Rádio web em software livre: oficina de demonstração e instalação

Coordenadores: bolsistas Dart Araújo (FACED) e Fabrício Santana (DCC) Orientador: Nelson Pretto (FACED)

Mônica Paz -bolsista(DCC)

Moises - voluntário

Orientador:Nelson Pretto

link para a pagina do SEMPPG: http://www.semppg.ufba.br/

* Oficina de demonstração e instalação de Rádio Web - arquivo em pdf:
* Apresentacao_Oficina_SEMPPG.sxi: Apresentação da Oficina de Rádio Web no SEMPPG

* Apresentacao_Oficina_SEMPPG2.odp: Versão 2 da Apresentação

Resumo

Instalando rádio web para a educação

O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, que ao valorizar a ludicidade promove o "brincar", o "criar�, o �desafiar� alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo. O Rádio na educação, além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade. Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social, contribuindo para a formação de consciência cidadã. Esta pesquisa em andamento esta numa terceira etapa denominada "Educação, mídias e software livre" está ampliando a investigação sobre o uso da mídia na educação. Como primeiro momento desta nova etapa estamos dando continuidade ao projeto da rádio, que aqui será detalhadamente apresentado,enquanto espaço formador e promotor de ludicidade. Destaque maior para a utilização do software livre e programas de produção colaborativa na internet. O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa. Assim ele pode executar o programa para qualquer propósito, estudá-lo e adaptá-lo para as suas necessidades, sendo que o acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo a beneficiar o próximo e de aperfeiçoar o programa, liberando também seus aperfeiçoamentos, sempre com o propósito de estabelecer a produção coletiva e colaborativa de conhecimento. Esses quatros princípios do SL são também princípios fundamentais para a educação. Como parte das discussões teóricas que estão em andamento na pesquisa, para o XXV SEMEP, estamos propondo, em paralelo a esse trabalho, a realização de uma oficina de demonstração e instalação de rádio web, para estudantes e professores de outras unidades da UFBA e também de escolas públicas do município. Nestas oficinas, também serão distribuidos manuais produzidos pelo grupo sobre a temática da rádio na educação e da adoção do sotware livre na produção de áudio a serviço da educação.

rádio, tecnologia educacional, software livre

Comprovante de Inscrição de Resumo


O resumo abaixo foi inscrito no Seminário. Será avaliado e você será avisado por email sobre o resultado da avaliação. Você pode imprimir este comprovante e/ou salvá-lo em disquete e guardá-lo em local seguro. Você precisará dele no futuro.

Data e Hora: 24/08/2006 19:41:45

Número de Inscrição: 52904-3B8

CPF do Apresentador: 00886095530

TÍTULO DO TRABALHO: INSTALANDO RáDIO? WEB PARA A EDUCAçãO?

ESTUDANTE(S): Fabricio Araujo de Santana / Faculdade de Educação (PIBIC - UFBA - CNPq) - UFBA Dart Clea Rios Andrade Araújo / Faculdade de Educação (PIBIC - UFBA - CNPq) - UFBA

ORIENTADOR(A): Nelson De Luca Pretto / Faculdade de Educação - UFBA

RESUMO DO TRABALHO: O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, que ao valorizar a ludicidade promove o "brincar", o "criar�, o �desafiar� alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo. O Rádio na educação, além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade. Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social, contribuindo para a formação de consciência cidadã. Esta pesquisa em andamento esta numa terceira etapa denominada "Educação, mídias e software livre" está ampliando a investigação sobre o uso da mídia na educação. Como primeiro momento desta nova etapa estamos dando continuidade ao projeto da rádio, que aqui será detalhadamente apresentado,enquanto espaço formador e promotor de ludicidade. Destaque maior para a utilização do software livre e programas de produção colaborativa na internet. O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa. Assim ele pode executar o programa para qualquer propósito, estudá-lo e adaptá-lo para as suas necessidades, sendo que o acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo a beneficiar o próximo e de aperfeiçoar o programa, liberando também seus aperfeiçoamentos, sempre com o propósito de estabelecer a produção coletiva e colaborativa de conhecimento. Esses quatros princípios do SL são também princípios fundamentais para a educação. Como parte das discussões teóricas que estão em andamento na pesquisa, para o XXV SEMEP, estamos propondo, em paralelo a esse trabalho, a realização de uma oficina de demonstração e instalação de rádio web, para estudantes e professores de outras unidades da UFBA e também de escolas públicas do município. Nestas oficinas, também serão distribuidos manuais produzidos pelo grupo sobre a temática da rádio na educação e da adoção do sotware livre na produção de áudio a serviço da educação.

PALAVRAS CHAVE: rádio, tecnologia educacional, software livre

TÍTULO DO PROJETO DO ORIENTADOR: Instalando rádio web para a educação

Dias para a apresentação da oficina

A abertura do SEMPPG será na Reitoria quarta-feira, às 18:30 h. Assim, as oficinas poderão ser realizadas de quinta à sábado no PAF I. Quantas vezes diariamente?

Oficina (tipo installfest) durante o seminário

detalhar as concepções da oficina: Levar o CD do Debian Linux 2.6

detalhar as necessidades para a realização: reservar datashow, 2 ou 3 pontos de rede, precisa-se de uma mídia virgem.

a sala disponível só para nosso grupo.

Manual para oficina:

O que é uma Radio Web?

Como rádio web se compreende a transmissão de áudio via internet. Ao contrário do modelo tradicional de rádio, ou seja, o rádio de frequencia modulada, a rádio web tem na internet o seu campo de propagação e trabalha com o chamado som digital. Com isso ela adquire outras características que se tornam próprias da sua natureza. Desse modo, o ouvinte de uma rádio web é o internauta, o usuário da internet.

Listamos as várias ocorrências de rádios na internet que são denominados de rádios web:

* Programas para Download em sites repositórios * Live Streaming, broadcating do áudio * On Demand Streaming

Definição de Rádio Web - wikipédia

Uma rádio-web não é radiodifusão e tampouco tem a recepção aberta e diversificada quanto à do rádio tradicional. Ela utiliza-se de características do rádio convencional e da internet, mas é um novo meio de comunicação, com suas peculiaridades, características, recursos tecnológicos e aplicações.

Tecnicamente, uma web rádio é um sistema de transmissão de arquivos em tempo real, usando uma rede (no caso a internet) através de pacotes de informações (streaming). Ou seja, o arquivo é codificado, dividido em pacotes, transmitido para a rede, e o usuário que se conectar recebe esses pacotes de arquivo na medida em que é enviado para a rede.

Um computador enviando dados (áudio, vídeo, não importa o conteúdo, tudo na internet é transformado em dados) pode ser acessado por usuários em qualquer ponto do planeta.

Todos os meios de comunicação causaram avanços tecnológicos e modificaram substancialmente a sociedade. Mas o impacto social causado pela internet é incomparável.

O rádio via internet impõe transformações qualitativas. A origem dessa mudança está na sua própria criação, quando os militares criaram uma rede de comunicação sem um núcleo central. Daí nasce uma rede de comunicação totalmente fora de controle de quem quer que seja. E o rádio via internet vai surgir baseada nessa transformação. O internauta irá à busca do diferencial, e daí decorre uma grande segmentação de assuntos e identificação com os que falam na rede. Outra grande mudança qualitativa do radio pela internet é a interatividade. O rádio já é interativo por natureza, mas na internet essa interatividade é total. O ouvinte internauta não quer apenas ouvir o programa, ele quer falar, participar, ler mais informações sobre o assunto. Eles querem consultar arquivos, obter dados, ouvir programas já apresentados, comunicar-se com a rádio. As emissoras terão que pensar num público alvo cada vez mais específico, pois como é relativamente barato montar e administrar uma web rádio, a programação vai ser cada vez mais direcionada, e a cumplicidade e a busca do interesse comum são essenciais.

A programação da web radio deve ser pensada especialmente para o meio em que é difundida. O que acontece hoje em dia é a retransmissão das FMs locais pela web, para serem ouvidas de qualquer lugar do mundo. Isso não pode ser considerada web radio. Uma web radio de verdade pensa, cria e monta uma programação específica para a internet, considerando todas as características da rede. O material pesquisado pode e deve ser colocado no site, a disposição dos ouvintes. Outra característica é a transmissão ondemand, ou seja, o ouvinte acessa e escuta o programa que quiser na hora que quiser. Não é mais necessário esperar o programa na grade da emissora, você escolhe qual programa quer ouvir. Isso muda substancialmente a forma de administrar uma emissora. A publicidade deve ser pensada de acordo com o público alvo do programa, e não mais da emissora como um todo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Web

O que é a Rádio Faced Web?

A Rádio FACED é parte do projeto de pesquisa do GEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, é também um espaço coletivo, democrático e participativo de expressão e comunicação usando software livre da Faculdade de Educação da UFBA. Parte integrante da pesquisa "Do MEB à WEB: O Rádio na Educação", coordenada por Nelson Pretto com a participação de bolsistas de Iniciação Científica: Dart Araújo, Fabrício Santana e Mônica Paz (2006/2007); Adriana Cerqueira e Mônica Paz (2005/2006); Alexandre Amorim e Carla Sardeiro (2004/2005).

Surgiu da possibilidade de se aplicar a web rádio na educação em analogia ao MEB - Movimento de Educação de Base, projeto de educação via rádio desenvolvido há mais de uma década. As transmissões iniciaram-se em fase experimental em abril de 2005, utilizando-se apenas de softwares livres na produção e transmissão de conteúdos.

A Rádio FACED transmite 24h por dia e possui programação musical além de programas sobre inclusão digital, economia solidária, crônicas e variedades. Estes programas são produzidos pelos voluntários com a supervisão da equipe da rádio, mas também veiculam-se contribuições de outros grupos e web rádios. A Rádio FACED abre espaço em sua programação para transmissões ao vivo de eventos e palestras que estejam (não somente) no âmbito da Educação, Comunicação e Tecnologias.

Você também está convidado a juntar-se a nós, elaborando programas, vinhetas, ou qualquer outro tipo de contribuição.

Do MEB à WEB: O Rádio na Educação (2004/2005)
Do MEB à WEB: O Rádio na Educação, parte dois(2005/2006)
Educação, Mídias e Software Livre (2006/2007)
Coordenação: Prof. Nelson De Luca Pretto
Bolsistas: Ciência da Computação: Fabricio Santana e Mônica Paz; Pedagogia: Dart Araújo
Projeto do GEC com apoio do CNPq

A Rádio FACED é uma web rádio com transmissão em tempo real: http://www.radio.faced.ufba.br

... na página da rádio

... na página da rádio

Como participar

* Equipe de voluntários: A Rádio FACED está aberta a voluntários que queiram fazer contribuições para a produção de programas e vinhetas, sendo orientados pela equipe da Rádio;
* Telefone: Fale com a equipe da Rádio FACED ligando para (71) 3263-7267;
* E-mail: Envie suas críticas, dúvidas, sugestões e outras contribuições para radio@faced.ufba.br;
* Chat: Interaja com outros ouvintes! Durante as transmissões ao vivo envie perguntas e comentários sobre o evento e a Rádio.

Como funciona a Radio Web - A solução da Rádio Faced Web

Estamos equipados com dois computadores, rodando software livre, para viabilizar uma transmissão estável e de alta qualidade.

Temos na nossa sala de operações dois computadores com sistema operacional Debian GNU/Linux. Um deles para gravação, edição e produção de material, e o outro como alimentador da rádio, que gera o fluxo de áudio digital (streaming) que você ouve, a partir de fontes como microfone, arquivos no computador, fita cassete, CD, e outros, através de uma mesa de som (mixer).

http://www.radio.faced.ufba.br/twiki/bin/view/RadioFACED/ComoFunciona

Se quizer colocar como instalar o dark ice e ice cast utilizar do manual do estúdio livre

O uso do Software livre

O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa.

Pode ser definido mais claramente pelas quatro liberdades defendidas pela Free Software Foundation(FSF) para os usuários de software:

* A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;

* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

* A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo;

* A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Um programa será considerado livre se todos os seus usuários tiverem essas quatro liberdades.

Autores de software livre estão geralmente procurando por alguma combinação do que segue:

* Não permitir o uso de seu código em software proprietário. Já que eles estão lançando seu código para todos usarem, eles não querem ver os outros o roubando. Nesse caso, o uso do código é visto como uma confiança: você pode usá-lo, desde que jogue com as mesmas regras.

* Proteger a identidade de autoria do código. As pessoas têm um grande orgulho de seu trabalho e não querem que alguma outra pessoa venha e retire seus nomes dele ou diga que foi feito por ela.

* Distribuição de código fonte. Um dos problemas com a maioria do código comercial é que você não pode consertar erros ou customizá-lo já que o código fonte não está disponível. Também, a companhia pode decidir parar de suportar o hardware que você usa. Muitas licenças livres forçam a distribuição de código fonte. Isso protege o usuário permitindo que eles customizem o software para suas necessidades. Isso também tem outras ramificações que serão discutidas mais tarde.

* Forçar qualquer trabalho que inclua parte de seu trabalho (como trabalhos chamados trabalhos derivados em discussões de copyright) a usar a mesma licença.

Algumas das características das licenças:

* Você pode instalar o software em quantas máquinas quiser.
* Qualquer número de pessoas pode usar o software ao mesmo tempo.
* Você pode fazer tantas cópias do software quantas quiser e dá-las a quem quiser (redistribuição livre ou aberta).
* Não há restrições na modificação do software (exceto que se deve manter algumas notas intactas).
* Não há restrições sobre a distribuição ou mesmo sobre a venda do software.

Esse último ponto, que permite que o software seja vendido por dinheiro parece ir contra a idéia toda do software livre. É na verdade uma de suas forças. Já que a licença permite a redistribuição livre, uma vez que uma pessoa tenha comprado uma cópia ela pode distribuí-la ela mesma. Podem até mesmo tentar vendê-la. Na prática, não custa essencialmente dinheiro para fazer cópias eletrônicas do software. Suprimento e demanda irão manter o custo baixo. Se é conveniente que se distribua um grande software ou um agregado de software por alguma mídia, como um CD, o vendedor está livre para cobrar o que quiser. Se a margem de lucro estiver muito alta, no entanto, novos vendedores irão entrar no mercado e a competição irá abaixar os preços. Como resultado, você pode comprar o Debian em vários CDs por apenas alguns dólares.

Apesar de o software livre não estar totalmente livre de obrigações (somente colocar o software no domínio público faz isso) ele dá ao usuário a flexibilidade para fazer o que eles precisam para ter o trabalho feito. Ao mesmo tempo, ele protege os direitos do autor. Agora isso é liberdade.

Por que usar Software Livre?

* Poder utilizar o software para qualquer finalidade;
* Ter acesso ao código fonte e poder modificá-lo, sem quaisquer restrições;
* Poder copiá-lo e executá-lo em quantas máquinas desejar;
* Poder distribuí-lo, sem violar, é claro, essas liberdades a que todos têm direito;
* Ter o seu computador equipado com software de qualidade a um custo baixo ou nulo;
* Não ficar preso às restrições impostas pelas licenças de softwares proprietários;
* Não ficar dependente de novas versões com preços abusivos que eventualmente apresentam incompatibilidades com versões antigas;
* Não ficar dependente de um fornecedor;
* Ficar livre da pirataria;
* Incentivar o desenvolvimento de tecnologia local;
* Interagir e compartilhar soluções com sua comunidade, seja física ou virtual;
* Lutar contra o monopólio de grandes corporações que tentam se apropriar do conhecimento intelectual coletivo para benefício próprio.

Diferenças entre Softwares Livre e Proprietário

"No software proprietário, o programador abdica da liberdade de controlar sua obra, em troca de salário e compromisso de sigilo. O distribuidor, fantasiado de 'fabricante', torna-se proprietário de tudo. Desde o código fonte, tido como segredo de negócio, até as cópias executáveis, licenciadas ao usuário sob custódia e regime draconiano. Enquanto no software livre o programador abdica de um dos canais de receita pelo seu trabalho, em troca da preservação do controle dos termos de uso da sua obra. Em contrapartida, se a obra tiver qualidades, agregará eficiência aos empreendimentos em torno dela. Seu valor semiológico, conversível em receita com serviços, será proporcional à magnitude do esforço colaborativo onde se insere. O código fonte é livre sob licença que preserva esta liberdade, enquanto a cópia executável é tida como propriedade do usuário. (...) Só tem a perder com ele (Software Livre) quem consegue galgar posições monopolistas no modelo proprietário. O problema é que a ganância faz muitos acreditarem que serão os eleitos pelo deus mercado, enquanto seguem correndo atrás da cenoura amarrada na ponta da vara que pende das suas carroças digitais, não se importando com os efeitos colaterais de se tratar conhecimento como bem escasso, ao considerarem software como mercadoria."

Texto de Pedro Antonio Dourado de Rezende publicado no Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=281ENO001)

Debian GNU/Linux

O Debian é um sistema operacional (SO) livre para seu computador. Um sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel (núcleo de um sistema operacional), Linux, mas a maior parte das ferramentas do SO vêm do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux.

O Debian GNU/Linux é mais que um simples SO: ele vem com mais de 15490 pacotes contendo softwares pré-compilados e distribuídos em um bom formato, que torna fácil a instalação deles na sua máquina.

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian GNU/Linux, ou simplesmente Debian.

Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo.

O projeto Debian é um forte ajudante do software livre. Já que muitas licenças diferentes são usadas no software, um conjunto de regras, a Definição Debian de Software Livre (DFSG - http://www.br.debian.org/social_contract#guidelines), foram desenvolvidas para ter uma definição razoável do que constitui software livre. Apenas os softwares que estão de acordo com a DFSG podem entrar na distribuição principal do Debian.

Referências:
http://psl-ba.softwarelivre.org/ (Sítio do Projeto Sofware Livre da Bahia)
http://www.debian.org/ (Sítio da comunidade Debian)
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/OQueESL (Vídeo produzido pelo ITI sobre SL)
MOSTRAR VÍDEO DE "AURÉLIO"

Para saber mais:
http://focalinux.cipsga.org.br/ (Guia para usuário inicial, intermediário e avançado)
www.noticiaslinux.com.br

Softwares Utilizados pela Radio FACED

Darkice, jackd, qjackctl, xmms-jack, xmms-jackasyn, alsaplayer-jack, libwine-jack. Mostrar dependecias:libogg, libvorbis, liblame ver em http://www.radio.faced.ufba.br/twiki/bin/view/RadioFACED/ComoFunciona. e http://www.radio.faced.ufba.br/twiki/bin/view/RadioFACED/GuiaRapidoDeInstalacao.

NÃO ESQUECER DO SCRIPT MOSTRA_MUSICA

Icecast é um servidor de transmissão de dados multimídia em rede em tempo real (streaming). Ele permite que se façam transmissões de áudio e vídeo em diversos formatos de arquivos que podem ser recebidos por qualquer.
Instalação do Icecast no Linux, visite: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Instala%C3%A7%C3%A3o+do+Icecast+no+Linux&bl

Darkice: Software que grava uma fonte de áudio (qualquer player, por exemplo), codifica esses dados em formatos compatíveis com a transmissão em tempo real e envia esses dados de áudio de seu computador para uma máquina servidora, para daí ser retransmitido para os demais ouvintes (ver Icecast).

jackd: O Jack é um servidor de áudio para a plataforma GNU/Linux que permite conectar diversas entradas de áudio com todas as saídas de áudio do seu computador. No Jack, as entradas e saídas não são apenas as disponíveis na sua placa de som, mas sim também as entradas e saídas de qualquer programa de áudio que possua suporte ao Jack. Desse modo, é possível com apenas uma placa de som transmitir mp3 do computador, a entrada de áudio da sua placa de som e ainda a saída de algum programa de sequenciamento de batidas, como o Hydrogen, por exemplo.

qjackctl: interface gráfica para o Jack.

XMMS-jack: Plugin de saída para o servidor de áudio Jack. Permite que o XMMS seja tratado como uma fonte de áudio para o jack.

XMMS-jackasyn: Este plugin de saída permite o XMMS trabalhar com o servidor de áudio Jack. Foi escrito usando libjackasyn. A vantagem de usar este plugin é que voce não tem de mudar a saída se voce quer trabalhar com ou sem Jack. O plugin troca automaticamente entre OSS e Jack.

alsaplayer-jack:Alsaplayer é um PCM (Pulse-code modulation) player projetado especificamente para o uso com ALSA

libwine-jack:

Para o software funcionar, em alguns casos, são necessárias algumas "dependências", ou seja, bibliotecas que ajudam no funcionamento e ficam por "por trás" da interface gráfica do software: libogg, libvorbis e liblame.

INSTALAÇÃO DO DEBIAN: http://www.debian.org/releases/stable/i386/index.html.pt_BR

Referências:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php (Sítio do Estúdio Livre - Portal colaborativo sobre produção de mídias com Software Livre)
http://www.radio.faced.ufba.br (Sítio da Rádio FACED Web)

Guia de Instalação do Darkice: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Darkice%3A+Instalacao&bl
CTRL + C, CTRL + V para o manual deste link: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Darksnow+e+Darkice%3A+Tutorial+de+uso&bl e https://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/WebRadiosPt#Darkice_Darksnow_Jack

Radio Web e educação

dart escreve


Editar Anexar Versões Mais...


O projeto # Diario de Darlene Almada # Texto completo da pesquisa - não disponível # Relatório da Pesquisa. ainda não disponível.

Página Inicial >> WebPesquisa >> ProjetoPibic20062007
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r20 - 10 Sep 2008 - 14:22:31 - DartAraujo?     |     Copyleft Faced-UFBA