Fast-Food: um estudo sobre globalização alimentar, de José Ângelo Wenceslau Góes


No dia 17 de novembro de 2010 foi lançado no Palácio da Reitoria da UFBA, o livro Fast-Food: um estudo sobre globalização alimentar, de José Ângelo Wenceslau Góes, docente da Escola de Nutrição da UFBA. Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia. Segundo o livro, a industrialização trouxe mudanças de hábitos alimentares com o consumo de alimentos enlatados, pré-cozidos, fast-food. A chamada “comida caseira” foi ficando cada vez mais rara. Antes do aparecimento da “comida rápida”, o ritual da refeição tinha outro significado.

O horário para a alimentação é escasso e o fast-food, assim como o comer fora e o delivery, entraram na conjuntura de um novo tempo urbano. Fast-Food: um estudo sobre globalização alimentar busca compreender as representações sociais e os significados desse tipo de alimentação, descrevendo e interpretando as mudanças de hábitos alimentares dos consumidores de duas lanchonetes de uma grande franquia, com o surgimento dessa alimentação em Salvador.

Dia Mundial do Diabetes


Idealizado em 1991 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) como resposta ao aumento dos casos da doença no mundo, o dia 14 de novembro é considerado a maior mobilização social sobre o diabetes e faz parte do calendário oficial de saúde da ONU. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o equivalente a 7,6 milhões de pessoas. O azul foi escolhido como cor símbolo da atividade deste ano porque, segundo a OMS e a IDF, representa “o céu que une todas as nações e a comunidade internacional do diabetes”. No Brasil, as secretarias estaduais e municipais de saúde, a Sociedade Brasileira de Diabetes e associações de portadores da doença organizam atividades locais, campanhas educativas e outras ações de mobilização social para lembrar a data. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do tipo 2 da doença em adultos é o histórico familiar e a obesidade.

Este tipo de diabetes geralmente acomete pessoas com mais de 40 anos de idade e crianças que nasceram com mais de quatro quilos. O controle do diabetes deve ser feito, principalmente, com mudança nos hábitos de vida: controle da alimentação e prática de atividades físicas. O tratamento também pode incluir medicamentos para controle da insulina (por via oral ou venosa).





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...