Saberes Docentes em Ambientes de Aprendizagem: Novos Desafios na Prática Pedagógica

Projeto de Mestrado

Orientanda: Socorro Cabral

Orientador: Nelson Pretto

Socorro Aparecida Cabral Pereira é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e coordenadora pedagógica do Ensino Médio no Instituto de Educação Régis Pacheco em Jequié. Formada em Pedagogia pela UFSC - Universidade Estadual de Santa Cruz, é Especialista em Educação a Distância pela UNEB.Ministra aulas na UESB na disciplina Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental. Atualmente está cursando mestrado em educação na FACED - UFBA.

Na pesquisa de mestrado, investiga a docência na cibercltura.O título do trabalho é: Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem: Novos desafios na prática pedagógica, tendo como orientador o Prof. Nelson De Luca Pretto.

Resumo do Projeto:

A Educação online no contexto da cibercultura, vem se tornando, um debate de suma importância para quem está refletindo sobre os rumos da educação no contexto de desenvolvimento de meios telemáticos como a internet, videoconferência e a teleconferência. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa intitulado intitulado:Saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem: Novos desafios na prática pedagógica, se propôe a investigar os saberes docentes que emergem nesse novo lócus de saber, que é o ciberespaço.O saber docente é um saber plural que engloba conhecimentos, competências, habilidades e atitudes dos docentes.Daí as questões da pesquisa: que tipos de saberes pedagógicos os professores lançam mão na sua ação educacional nos ambientes de aprendizagem online? Como os saberes da experiência vivenciados em outros espaços de aprendizagem podem contribuir para a prática docente online? Como esses saberes docentes são construídos no contexto da cibercultura? A metodologia de trabalho utilizada será a etnopesquisa - formação, que traz como fundamento a vivencia e reflexão do processo formativo juntamente com os membros do grupo.Desta forma, a etnopesquisa / formação estará proporcionando ao pesquisador vivenciar um movimento constante e contínuo de construção e reconstrução da aprendizagem pessoal e profissional, envolvendo saberes, experiências e práticas. Neste sentido, os professores ao tornarem-se pesquisadores reflexivos, vivenciarão o movimento permanente de questionamento e aprofundamento compreendendo melhor o contexto em que estão inseridos. Estaremos utilizando como dispositivos de pesquisa a observação participante, a entrevista e as interfaces dsiponiveis no ambiente de aprendizagem.

| artigos produzidos | versão final |

Página Inicial >> WebFormacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 05 Sep 2007 - 12:00:55 - SocorroCabral?     |     Copyleft Faced-UFBA