme a necessidade e a curiosidade."

6. Considerações finais

Verificou-se que a Universidade necessita potencializar seus recursos tecnológicos e suas políticas de uso para um melhor aproveitamento por parte dos alunos licenciandos, na tentativa de melhor preparar esses professores em formação dentro da Universidade. A partir da articulação entre universidade e escolas de educação básica espera-se que haja uma mobilização de professores da instituição para a reflexão coletiva de um projeto político e pedagógico para o uso das TIC na formação universitária, especialmente de professores que irão atuar na Educação Básica além da existência de condições necessárias para fortalecer os vínculos entre a universidade e os sistemas de ensino a partir da ação integrada para a formação de professores. Com base na discussão sobre a cultura digital e o potencial das TIC no âmbito da educação, faz-se necessária a ampliação da discussão no Estado sobre o papel do professor no contexto da cultura digital, o uso das TIC na prática pedagógica, as diferentes perspectivas para a relação entre universidade e escola básica e uma integração de ações e cooperação com outras instituições públicas dedicadas à formação de professores no Estado da Bahia.

7. Referências bibliográficas

ABED. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e à Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=1por&infoid=897&sid=46. Acesso em: 27 de agosto de 2008.

BETTEGA, Maria Helena Silva. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MACHADO, Valéria Bolognini F. Fundamentos epistemológicos e metodológicos da Pesquisa-ação. Disponível em: http://novosolhos.com.br/ Acesso em: 14 de janeiro de 2009. MEDEIROS, Paulo Cézar Santos; VENURA, Zulmira. O conceito Cultura Tecnológica e um estudo do meio educacional. Disponível em: http://:www.fae.ufmg.br/ Acesso em: 6 de outubro de 2008. PFRB. Programa Computador Portátil para professores. Disponível em: http://www.computadorparaprofessores.gov.br/ Acesso em: 15 de janeiro 2009.

PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/800/80002404.pdf. Acesso em: 15 de outubro de 2008.

PRETTO, Nelson de Lucca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: Edufba, 2008.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática da Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3 ed, São Paulo: Érica, 2001.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3 ed, Rio de Janeiro: Cortez, 2006.

WERRI, Ana Paula Salvador; RUIZ, Adriano Rodrigues. Autonomia Como Objetivo na Educação. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br//02autonomia.htm. Acesso em: 24 de setembro de 2008.

8. Participações em reuniões científicas e publicações

Apresentação de trabalho, título "Professor e cultura digital: novos desafios para sua ação/formação" na categoria pôster no 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.

9. Anexos

Pôster apresentado no 19º EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

O PROFESSOR E A CULTURA DIGITAL: NOVOS DESAFIOS PARA SUA AÇÃO/FORMAÇÃO

MICHELLE LISBOA, ALESSANDRA ASSIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFBA. Salvador - BA

INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa buscou discutir o modo como os professores, ao longo das oportunidades de formação, se relacionam com a cultura digital, o que se evidencia no uso das TIC, na dinâmica de interação mediada por essas tecnologias, nas condições de acesso e produção de informação e nos novos interesses manifestados por esses sujeitos. Tomando como referência os princípios da pesquisa-ação de diagnóstico e como campo investigatório o PIBID, foram realizadas aproximações sucessivas e de pessoas e locais, acompanhamento de eventos em suas manifestações cotidianas e registro de dados que descrevem a situação investigada.

Palavras-chave: formação de professor, cultura digital, tecnologia da informação e comunicação.

QUESTÕES:

•Que novas práticas, valores e costumes estão sendo reinventados nesse novo contexto cultural modificado pela presença das TIC?

• Os professores têm vivenciado novas formas de conceber,‭ ‬produzir e utilizar as TIC para planejar,‭ ‬desenvolver e avaliar a sua prática pedagógica e orientar a sua formação?

• De que modo as mudanças culturais promovidas pela presença das TIC interferem no processo de formação universitária dos professores?

OBJETIVOS:

• Comprender o modo como a Universidade Pública vem atuando na formação do professor de Educação Básica e o papel das TIC nesse contexto;

• Analisar as diferentes concepções de educação, cultura e tecnologia que orientam as práticas de formação universitária de professores;

• Identificar e analisar novas práticas, saberes, costumes, necessidades e interesses dos professores em um contexto cultural marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação;

METODOLOGIA:

A investigação foi orientada pelos princípios da pesquisa-ação. Essa abordagem qualitativa funciona como "um dispositivo de intervenção que deve afirmar-se como um ato político, uma proposta de atuação transformadora, propondo uma intervenção de ordem micropolítica na experiência social. A pesquisa-ação consiste em "resolver ou pelo menos esclarecer os problemas da situação observada" (THIOLLENT, 2006), este último, refere-se a uma pesquisa-ação de diagnóstico, na qual pesquisadores em contato com a situação existente estabelecem o diagnóstico e recomendam medidas para sanar o problema.

Campo investigativo: os colégios públicos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência da Ufba - Pibid: Colégio Estadual da Bahia (CENTRAL); Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes; Colégio Estadual Viana Filho; Colégio Estadual Manoel Devoto e o Colégio Estadual Odorico Tavares.

Sujeitos: foram identificados entre os participantes do Programa PIBID: estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Química envolvidos no programa.

RESULTADOS:

Os professores têm vivenciado novas formas de conceber,‭ ‬produzir e utilizar as TIC para planejar,‭ ‬desenvolver e avaliar a sua prática pedagógica e orientar a sua formação. Para que os professores em formação sejam inseridos na cultura digital é necessário que estes façam um uso crítico da técnica, há a necessidade de saber como a tecnologia pode servir a sua prática, transformando suas atividades. A concepção que se tem sobre educação perpassa pelo uso da técnica: "O que você pensa sobre o bloqueio de determinados sites em computadores na escola?"

Questionário 1: "Sites como Orkut e demais sites de redes de relacionamentos, sites pornográficos, além do MSN, devem ser bloqueados pois dispersam a atenção e podem vir a prejudicar o desempenho dos alunos."

Os jovens professores em formação se apropriam das novas tecnologias conforme suas necessidades e curiosidades: Questionário 2: "Se eu me considero incluída na cultura digital? "Em parte, tenho me apropriado das tecnologias conforme a necessidade e a curiosidade."

REFERÊNCIAS:

BETTEGA, Maria Helena Silva. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/800/80002404.pdf. Acesso em: 15 de outubro de 2008.

PRETTO, Nelson de Lucca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: Edufba, 2008.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática da Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3 ed, São Paulo: Érica, 2001.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3 ed, Rio de Janeiro: Cortez, 2006.

Página Inicial >> WebPesquisa >> Pibic2008assis >> AtiMichelle
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 18 Jan 2010 - 14:23:13 - MichelleLisboa?     |     Copyleft Faced-UFBA