PROJETO

LABORATÓRIO DE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

PLANO DE TRABALHO ANO III - 2007

Integrando o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, o Laboratório de Epistemologia Genética (LEG), que congrega alunos, pesquisadores e profissionais em educação, tem como seu referencial teórico e metodológico o construtivismo. Em sua dimensão diacrônica de pesquisa, este laboratório aborda o lugar ocupado pela Psicologia Genética de Jean Piaget e pelos seus desdobramentos na história da Psicologia da Educação, com ênfase no exercício da crítica de pesquisas educacionais destes escritos derivadas. Em sua dimensão sincrônica, o LEG trabalha o construtivismo enquanto metodologia e prática de ensino, com destaque para a formação continuada de professores e alunos de educação infantil e do ensino fundamental. Partidários de uma epistemologia convergente, nós, integrantes deste laboratório, buscamos neste instante cooperação com outros referenciais teóricos instituídos na interface da Psicologia com a Educação. É neste mercado de trocas simbólicas que apostamos nossas fichas na construção de uma ação educativa transdisciplinar.

ATIVIDADES PERMANENTES DE EXTENSÃO

Neste terceiro ano de atividades, o LEG consolida a expansão de suas atividades permanentes de extensão com a oferta de dois grupos de trabalho:

I - GT01: Epistemologia Genética e Práxis Psicopedagógica

Reunindo-se nas dependências da Faculdade de Educação da UFBA, quinzenalmente aos sábados, com uma carga horária de três horas, o grupo planeja realizar 16 encontros, sendo oito deles a cada semestre, totalizando 48 horas de estudos dedicadas às implicações das teses da Epistemologia Genética para a práxis psicopedagógica. A incorporação de novos membros neste grupo, iniciado em 2005, será realizada através de processo seletivo simplificado via nosso endereço eletrônico (www.leg.ufba.br) já no início do mês de março. Efetuado o recadastramento dos participantes que concluíram com sucesso os trabalhos do grupo no ano de 2006, as vagas remanescentes serão preenchidas por aqueles candidatos que tenham realizado suas solicitações de ingresso em tempo hábil (até 15/03). A escolha dos novos membros será feita em reunião plenária dos integrantes recadastrados em 17/03 quando as novas propostas de credenciamento serão analisadas tendo como critério o grau de congruência do perfil do candidato com os objetivos deste grupo de trabalho.

Número de vagas: 40 (incluindo integrantes novos e recadastrados)

Perfil dos participantes: Alunos de cursos de Graduação e de Pós-Graduação de outras instituições de ensino superior; Pesquisadores e profissionais em educação.

Metodologia de trabalho Leituras programadas; Exposições participadas; Dinâmicas de grupo; Ateliers de pesquisa; Trabalhos de campo; Avaliações processuais;

Bibliografia Básica

PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

Calendário de encontros:

SEMESTRE 2007.1

SEMESTRE 2007.2 0. 17/03/07

1.24/03/07

1.18/08/07 2.31/03/07

2.01/09/07 3.14/04/07

3.22/09/07 4.28/04/07

4.06/10/07 5.12/05/07

5.27/10/07 6.26/05/07

6.10/11/07 7.02/06/07

7.24/11/07 8.16/06/07

8.01/12/07 9.07/07/07

II - GT02: Epistemologia Genética e Formação Continuada de Professores

Este é um novo grupo de trabalho projetado em parceria com a direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal Carlos Murion1. Sua estrutura ousada de funcionamento deriva de uma primeira tentativa nossa de fazer uso de estratégias de grupos operativos, tal como propostas por Pichon-Rivière, para que possamos com os professores desta escola e agregados nos larçarmos em uma aventura de formação continuada de professores, convergente com teses regentes do construtivismo, enquanto teoria do desenvolvimento e enquanto método de ensino.

Número de vagas: 20

Perfil dos participantes Professores de Educação Infantil Professores do Ensino Fundamental

Metodologia de trabalho Leituras programadas; Exposições participadas; Dinâmicas de grupo; Ateliers de pesquisa; Trabalhos de campo; Avaliações processuais;

Bibliografia Básica PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

Calendário de encontros:

30/03 27/04 18/05 15/06 13/07 31/08 28/09 26/10 30/11

ATIVIDADES ESPORÁDICAS DE EXTENSÃO ______________________________________________________________ Duas são as categorias que constituirão, neste ano, nossas atividades esporádicas de extensão: um atelier de pesquisa e um seminário temático, ambos abertos aos membros da comunidade em geral:

(1)LEG: Atelier de Pesquisa – Ano I Data: 16/06 Hora: 9:00hs Local: Auditório da Faculdade de Administração Descrição: membros do GT01: Epistemologia Genética e Práxis Psicopedagógica que possuem pesquisas em andamento ou concluídas apresentarão os seus trabalhos para conhecimento da comunidade. Banners apresentados serão, posteriormente, encaminhados para exposição no Seminário Estudantil de Pesquisa da Faculdade de Educação.

(2)Seminário Temático: Desenvolvimento (I)moral e Liame Social – Jean Piaget & Pierre Bordieu. Data: 24/11 Hora: 9:00hs Local: Auditório da Faculdade de Administração Descrição: Prof. Dr. Paulo Gurgel e Profa. Dra. Dora Rosa farão uso das teses piagetianas e boudianas para debater o tema do desenvolvimento moral em tempos de uma mundo em crise de valores éticos.

ATIVIDADES DE PESQUISA _______________________________________________________________

Este ano de 2007, e para tanto trabalharemos, nossas atividades de pesquisa deverão continuar em expansão conjugada com o sucesso do nosso trabalho de extensão permanente. São os seguintes os projetos atualmente em execução neste laboratório:

1.Dito e feito: discursos e práticas pedagógicas em pré-escolas da Prefeitura Municipal de Salvador – Regional Itapuã – um estudo de caso. Pesquisa de campo que tem como objetivo realizar o levantamento, para fins de avaliação e de intervenção, da freqüência da presença do construtivismo piagetiano em práticas pedagógicas de pré-escolas da rede municipal de ensino da cidade de Salvador. Trabalho de campo realizado pela estudante do curso de Pedagogia da UFBA e integrante do LEG, Marta Glácia Reis Lima, através do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e por pesquisadores voluntários.

Situação atual: fase final de coleta de dados para análise de dados neste primeiro semestre de 2007.

Previsão de conclusão: agosto, 2007.

2.Psicologia e formação continuada de professores alfabetizadores. Trabalho de pesquisa da professora da UESB, Ivana Nogueira em realização, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação sob orientação do coordenador do LEG, Prof. Dr. Paulo Gurgel, que tem como objetivo identificar as relações entre teorias da aprendizagem e excelência da práxis pedagógica.

Situação atual: revisão de literatura concluída e primeiros testes de instrumentos para coleta de dados.

Previsão de conclusão: março, 2008;

3.O papel do jogo simbólico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança cega. Trabalho de pesquisa da professora da Faculdade Baiana de Medicina, Sheila Correia de Araújo em realização, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação sob orientação da Profª. Therezinha Miranda. O objetivo deste trabalho de pesquisa é identificar as relações entre o conceito piagetiano de jogo simbólico e a construção do mundo da criança cega do segundo ao quarto ano de vida.

Situação atual: revisão da versão final da dissertação.

Previsão de conclusão: maio, 2007.

4.Psicanálise e formação de professores: afeição ou cognição? Trabalho de pesquisa de José Romilson Gomes do Nascimento em realização, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação sob orientação do coordenador do LEG, Prof. Dr. Paulo Gurgel, que tem como objetivo proceder uma análise crítica da literatura sobre formação de professores sob lentes psicanalíticas.

Situação inicial: primeira revisão de literatura.

Previsão de conclusão: março, 2009.

5.Do papel do trabalho na transformação do comportamento reflexo em operação: Marx, Engels e Lauren. Trabalho de pesquisa bibliográfica do Prof. Dr. Paulo Gurgel cujo objetivo é corroborar a tese de Michel Foucault da impossibilidade de se falar do homem, na configuração epistêmica da modernidade, sem se fazer referência ao conceito de trabalho. Tentativa de aproximar as teses da Psicologia Genética das teses marxianas sobre o papel da práxis em nosso processo de tornar-se pessoa.

Situação atual: fase inicial de coleta de dados bibliográficos.

Previsão de conclusão: março de 2008.

OUTRAS ATIVIDADES _______________________________________________________________

Durante o segundo ano de atividades do laboratório, várias atividades foram desenvolvidas no intuito de ampliar a sua visibilidade dentro da comunidade acadêmica, a exemplo da ativação de sua home-page, da caminhada integrante do cortejo da UFBA nos festejos do Independência da Bahia (Dois de Julho). Para 2007, o LEG pretende potencializar estas atividades e iniciar outras:

Homepage (www.leg.ufba.br): Homepage do Laboratório de Epistemologia Genética, hospedado na rede UFBA. Atualizado quinzenalmente, o site constitui-se num espaço para divulgação das atividades do laboratório tanto para seus integrantes quanto para os demais interessados na temática trabalhada. Para este ano, a coordenação estuda a proposta de criação de links com outros grupos de estudos de universidades para a troca de informações e divulgação dos trabalhos. Paralelamente ao site, consolidou-se também o grupo de discursão virtual do LEG – legufba@yahoogrupos.com.br, que facilita a comunicação entre os integrantes.

Conexões Piagetianas Este é o título da revista virtual que o LEG pretende disponibilizar na rede mundial de computadores. Atualmente a “Conexões Piagetianas” figura-se como um link dentro do site e, para este ano, os objetivos desta ferramenta são:

tornar pública as práticas educativas construtivistas bem sucedidas desenvolvidas pelos integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética e pela comunidade acadêmica; publicar artigos e papers produzidos pelos integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética e pela comunidade acadêmica que tenham como referencial teórico-metodológico a epistemologia genética; divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Epistemologia

Cortejo LEG/UFBA – Independência da Bahia Para este ano, está prevista a segunda edição da caminhada dos membros do laboratório no cortejo da UFBA por ocasião dos festejos da independência da Bahia, comemorado em dois de julho. A caminhada constitui-se numa boa oportunidade de divulgação do laboratório para a comunidade e também num momento de integração entre os seus participantes, que receberão camisas financiadas pelo LEG.

SEMINÁRIO ABERTO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO Objetivando discutir, com os integrantes do laboratório, as atividades a serem realizadas no próximo ano a partir da avaliação do ano anterior, a coordenação realizará ao final do ano de 2007 o seu II SEMINÁRIO ABERTO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO 2007/2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Av. Reitor Miguel Calmon S/N - Vale do Canela CEP 40.110-100 - Salvador (BA)
Edit | Attach | Print version | History: r13 < r12 < r11 < r10 < r9 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r11 - 06 Jul 2007 - 10:50:46 - PatriciaMarinho?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback