Relatório Final - Do MEB à WEB: O Rádio na Educação

Resumo

ToDo?

1. Introdução e objetivos do projeto e do plano de trabalho

O objetivo deste plano de trabalho foi pesquisar, identificar e analisar as tecnologias disponíveis para criação de rádios na internet ("rádio web") usando software livre, montar um banco de dados de referência sobre o tema e montar uma experiência piloto na Faculdade de Educação da UFBA. Através de buscas na internet, análise de publicações eletrônicas, trocas de experiências com pessoas e coletivos que estudam a temática, temos como resultado prático a implantação da Rádio FACED Web, que está em operação 24 horas por dia, disponível através da página www.radio.faced.ufba.br. Nessa página, estão disponíveis também, os demais produtos desta pesquisa, a saber: artigos sobre montagem de rádios, referências conceituais, tecnológicas e práticas sobre o tema, links para outras experiências de rádio na web que relacionam educação e comunicação.

Objetivos do plano de trabalho:

2. Estratégia metodológica

3. Atividades executadas no período

4. Resultados e Discussão

5. Considerações finais

Ao longo deste ano de pesquisa ficou evidenciado que a montagem de rádios web utilizando-se software livre não só é viável com relativo pouco investimento financeiro como é um elemento prioritário para a educação. Constatamos a existência de muito pouca documentação sobre as experiências de implantação de rádios na web, o que demanda para a próxima etapa um maior esforço nesse sentido, uma vez que a montagem e manutenção exigem conhecimento técnico e leitura de tutoriais que, lamentavelmente, estão em inglês e sem tradução. No último mês desta pesquisa estaremos concentrando esforços na documentação do sistema aqui implantado, possibilitando que, na continuidade do projeto, seja viável a elaboração de páginas e tutoriais para viabilizar a intensificação do projeto aqui na FACED e na UFBA e, numa segunda etapa, em diversas escolas públicas da Bahia, especialmente Salvador e Irecê, que participam dos Programas de Formação de Professores da FACED.

6. Dificuldades e soluções

7. Referências bibliográficas (máximo 15)

8. Participação em reuniões científicas e publicações

Essa comunicação se propõe a discorrer sobre possíveis ações de uma rádio como espaço de ludicidade. O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação,‭ ‬divulgação e produção cultural,‭ ‬que,‭ ‬ao valorizar a ludicidade promove o‭ �‬brincar‭�‬,‭ ‬o‭ �‬criar‭�‬,‭ ‬o‭ �‬desafiar‭� ‬alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo. O Rádio na educação,‭ ‬além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade,‭ ‬promove a integração da comunidade.‭ ‬Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social,‭ ‬contribuindo para a formação de consciência cidadã. Tendo em vista esta possibilidade,‭ ‬apresentamos a Rádio Faced como espaço promotor de ludicidade.

9. Anexos

Página Inicial >> PibicRadio
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 04 Mar 2007 - 00:33:28 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA