O CECANE - UFBA informa:

· O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, CECANE – UFBA participou nos dias 28 e 29 de maio como parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Seminário Metropolitano sobre Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, integrando a mesa de abertura desse evento a Professora da Escola de Nutrição e Coordenadora do CECANE - UFBA a Drª Gardênia Fontes. Este Seminário teve como objetivo articular as organizações da agricultura familiar, fornecedoras de gêneros alimentícios utilizados para Alimentação Escolar na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e gestores do PNAE da RMS.

· A Profª Drª Gardênia Fontes coordenadora desse órgão participou da solenidade de posse da nova Gestão do CONSEA-BA, representando o FNDE e o CECANE-UFBA.

· Sob a coordenação da Profª Drª Lilian Ramos, parte da equipe do CECANE está participando do treinamento de capacitação de colaboradores do PNAE, na cidade de Ouro Preto-MG, com o apoio do CECANE-UFOP.

· Está em andamento a pesquisa Respeito aos Hábitos Alimentares Regionais no município de Valente-BA.

· O sub-projeto do CECANE, “Assessoria aos Municípios” no modelo de pesquisa-ação, está em plena atividade em diversas cidades do recôncavo baiano, as atividades estão desenvolvidas em reuniões regulares durante a semana inclusive nos finais de semana.

· Os novos projetos de formação para os diversos sujeitos que atuam no PNAE para o ano de 2010, estão sendo planejados e em breve, será divulgado o calendário.

Assembléia Mundial de Saúde defende limite à publicidade de alimentos

Por ocasião da 63ª Assembléia Mundial da Saúde, que aconteceu em Genebra, às lideranças da saúde pública do mundo defenderam novos limites à publicidade de alimentos não saudáveis para crianças, como medida para conter a epidemia global de doenças não transmissíveis. Estudos indicam que a publicidade de alimentos para crianças é generalizada em todo o mundo. Na maioria dos casos os alimentos alvo dessa propaganda são ricos em gordura, açúcar e sal. Atualmente alguns países optaram por políticas e legislações para limitar esse tipo de publicidade; empresas de alimentos do setor privado adotaram medidas voluntárias para reduzir a publicidade. No Brasil há grande mobilização neste sentido, além de políticas que visem publicidade nacional e internacional e as disposições de estabelecer mecanismos de acompanhamento e avaliação para que possa medir o impacto de novas políticas sobre o consumo de alimentos pouco saudáveis.

Bahia cria Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional

O Diário Oficial do Estado da Bahia publicou nos dias 8 e 9 de maio o decreto 12.116, assinado pelo governador Jaques Wagner e sete secretários de Estado, instituindo o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN). Trata-se de uma instância de discussão e assessoramento, com a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual ligados a área de segurança alimentar e nutricional. A partir das proposições formuladas pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA), esse grupo terá a atribuição de elaborar tanto a Política como o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...