Projetos de Pesquisa


Projetos de Pesquisa em Andamento


Produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação da RIPE - Rede de Intercâmbio de Produção Educativa

Período: jul.2008 a jul.2009

Coordenação: Nelson Pretto e Maria Helena Bonilla

O papel das tecnologias livres parte 2

Período: ago/2008 a jul/2009

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista PIBIC:
Bruno Santos Gonsalves
Géssica Aragão
Aton Barreto de Figueiredo

Inclusão Digital na Escola: as políticas do MEC

Em pesquisas anteriores sobre o tema inclusão digital, pudemos perceber a desarticulação das políticas públicas e, em especial, a falta de programas consistentes do MEC para a área, mesmo considerando que as escolas são espaços fundamentais para a promoção da inclusão digital da população. Até o momento, o único programa que oportuniza o acesso das escolas à tecnologia digital é o PROINFO. No entanto, dois novos programas estão sendo propostos pelo MEC, o Programa Um Computador por Aluno e Banda Larga das Escolas, que buscam oferecer acesso e formação de crianças e jovens no contexto das tecnologias de informação e comunicação. Em vista disso, esta pesquisa, de caráter qualitativo, procurará compreender os interesses e estratégias articulados às políticas do MEC, as características, potencialidades e limites das mesmas para a promoção da inclusão digital da população, bem como as perspectivas que apresentam para constituírem-se efetivamente em ações significativas para a área. Para tanto, estaremos coletando dados através da documentação disponível sobre os programas e de entrevistas semi-estruturadas e assim construir um mapeamento das dinâmicas que se articulam em torno desses programas.

Palavras Chave: políticas públicas, inclusão digital, tecnologia educacional

Período: ago/2008 a jul/2009

Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla

Bolsistas PIBIC:
Josélia Domingos dos Santos
Tania Renilda Santos Torres

O livro digital: usos, possibilidades e limites

Período: ago/2008 a jul/2009

Coordenação: Edvaldo Couto

Bolsistas PIBIC:
Marcelo Andrade Sá Maia
Marildes Caldeira de Oliveira

Professor e cultura digital: novos desafios para a sua ação/formação

Período: ago. 2008 a jul. 2009

Coordenação: Alessandra Assis

Bolsista PIBIC:
Michelle Lisboa Oliveira

O papel das tecnologias livres

Período: ago. 2007 a jul. 2008

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsistas PIBIC:
Géssica Aragão
Tiago Figueiredo
Fabricio Santana


Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: superando as tecnologias educacionais

A pesquisa tem por objetivo investigar como a academia brasileira tem percebido as políticas públicas em implantação nos últimos anos, focando nosso olhar investigativo para algo que, pelo que observamos na primeira etapa, passa despercebido por aqueles que elaboram e executam as políticas públicas brasileiras: o que indicam as pesquisas feitas por mestrandos e doutorandos dos inúmeros programas de pós-graduação espalhados por quase todos os estados do Brasil, no campo de intersecção da educação com as tecnologias de informação e comunicação.

Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa - processo número 306645/2006-8

Inicio 03/2007 - Término: 02/2010

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC/CNPq: Dart Araújo


Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação: influências e desdobramentos no Brasil

No início do atual milênio, o projeto da “Sociedade da Informação” ganha maior visibilidade ao receber a atenção da ONU, quando este organismo realiza a cúpula temática mundial sobre o assunto. Participam da CMSI – Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, em suas várias fases, governos, setor produtivo, sociedade civil organizada e diversos organismos internacionais ligados à ONU, com o objetivo de delinear diretrizes e ações para superar os problemas da exclusão digital e integrar as ações em torno da busca de “oportunidades digitais para todos”, especialmente nos países em desenvolvimento. O Brasil, apesar de ter participado dessas reuniões, não evidencia claramente em suas políticas públicas a integração a esse movimento. Busca-se então investigar as influências e desdobramentos que as diretrizes e ações da Cúpula Mundial provocam nas políticas públicas para inclusão digital e uso do software livre no país. Também busca-se compreender como se dá esse movimento em âmbito internacional. Para tanto, estaremos coletando e analisando os documentos produzidos no âmbito da CMSI e aqueles relacionados às políticas públicas brasileiras, à luz de referenciais já produzidos sobre essa temática.

Período: ago. 2007 a jul. 2008

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsistas PIBIC:
Rejane Souza Costa Matos
Juliana Lopes da Silva

Televisão Digital e Educação

Pesquisa sobre as possibilidades da TV digital para a educação. Pesquisa desenvolvida no GEC a partir dos trabalhos de Simone Lucena (doutoranda - 2004- em andamento), Fabricio Santana, Dart Araújo e Mônica Paz, como parte do projeto PIBIC.


Projetos de Pesquisa Concluídos


Resumos para o SEMEP e o SEMPPG

Resumos apresentados no Seminário Estudantil de Pesquisa e Seminário de Pesquisa e Pós-graduação em 2007

Inclusão Digital: articulação dos nós da rede

Parte Dois

"Inclusão digital" é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes das pesquisas documental e bibliográfica, propõe-se a dar continuidade à pesquisa que estamos desenvolvendo desde julho de 2005, intensificando os estudos a respeito da construção de um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; e do delineamento de diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital.

Período: ago. 2006 a jul. 2007

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista PIBIC: Joseilda Sampaio

Educação, Mídias e Software Livre

O nosso grupo de pesquisa (GEC) vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como é o caso do Movimento de Educação de Base - MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web.

Período: ago. 2006 a jul. 2007

Coordenação: Nelson Pretto

Bolsistas PIBIC:Dart Araújo, Mônica Paz, Fabricio Santana

Políticas Públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação

Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa - processo número 306423/2003-0

Inicio 04/2003 - Término: 02/2007

Propõe-se o levantamento e análise da documentação relativa às políticas públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, verificando as ações desencadeadas por essas políticas, identificando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades educacionais e o potencial que apresentam para a transformação das políticas vigentes.

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC/CNPq: Darlene Almada

Inclusão Digital: articulação dos nós da rede - Parte Um

"Inclusão digital" é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes na pesquisa etnográfica, propõe-se a fazer o mapeamento dos projetos de Inclusão Digital desenvolvidos em Salvador, destacando as iniciativas e as pesquisas realizadas no âmbito da UFBA; conhecer as concepções de Inclusão Digital que estão presentes nesses projetos e pesquisas; estabelecer relação entre essas concepções e as ações que são desenvolvidas em cada projeto, procurando identificar e problematizar os modelo(s) pedagógico(s) utilizados; construir um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; delinear diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital, buscando enfocar a articulação entre Inclusão Digital e Inclusão Social; articular fórum permanente de discussão entre os diferentes grupos que desenvolvem pesquisas e iniciativas de Inclusão Digital em Salvador, de forma a constituir uma comunidade de aprendizagem em torno do tema.

Período: ago.2005 a julho.2006

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista PIBIC: Larissa Palma Coelho

Do MEB à WEB: O Rádio na Educação

Pesquisa que estuda o rádio como possibilidade de espaço para a educação.
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação remonta ao início do rádio e da televisão na educação brasileira. Importantes experiências já foram desenvolvidas e constatadas nesta área, desde o uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural – como é o caso do MEB, Movimento de Educação de Base – à transformação do rádio e suas características referenciais ao assumir a perspectiva de radiodifusão multimídia na Web... mais...

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsistas de IC: Adriana Cerqueira e Mônica Paz

Formação de Professores e Software Livre

A partir da necessidade de formação de uma cultura digital na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, é que a mesma (Faculdade de Educação) tem criado novos espaços e possibilidades de construção de competências na área de Educação e Tecnologias. Tais possibilidades têm se configurado tanto no âmbito das disciplinas, como na implantação de ambientes de formação e desenvolvimento dessa cultura. Assim, a Faced está inserida no movimento pelo uso de Software Livre, buscando também difundir a cultura linux, através dos laboratórios de informática equipados com computadores em rede, ilha de edição de vídeo, rádio FM, canal interno de TV, webdesigner e terminais de acesso a Internet( tabuleiro eletrônico), todos com o sistema operacional Linux. Desta maneira, considerando esse contexto vivenciado atualmente pela Faced , torna-se necessário fazer o mapeamento dos sentidos, quer dizer, das concepções que a comunidade possui a respeito dessa ação desencadeada na Faculdade buscando detectar as possíveis dificuldades que se apresentam para a constituição da cultura, assim como possibilidades de superação das tais dificuldades, é para esse fim que se propõe a pesquisa.

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista Sandra Loiola

Educação e Tecnologias Contemporâneas: analisando as políticas públicas

O governo propõe políticas públicas que articulem as tecnologias de informação e comunicação à educação. Analisamos essas políticas implementadas na área para percebermos transformações no sistema e contradições presentes. A nova proposta é investir na educação a distância, alternativa para formação de professores e educação inclusiva; bem como em programas para democratização das telecomunicações. Acontece que o FUST, fundo criado no governo anterior com tais objetivos entre outros, vive um impasse desde 2002, prejudicando programas como Socinfo e Telecomunidade. Tal situação sugere centralidade nas decisões pela União e desarticulação entre planos de inclusão. Vimos como acerto a integração entre níveis básico e superior para certificar formação dos professores. Mas é questionável a inclusão, em lei, de fundações como alternativo apoio financeiro, para otimização de recursos e/ou abstenção da responsabilidade com o sistema. Analisando implicações da educação a distância no sentido qualitativo para o setor e interesses políticos envolvidos, destaca-se as dificuldades encontradas pelas bibliotecas virtuais do PROSSIGA, após um golpe de desarticulação em 2003. Verificamos que mesmo com o potencial da interatividade, a utilização dos meios de informação e comunicação ainda reproduz a lógica unidirecional, broadcasting. Esta pesquisa apresenta os caminhos das políticas públicas para a área e analisa de forma preliminar a possibilidade da implantação de práticas colaborativas na educação através das tecnologias da informação e comunicação.

Período: ago.2002 a julho.2003

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC: Renata Nascimento

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r48 - 01 Jul 2008 - 15:30:24 - MariaHelenaBonilla     |     Copyleft Faced-UFBA