Veja as nossas dicas para uma alimentação saudável!

Congresso Ibero-Americano de Nutrição acontece em maio no Brasil

O I Congresso Ibero-Americano de Nutrição acontece paralelamente ao XXI Congresso Brasileiro de Nutrição -CONBRAN entre os dias 26 e 29 de maio em Joinville, Santa Catarina. O principal objetivo é promover a cooperação técnico-científica e aproximar profissionais do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O XXI CONBRAN será enriquecido também com a realização do I Simpósio Brasileiro de Nutrição Esportiva, somando três grandes eventos para os nutricionistas brasileiros.

Prorrogadas inscrições para Título de Especialista em Nutrição

A Associação Brasileira de Nutrição prorrogou até o dia 31 de março o prazo para a inscrição dos profissionais que querem obter o Título de Especialista em Nutrição 2010. O Título de Especialista é conferido aos nutricionistas que são aprovados no processo seletivo, após realização de prova ou comprovação por experiência, conforme edital e Resolução CFN 416/2008. Ele abrange as áreas de Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes. Acesse o edital: www.asbran.org.br/sitenovo/especialista.php

Alimentos que contêm glúten devem ter aviso sobre doença celíaca

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a embalagem de alimentos contendo glúten, como os derivados de trigo, cevada e aveia, precisam comunicar não apenas a presença da substância mas também informar sobre a doença celíaca, uma intolerância a essa proteína. O ministro Castro Meira esclareceu que a mera expressão “contém glúten” era insuficiente para informar aos consumidores acerca dos prejuízos desses produtos para os portadores de doença Celíaca.

Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde promove defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde realizou na segunda-feira (15 de março) a sessão pública de defesa da dissertação do mestrando Osvaldo Dário de Alcântara Neto, intitulada "Fatores associados à dislipidemia em crianças e adolescentes de escolas públicas de Salvador, Bahia, Brasil". A banca examinadora foi composta pelas professoras doutoras Rita de Cássia Ribeiro da Silva (orientadora), Ana Marlúcia Oliveira Assis (ambas da Escola de Nutrição da UFBA) e Rita de Cássia Franco Rêgo (FMB-UFBA).

Professoras da ENUFBA têm propostas de trabalhos aprovadas no edital 026/2009 Pró-Saúde São Francisco do Conde-Ba

Professoras da Escola de Nutrição participaram do Edital 026/2009 Pró-Saúde SFC e foram contempladas com recursos na ordem de R$ 434.540,70. O edital fruto da parceria entre o Município de São Francisco do Conde-Ba, o Governo do Estado da Bahia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB teve como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas cujos resultados possam contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, predominantemente negra, do município.

Divulgação de Cursos

O Ciclo de Palestras Tecnal com o tema: Teoria da cor e calorimetria computadorizada, acontecerá no dia 24/03, no auditório do CESAT (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador), Canela. Sob a coordenação da professora Doutora Deusdélia Teixeira de Almeidae, o evento conta com o apoio da Escola de Nutrição da UFBA.




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...