Universidade Federal da Bahia

Pós-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Programa Institucioanl de Bolsas de Iniciação Científica

PIBIC

RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES

1. IDENTIFICAÇÃO:

1.1 NOME DA BOLSISTA: Marildes Caldeira de Oliveira

1.2 NOME DO ORIENTADOR: Edvaldo Sousa Couto

1.3 TITULO DO PROJETO: O livro digital: usos, possibilidades e limites

1.4 PERÍODO TRABALHADO: Ago/2008 a fevereiro/2009

2. EXECUÇÃO  
2.1. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADE PERÍODO

Participação nas atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa;

Todo o período

Participação no grupo de estudo Cibercultura;

Todo o período

Levantamento bibliográfico em livros impressos e em livros digitais;

Todo o período

Levantamento de sites de busca de livros eletrônicos;

Todo o período

Leitura e estudo do material selecionado;

Todo o período

Aquisição do hábito de ler no suporte digital;

Todo o período

Elaboração de perguntas para a aplicação do questionário on-line;

<font size

Novembro/2008

Participação como ouvinte do Seminário Estudantil de Pesquisa

(IV SEMPEG E XXVII SEMPPG)

12,13 e 14 de novembro

Disponibilização do questionário on-line na rede

Dezembro/2008

Busca dos endereços eletrônicos dos professores e alunos que formam o corpus da pesquisa;

Dezembro/2008

Emissão de uma carta de apresentação, solicitando a colaboração do publico alvo com a pesquisa, respondendo o questionário on-line;

Dezembro/2008

Analise das respostas do questionário on-line.

Janeiro/ Fevereiro/ 2009

2. RESULTADOS PARCIAIS ALCANÇADOS E DISCUSSÃO :

A pesquisa em andamento tem o objetivo de investigar os hábitos e práticas de leitura dos livros/textos em versão eletrônica por parte dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Depois de extensas leituras dos referenciais bibliográficos levantados e da elaboração e aplicação do questionário on-line ao publico alvo foi possível notar que apesar de os professores e alunos da pós-graduação usarem ativamente a rede internet, de inserirem no seu cotidiano o uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), principalmente para melhorar a eficiência e a eficácia do seu trabalho acadêmico, quando o assunto é leitura digital há ainda certa resistência por parte da maioria. Alegam cansaço ocular, o hábito de escrever nas margens do papel, o apego a materialização do livro.

A maior parte afirmou que prefere imprimir o livro para uma leitura dita mais “confortável”. Leitura em ambiente digital preferencialmente de textos curtos.

Todos confirmaram compreender a importância das tecnologias para a democratização do conhecimento, afirmaram que existe um acesso mais rápido as informações, ressaltaram o aspecto dinâmico e o baixo custo. Mas a leitura mesmo continua quase sempre em material impresso.

Mesmo assim, pude perceber avanços significativos com o uso crescente de livros/textos em formatos digitais. Um dos novos hábitos identificados foi a busca por livros/ textos eletrônicos nas bibliotecas virtuais, nos sites de periódicos, CAPES etc. A justificativa para esse interesse é que o acesso aos documentos digitalizados facilita a investigação de atualidades dentro da área de atuação, apesar de buscarem mais artigos em vez de livros. Muitos destacaram ser fácil o acesso e que é surpreendente a facilidade para localizar o material desejado: basta, num site de busca, digitar palavras-chave para poder descobrir produções de vários cantos do mundo, com outras concepções culturais.

Outro ponto importante que pude perceber com as respostas do questionário on-line foi em relação a substituição no futuro de livros/textos impressos por livros/texto eletrônicos. Em relação a este ponto, todos afirmaram que não acreditam nessa substituição, ou pelo menos esperam que ela não ocorra, que a possibilidade de escolher opções de formas de leitura deve ser preservada. Apesar de alguns entenderem que talvez por questões econômicas e ecológicas essa substituição seja mesmo o destino. Apesar das vantagens que a leitura em formato eletrônico apresenta, como a concretização da função cognitiva da leitura, o baixo custo, a eficiência e rapidez no acesso e na transferência, seleção e organização em bancos de dados, uso de partes do texto sem necessidade de redigitação etc., os entrevistados destacaram que a versão impressa dos documentos ainda tem e terá por muitos anos seu papel garantido na sociedade, seja pela facilidade de manejo, portabilidade ou simplesmente pelo forte padrão cultural ainda existente.

Apesar do pouco entusiasmo encontrado junto a maioria do publico que forma o corpus da pesquisa, em relação a leitura de livros eletrônicos pude notar um crescente uso tanto por parte dos professores quanto dos alunos. Alguns chegaram a afirmar que já não se pode mais pesquisar sem recorrer a livros e textos eletrônicos. Parece que uma nova cultura, mesmo lentamente, se desenvolve entre professores e alunos.

Diante das informações colhidas, pode-se concluir que com o passar do tempo, e com o contato mais frequente, os hábitos dos leitores podem mudar expressivamente. Se os hábitos em relação a escrita mudaram bastante - todos afirmaram que passaram a escrever praticamente tudo direto na tela do computador - parece que consequentemente a leitura também se concentrará mais na tela.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EFETIVAMENTE UTILIZADAS :

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.

COSCARELLI, Carla Viana, org. Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar/organizado por Carla Viana Coscarelli. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.144p.

LÉVY, Pierre. Cibercultura (trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 1999, 264p.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: 34,1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Luiz Antonio (eds.). Hipertexto e gêneros: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

NEGROPONTES, Nicolas. A vida digital. Tradução de Sérgio Tellarroli. São Paulo, Companhia das Letras,1995.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre:Artmed Editora, 2002.%

SILVA, E. T. (Coord.) A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez,2003.%

SOARES, M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. In: Educação e Sociedade/Centro de Estudos Educação e Sociedade – Vol. 23, n. 81. São Paulo: Cortez: Campinas: Cedes, 2002.%

2.4 DIFICULDADES ENCONTRADAS / CAUSAS E PROCEDIMENTOS PARA SUPERÁ-LAS:

A primeira dificuldade encontrada foi em relação aos procedimentos essências da pesquisa, organização e seleção do material bibliográfico, de referencias que fossem realmente relevantes para meu campo de estudo. Essa dificuldade ocorreu devido ao fato de ser a primeira pesquisa acadêmica que faço parte. Por seguinte me deparei com outro obstáculo: o desenvolvimento do hábito da leitura de livros/textos em formato eletrônico. Adquirir os hábitos de pesquisar na rede e de ler livros, textos e outros documentos em versão digital foram importantes para o andamento da pesquisa, não somente por facilitar o acesso as informações disponíveis sobre o tema, mas principalmente, para vivenciar a experiência da leitura digital, perceber as vantagens e dificuldades que obtive ao incluir essa prática no meu cotidiano. Algumas das minhas dificuldades também foram relatadas pelos sujeitos entrevistados.

Outro ponto árduo foi consegui a colaboração do público alvo da pesquisa, (professores e alunos da pósgraduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) em responder o questionário on-line, construído por mim e pela outra bolsista que faz parte da pesquisa, disponível em: ttp://www.encuestafacil.com/RespWeb/Qn.aspx?EID=398056, a fim de possibilitar a identificação dos usos, hábitos de leitura de livros/textos em versão eletrônica.

Após recolher bastante material para o estudo, busquei compreender essa dinâmica de organização, selecionando, fichando e resumindo todo o material importante para o curso da pesquisa. Com muita dificuldade, no inicio, fui adquirindo o hábito da leitura digital. Começando a ler artigos, teses e por fim livros eletrônicos. O link do questionário on-line foi enviado mais de uma vez para o e-mail dos professores e alunos que formam o corpus da pesquisa, com uma carta de apresentação, solicitando e agradecendo a colaboração. No entanto a cooperação foi pouca. Foram poucas as respostas e algumas delas considerei inconsistentes.


2.5 LISTE OS PRODUTOS GERADOS COM O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:


Alimentação do banco de dados do Grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e tecnologia- GEC.

Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 11 May 2009 - 09:55:16 - MarildesCaldeira?     |     Copyleft Faced-UFBA