Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 02/11/2011

Boletim Digital da Escola de Nutrição da UFBA comemora sua 100ª Edição


Nosso boletim eletrônico celebra hoje a marca de 100 edições.Suscitado pela Profa. Dra. Iracema Santos Veloso, ex-Diretora da Escola de Nutrição da UFBA e atual Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento da UFBA, o Boletim foi planejado com o objetivo de facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica da ENUFBA. A edição nº 100 ultrapassa os limites, atualmente é um elo de informação e comunicação entre as instituições de ensino superior públicas e privadas, como também com a sociedade. Desde seu primeiro número, o Boletim cumpre esta tarefa da divulgando notícias e artigos de interesse da área de nutrição e gastronomia. Ao longo de suas 99 publicações esta tarefa foi progressiva e continuamente elaborada pelo próprio crescimento da ENUFBA. Indúbitavelmente, tal crescimento teve como protagonistas os docentes e os discentes e suas interações de ensino,pesquisa e extensão, além das interações com sociedade e seus interesses comuns. Desta forma, agradecemos as contribuições e convocamos a comunidade acadêmica a enviarem contribuições e assim sermos mais representativos na divulgação do saber e do saber fazer. Cada edição do boletim é enviado diretamente para mais de 2.000 interessados. Todas as edições ficam disponíveis para dowload no site da ENUFBA mantendo o registro do que já foi publicado.



Conselho Acadêmico de Ensino aprova ENEM no processo seletivo da UFBA

O Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia, por ampla maioria, decidiu no dia 07 de dezembro de 2011 que, a partir do processo seletivo para ingresso de novos alunos em 2013, que será realizado no segundo semestre de 2012, o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio será adotado pela UFBA em substituição à primeira fase do vestibular, para os Cursos de Progressão Linear. As provas da segunda fase continuarão a ser realizadas pela própria UFBA. As discussões sobre este assunto tiveram início no primeiro semestre deste ano, tendo inclusive sido promovido um seminário sobre o tema, no dia 18 de julho, com a presença de representante do INEP e dos Pró-Reitores de Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Minas Gerais, que já adotam o ENEM. A UFBA já adota o ENEM para a seleção dos candidatos às duas novas modalidades de curso da instituição, os Bacharelados Interdisciplinares (Bi) e Cursos Superiores de Tecnologia (CST).



Avaliação do Desempenho Curso de Nutrição- UFBA no ENADE 2010

O curso de Nutrição da Escola de Nutrição da UFBA alcançou no ENADE 2010 o conceito 4,0, fruto do desempenho de oito componentes avaliados pelo INEP/MEC. O conceito situa-se em uma faixa que pode ser classificada como boa, porém, seu desempenho frente a outras instituições de ensino superior pode ser questionado e melhorado. Vale ressaltar que os conceitos alcançados tanto no ENADE 2007 quanto no de 2010, são influenciados pelos movimentos estudantis, que posicionam-se contrários ao tipo e objetivos da avaliação do MEC através do ENADE, resultando muitas vezes em boicotes à prova. O Colegiado do Curso entende que o curso necessita passar por reformulações, não para somente atender as expectativas contemporâneas de formação do nutricionista, mas também para atender integralmente as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Nutrição. Ao mesmo tempo, reconhece que o curso tem a capacidade de formar indivíduos hábeis na profissão de nutricionista, com capacidade critica e tendo por base uma formação interdisciplinar e humanística.

Agradecimentos

O primeiro contato que tive com o Boletim da ENUFBA, é claro, foi via web, com o objetivo conhecer um pouco mais a “Casa Verde” que me receberia de volta. Não a volta do “filho pródigo”, mas a volta da docente que retomaria sua carreira interrompida. A “Casa Verde” exercia um fascínio para mim antes e ao receber minha reassunção dia 09 de dezembro de 2009, há dois exatos anos atrás, de ser parte de um seleto clube de pessoas, que tem como objeto de vida, o ensino, a pesquisa e a extensão. Formar pessoas, ser formador de opinião, responder as cruciais dúvidas com pesquisas científicas, e através delas atender às necessidades da sociedade, é parte do meu universo, do meu “sacroofício”, e as atividades de ensino-aprendizagem, a colaboração efetiva na formação de nutricionistas e gastrólogos ( grastonômos), no desenvolvimento de habilidades e competências capazes de atender a demanda do mercado de trabalho. Sou blogueira e transito na geoweb há alguns anos, e este fato motivou a atual Diretora da ENUFBA a solicitar minha colaboração no boletim. Convite que muito me honrou e que foi prontamente aceito. Nossa primeira reunião de trabalho junto com as graduandas em nutrição, Rosimeire e Amanda deu um novo “tom” ao trabalho e nós colocamos em prática as idéias que planejamos em conjunto. Sou grata, em primeiro lugar a Deus! Grata também: a Profª Iracema Veloso e Profª Marilena Pacheco pela ética e justiça que ambas exercem seus cargos e por me proporcionar condições de exercer minhas atividades laborais; ao Prof Naomar e a Profª Dora que no exercício do reitorado me respeitaram como pessoa e como profissional; aos meus pares por partilhar comigo o espaço acadêmico; aos funcionários nas pessoas de Ana Souza e Rafael pelo atendimento sempre solícito; as graduandas Rosimeire e Amanda e principalmente aos meus alunos, que são minhas “ razão e sensibilidade”. (Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo)

É com muita honra que escrevo para homenagear a 100ª Edição do Boletim Informativo da Escola de Nutrição da UFBA. Este projeto foi idealizado pela Profa. Dra. Iracema Santos Veloso, ex-Diretora da Escola de Nutrição da UFBA, atual Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento da UFBA. No dia 15 de maio de 2009, lançamos nossa 1a edição, com vistas a alcançar toda a comunidade acadêmica da ENUFBA, além de ampliar a divulgação para os demais cursos de Nutrição de todo o Brasil, informando sobre os principais acontecimentos da nossa Escola, além de trazer informes atuais do que acontece na área da Nutrição no Brasil. Este projeto foi de grande relevância para a minha formação acadêmica, pois fui selecionada para atuar como bolsista sob a orientação da Profa. Dra. Iracema Santos Veloso, esta pessoa que passei a admirar pela inteligência, competência e dedicação exclusiva com que tinha com a nossa “Casa Verde”, a nossa eterna Escola a qual formou várias gerações e formará tantas outras que ainda virão. Neste mesmo ano do lançamento do Boletim, participei também do levantamento bibliográfico para a publicação “Produção Científica da Escola de Nutrição da UFBA 1996-2008”, lançada em maio deste ano. Ao longo da caminhada, tivemos valiosas colaborações de Mestres e Doutores, tais como: Profa. Iracema Veloso, Profa. Marilena Assunção, Profa. Linda Susan, Prof. José Ângelo Góes, Profa. Márcia Regina, Profa. Roseanne Dantas, Profa. Ana Marlúcia, Prof. Walison Rogério, Profa. Gardênia Fontes, Profa. Lílian Ramos, Profa. Nilze Villela, Profa. Rosângela Passos, dentre outros nomes que aqui não caberia. Muito obrigada. Agradeço também, às alunas Ítala e Adriele pela colaboração prestada e à Amanda Blesa que vem assumindo brilhantemente a edição do Boletim, em virtude das minhas atividades de Estágio. O meu agradecimento à Profa. Iracema Santos Veloso e às Profa. Marilena Pacheco Assunção e Profa. Linda Susan por terem abraçado este projeto e permitido a sua continuidade. Parabéns! (Rosimeire Santos- Graduanda de nutrição).

Faço minhas as palavras de Rosimeire, tenho muito prazer em fazer parte desta história. Agradeço principalmente a Profa. Lílian Ramos por ter proporcionado a oportunidade de participar deste projeto, Profa. Iracema Veloso, Profa. Marilena Assunção, Profa. Rosângela Passos e a Profa. Linda Susan por contribuir na qualidade dos meus conhecimentos relacionados ao universo acadêmico.Por fim e não menos importante agradeço a Rosimeire por sua paciência e dedicação na minha inserção. (Amanda Blesa- Graduanda de Nutrição).






Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...