Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 16/08/2011

Tomaram posse a Diretora e Vice-Diretora da Escola de Nutrição da UFBA para o mandato 2011-2015

Foram nomeadas pela Magnífica Reitora da Universidade Federal da Bahia, Professora Dora Leal Rosa, as Profª Marilena Pacheco Assunção e Profª Rosângela Passos de Jesus Mazza, respectivamente Diretora e Vice-Diretora da Escola de Nutrição, no dia 08 de julho de 2011. Estiveram presentes na cerimônia: a Profª Iracema Santos Veloso que antecedeu a Profª Marilena na Diretoria da ENUFBA e atual Pro Reitora de Planejamento e Orçamento, como também Diretores de outras unidades da UFBA, professores e funcionários da ENUFBA. A magnífica Reitora Dora Leal Rosa em seu discurso, não economizou palavras de elogios a gestão anterior da ENUFBA, como também aos serviços que a Escola de Nutrição presta à sociedade, através dos seus cursos, de Nutrição já consolidado e de Gastronomia em consolidação e dos seus quadros: docente, de funcionários e discentes. Ressaltou ainda as pesquisas através dos programas de pós-graduação e extensão.E desejou a equipe a qual empossou sucesso na gestão que se inicia, reiterando o compromisso firmado com a ENUFBA. Durante a cerimônia, a Diretora agradeceu à equipe da Reitoria, aos professores, servidores e estudantes pelo apoio recebido, conforme trechos do seu discurso: “Faço aqui a minha homenagem a todos ex diretores, vice diretores, ex professores, ex servidores técnicos administrativos e ex alunos por cada momento e cada passo de progresso e evolução para esta Escola. Nós atuais, temos o compromisso de dar continuidade e ampliar as atividades numa forma de poder devolver para a sociedade conhecimentos, profissionais e prestar serviços. Nossos sinceros agradecimentos.

Agradeço nesse momento a todos, à reitora, os Pró reitores, coordenadores dos colegiados de cursos de graduação e pós graduações, chefes de departamento, representantes dos docentes nos diversos Conselhos, professores, servidores dessa escola e da Universidade, que nos prestam serviços, alunos, pelo convívio, participação e apoio durante esse período de transição e continuar agradecendo por esses 04 que estarei à frente dessa Unidade.















Agradeço a confiança dos seguimentos da escola de nutrição Professores, servidores técnico administrativos, estudantes, trabalhadores terceirizados, a Profª Iracema Santos Veloso e ao Professor José Ângelo Wenscelaus Góes, por me apoiar confiando que poderia dar continuidade ao seu trabalho e a Professora Dora quando me nomeou Diretora Pro Tempore em Março desse ano, ate a posse da nova direção que hoje assumo.

Firmo aqui o compromisso, também em nome da Vice-diretora, Profª Rosângela Passos de Jesus, de dedicar-me aos trabalhos de aperfeiçoamento da Nutrição, correspondendo à confiança da nossa comunidade, que apoiou nossa candidatura através dos votos apurados.” “Devemos procurar novos meios, para preservar a excelência em ensino, pesquisa e extensão, que constituem os seus principais objetivos. As estruturas de gestão da ENUFBA e da UFBA precisam continuar sendo objeto de reflexão dos docentes, funcionários e alunos. Esta reflexão deverá resultar em decisões da Congregações e Conselho Universitário, em uma sucessão de reformas que, sem prejudicar o sistema gerencial em vigor, continue o aprimoramento da administração e agilize a organização acadêmica.” (Marilena Pacheco Assunção).



Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (1979), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência na área de Alimentação e Nutrição, com ênfase em Administração de Serviços de Alimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abastecimento, Avaliação de Políticas Públicas na Área de Alimentação e Nutrição e Ergonomia do Trabalho.









Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (1989), Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Nutrição Clínica de pacientes atendidos a nível hospitalar e Ambulatório, com ênfase em Nutrição e Hepatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição enteral, nutrição parenteral total NPT, desnutrição, doenças hepáticas, câncer, dieta e avaliação nutricional.

A data de 08 de julho de 2011 marcou não apenas a posse da nova diretoria como a despedida da ex –Diretora da ENUFBA, Profª Dra. Iracema Santos Veloso, que assumiu em 2006, se re-elegendo em 2010 e ficou no cargo até o início de 2011, por ocasião do convite para assumir a Pró Reitora de Planejamento e Orçamento. A profa. Iracema Santos Veloso teve como principais características da sua administração, a humildade e dedicação exclusiva à nossa Escola, buscando sempre o desenvolvimento da Unidade em todos os aspectos administrativos e humanos. No seu mandato conseguiu verba para a construção do novo prédio da Escola de Nutrição, ao mesmo tempo em que foi introduzido o curso de Gastronomia, implantou a página da Escola: www.nutricao.ufba.br e também, o Boletim Informativo da ENUFBA que é este veículo de informações à comunidade acadêmica, dentre outros feitos. Os sentimentos de gratidão, respeito e admiração à profa. Iracema Veloso, é de todos os que compõem a ENUFBA, por sua doação ao trabalho engrandecendo a nossa Escola e nos sentimos muito honrados por estar a mesma cumprindo mais uma missão na Pró Reitora de Planejamento e Orçamento da UFBA.

“Uma grande escola só se constrói se em determinado momento lideres e liderados possuem a mesma determinação, o mesmo objetivo, compromisso profissional e acima de tudo competência para desenvolver ações benéficas à comunidade a qual é destinado o trabalho.”

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador - PISAT/ISC/UFBA. Tem experiência na área de Nutrição, Trabalho e Saúde Coletiva, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Nutricional, Nutrição em Saúde do Trabalhador, Avaliação de Programas de Alimentação para o Trabalhador e o impacto na saúde.








Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...