Pós-Graduação - Especialização em Nutrição Clínica / Especialização em Nutrição Enteral

Disciplinas

METODOLOGIA DA PESQUISA

EMENTA:

Conceitos e instrumentos básicos do campo da iniciação científica. Orientação sobre leitura crítica de textos científicos. Documentação de leituras. Elaboração de relatórios técnicos e científicos. Elaboração de resenhas. Organização de uma apresentação oral. Etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. A escolha metodológica. A escolha de procedimentos. Apresentação dos resultados de uma pesquisa.

BIOESTATÍSTICA

EMENTA:

Conceitos e métodos estatísticos. Análise e interpretação de dados em saúde. Utilização dos indicadores de saúde visando subsidiar o trabalho em investigação, planejamento e administração em saúde e nutrição. Introdução ao processamento de dados. Linguagens, sistemas operacionais e programas. Organização e utilização de banco de dados. Softwares específicos para a área da alimentação e nutrição.

EPIDEMIOLOGIA

EMENTA:

Conceitos básicos e uso da Epidemiologia. Indicadores de saúde. Epidemiologia descritiva. Os principais desenhos de estudo: indicação e uso. Transição epidemiológica e nutricional no Brasil.

BASES METABÓLICAS DA NUTRIÇÃO

EMENTA:

Nutrientes: fontes, funções e metabolismo. Balanço energético. Biodisponibilidade de nutrientes em alimentos e dietas. Recomendações nutricionais para diferentes faixas etárias.

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABÓLICA

EMENTA:

Processo de determinação do estado nutricional - indicadores indiretos: sócio econômico, demográficos, estilo de vida e alimentação. Diagnóstico nutricional de adolescentes, adultos e idosos (individual e coletivo) - utilização e análise dos indicadores diretos: antropometria, sinais clínicos nutricionais e exames bioquímicos. Métodos biofísicos de avaliação da composição corporal.

INTERAÇÃO DROGA E ALIMENTO EM TERAPIA NUTRICIONAL

EMENTA:

Interação droga x nutrientes na terapia nutricional

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO I

Diretrizes para Alimentação Saudável nas Diferentes Etapas da Vida

EMENTA:

Planejamento Dietético para indivíduos sadios nas diferentes etapas da vida e condições de trabalho e atividade física.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO II

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Doenças Endocrinometabólicas e Transtornos Alimentares

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO III

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Doenças da Boca, Esôfago, Estômago e Intestino

EMENTA:

Estudo das alterações fisiopatológicas do esôfago, estômago e intestino. Planejamento, administração e controle da TN adequada às principais doenças destes órgãos.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO IV

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Doenças do Fígado, Vesícula Biliar, Pâncreas Exócrino e Endócrino

EMENTA:

Estudo da fisiopatologia, planejamento e acompanhamento da terapia nutricional nas enfermidades do pâncreas exócrino. Estudo das alterações anotomopatofisiológicas do fígado e vesícula biliar e terapia nutricional direcionada para doenças hepáticas e vesícula biliar.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO V

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Enfermidades Cardiovasculares e Respiratórias

EMENTA:

Fisiopatologia e dietoterapia de enfermidades cardiovasculares: dislipidemia, aterosclerose, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, infarto agudo do miocárdio, angina dislipidemias, DPOC e tuberculose.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO VI

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais

EMENTA:

Estudo das alterações fisiopatológicas e terapia nutricional das doenças renais.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO VII

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Doenças Osteomusculometabólicas e Neurológicas

EMENTA:

Estudo das enfermidades que requerem adaptações Terapêuticas na Dieta Normal e conhecimento necessário à Prescrição Dietoterápica nas Patologias Osteomúsculo - metabólicas e do Tecido Conjuntivo.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO VIII

Fisiopatologia e Dietoterapia nas Doenças Imunosupressoras

EMENTA:

Fisiopatologia e cuidado nutricional nas doenças e nos tratamentos imunossupressores: leucemia, AIDS, quimioterapia, radioterapia e corticoterapia.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO IX

Fisiopatologia e Dietoterapia no Câncer

EMENTA:

Estudo da base fisiopatologica em pacientes com câncer.

TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO X

Terapia Nutricional de Pacientes em Condições Clínicas Especiais: Pré e Pós-Operatório, Politraumatizado, Queimados.

EMENTA:

Estudo das bases fisiopatológicas e terapia nutricional em pacientes com condições clínicas especiais: grandes queimados, pré e pós-cirurgicos, politraumatizados.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO XI

Estágio Ambulatorial

EMENTA:

Estágio em Ambulatórios do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Ambulatório Prof. Magalhães Neto, Consultório Dietético ou em Centros de Referência de acordo com a definição da Coordenação do Curso.

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO XII

Estágio Hospitalar

EMENTA:

Estágio em Enfermarias do Hospital Universitário Professor Edgar Santos ou outro hospital considerado Centros de Referência de acordo com a definição da Coordenação do Curso.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...