Ações(Estudos, Seminários, Congressos e Fóruns durante o PIBIC)

-- AdrianaJesus - 30 Aug 2011

Antes de fazer a reflexão sobre as discurções teóricas de hoje, gostaria de fazer uma breve descrição das procedencias. Hoje exerci a atividade de monitoria na aula da Prof. Maria Bonilla, onde auxiliei alguns estudantes nas inscrições nos ambientes moodle, lista de discurção e criação de blog. Logo após assistimos um vídeo sobre o mundo pós moderno. Em seguida organizamos a sala em circulo para podermos discutir fazendo uma relação entre o texto (já lido anteriormente "práxis pedagógica" da autora Bonilla), o vídeo assistido, as vivencias dos próprios alunos e a pós modernidade. Dentre os vários falares e debates acalorados sobre o assunto , o que mais me chamou a tenção foi exatamente a questão da complexidade do mundo atual, nada está pronto e acabado, não existe um vetor determinante tudo está em processo, em fluxo, são várias teorias que estão em chek; A partir desse pensamento perce-se a necessidade de se vencer fragmentação, separação, divisão dos fluxos e perceber que uma ação está ligada a outra ao invés de dicotomizar, perceber mesmo a complexidade e interdepencia dos fatores. Em que a velocidade demarca esse processo. Onde há um novo modelo de articulação, tudo está conectado em rede. Hoje com apenas um clique no mouse se é capaz de promover uma revolução, depor ditadores, instaurar novos sistemas, dentre várias outras coisas.

AdrianaJesus - 31 Aug 2011

Hoje no GEC fiz uma leitura e reflexão do texto "Políticas públicas para inclusão digital nas escolas"; da autora Maria Helena Bonilla, que vem mostrando a necessidade de se ter políticas públicas que visem a implantação da cultura digital no espaço escolar . Onde a tecnologia deve ser tida como sendo de suma importância no processo de transformação de pensamento e produção de conhecimento e não apenas como mero recurso metodológico para chamar atenção de alunos ou servir de animação de aula, ou como forma de disfarçadamente manter os velhos paradoxos educacionais de sempre. Onde muitos professores literalmente proíbem seus alunos de acessarem ambientes ciberes, reduzindo assim toda uma cultura digital, a uma mera "maquininha de fazer dever", enquanto crianças pertencentes a classe sociais mais abastardas mantem livre acesso a todo e qualquer tipo de tecnologia digital. É hora de repensar e refletir sobre as práticas pedagógicas e ressignificar o lugar das tecnologias digitais na educação.

Referenciado texto: BONILLA, Maria Helena. Políticas públicas para Inclusão digital nas escolas. Motrivivência, Ano XXII, nº 34, p. 40-60. jun./2010. P. 40- 60.

Página Inicial >> WebPesquisa >> PlanoTrabalhoAdriana
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 31 Aug 2011 - 14:18:47 - AdrianaJesus     |     Copyleft Faced-UFBA