Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

Campanha Bateria

Quando entendemos o nosso papel Social, compreendemos a nossa Responsabilidade, para com o mundo em que vivemos, para com as novas gerações, para com nós mesmos enquanto sociedade. O lixo eletrônico tem sido uma grande preocupação ambiental. Cada novo aparelho celular, cada novo notebook, cada novo equipamento tecnológico quando supostamente "sucateado" ou realmente danificado, gera um volume enorme de resíduos no meio ambiente. A nossa questão é o que FAZER?

A Campanha Bateria, Vem com o "Objetivo de Recolher Baterias Usadas", para serem encaminhadas, enquanto lixo eletrônico, para um tratamento adequado não sendo assim depositada de qualquer forma no nosso querido Meio Ambiente.

FAÇA PARTE DESSA CAMPANHA, CUIDANDO DO MUNDO QUE TAMBÉM É SEU!!!

Como Participar

Manhaná

Manhaná é uma bateria Brasileira, muito interressada na Metareciclagem e na defesa do Meio Ambiente, Esse espaço estão suas aventuras e as Informações que tem sobre projetos de MEtareciclagem no Brasil e no Mundo... Vamos Conhecer o MANHANÀ

O Que é mesmo MetaReciclagem?

Vamos tentar juntos entender melhor "O que é?" e "Como tudo começou...". Vamos nessa!

Etimologia da palavra - Metareciclagem

O prefixo met (a) é grego e significa "mudança, sucessão, posterioridade, além." Exemplos: metáfora, metamorfose, metafísica, metonímia, metacarpo, metátese, etc.

ETA... - prefixo de origem grega: usa-se sem hífen que significa: "transformação, transposição, transcedência, posterioridade e sucessão." Ex: metaptose.

Meta - prefixo, do grego meta expressa as idéias de comunidade ou participação, intermediação ou sucessão, e que já se documenta em alguns compostos formados no próprio grego, como metáfrase. Metáfrase tradução interpretativa de um texto, sem prestar muita atenção à forma original do texto traduzido.

Reciclagem - processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro.

Ah! Já estou entendendo o que é METARECICLAGEM!

Como Começou?

Metareciclagem começou a atuar em 2002 como uma idéia sobre a apropriação da tecnologia para transformação social, tendo como base a desconstrução do hardware, o uso do software livre e de licenças abertas agindo sempre em rede distribuída com objetivo social.

A rede começou em São Paulo em parceria com a ONG Agente Cidadão, como um projeto de captação e remanufatura de computadores usados, que posteriormente eram distribuídos para projetos sociais de base. Desde então a metareciclagem atraiu centenas de colaboradores e influenciou a criação e implementação de diversos projetos de longo alcance.

A metareciclagem cresceu a partir de projetos e pessoas em diferentes lugares que decidiram voluntariamente adotar essa metodologia. Para promover a integração desses projetos, foi desenvolvida uma nomenclatura chamada esporos. Os esporos são espaços de referência no assunto, geralmente abertos, que recebem doações de computadores, que são reciclados e organizam eventos, oficinas e cursos; Lista de esporos acesse: http://rede.metareciclagem.org/listas/esporos.

MetaReciclagem em AÇÃO

O Lixo Eletrônico

O mundo joga fora, anualmente, 50 milhões de toneladas de lixo originado de equipamentos eletrônicos . No Brasil os Resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrônicos (RAEE) são chamados popularmente de "sucata de informática", "lixo eletrônico" e, no exterior, WEEE (Waste Electrical and Eletronic Equipment), Eletronic waste ou e-Waste. Só de baterias para celular, pelo menos 11 toneladas são jogadas no lixo comum, inclusive as pilhas. Os países em desenvolvimento estão prejudicados com este lixo, pois ainda não tem destino adequado e representa 5% de todo lixo gerado pela humanidade. Leia Mais

Onde encontro mais informação?