Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-Nut
Última atualização 25/08/2009

Novos Tempos na Escola de Nutrição

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia – CONSUNI, aprovou recurso na ordem de R$ 3.900.000,00 (três milhões e novecentos mil reais), proveniente do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, para construção do novo prédio da Escola de Nutrição que vai abrigar os Cursos de Bacharelado em Nutrição e em Gastronomia.

O novo curso noturno de gastronomia com 90 vagas anuais e a ampliação de 20 vagas para o Curso de Nutrição totalizando 110 novas vagas foram aprovados pela Congregação da Enufba e representa um aumento de 137,5% das vagas existentes. Desde o ano de 2008, diante da expectativa de liberação do recurso, a direção da Enufba em parceria com o Setor de Planejamento Físico da PROPLAD, envidaram esforços para a realização do projeto arquitetônico e complementares o que possibilitou o início imediato das obras. A área a ser construída é de 3.308,86 m2. O prédio tem 04 pavimentos com instalações adequadas aos portadores de necessidades especiais. O térreo se destinará ao funcionamento administrativo da Escola e moderno auditório com capacidade para 120 pessoas. O 1º pavimento será destinado aos laboratórios de gastronomia e nutrição, com instalações adequadas para realização das aulas práticas. O 2º e 3º pavimentos serão destinados a 60 gabinetes individuais para os professores e terão ainda uma área de estar voltada para a nova praça cercada de mangueiras.

Construção dos Laboratórios Cozinha Quente 1 e 2 e Cozinha Fria

Fotos da obra

Nutrição a 2000 Km/H

Nestes últimos dias com o início da construção do prédio os preparativos tiveram que ser acelerados e a Escola de Nutrição passou por muitas mudanças. O 1º andar da ala esquerda da Escola teve que ser desocupado o que demandou um grande esforço e compreensão por parte de toda a comunidade, principalmente os docentes que há muitos anos estavam instalados em suas salas, com uma grande quantidade de materiais didáticos. Foi um corre-corre e um vai e vem, um verdadeiro clima de mudança que contagiou a todos. Embora os novos espaços fossem pequenos foi possível com muita criatividade acomodar docentes, grupos de pesquisa e centros colaboradores para que os trabalhos não sofressem solução de continuidade. A nossa biblioteca está funcionando em conjunto com a biblioteca da Escola de Enfermagem no 3º andar e o acervo já está disponível para empréstimo, consulta e devolução. Posteriormente, terá sua sede definitiva na Biblioteca Universitária de Saúde - BUS, que se encontra em fase final de construção e fica em frente ao novo prédio da Escola de Nutrição. As aulas teóricas do curso de Nutrição passarão a ser ministradas no Pavilhão de Aulas do Canela – PAC I e as de Gastronomia serão ministradas no PAF III em Ondina. Para facilitar a comunicação e dar apoio aos estudantes, a coordenação do Colegiado de Gastronomia ficará instalada no Centro de Convivência em Ondina. Como os laboratórios não sofrerão interferência, as aulas práticas continuarão na Enufba, assim como os colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição que não terão seu funcionamento alterado.

Vencendo os Desafios

Ao longo dos seus 53 anos de existência, a Escola de Nutrição enfrentou diversas dificuldades para estruturação do curso. Não possuíamos sede própria no início da sua criação e funcionávamos em locais diversos: primeiro no Hospital Universitário Prof. Edgar Santos, salas 601 e 602, posteriormente no prédio da antiga Faculdade de Arquitetura que funcionava na Vitória. Após um longo tempo, mudamos de endereço mais uma vez, nos instalando em uma casa localizada na Rua Basílio da Gama, no Canela. Através de muito esforço do corpo docente de nossa escola, alcançamos nossa independência e conquistamos sede própria nos estabelecendo definitivamente na Avenida Araújo Pinho, n° 32, Canela desde o ano de 1985. Em busca de melhores condições para o corpo discente, docente e administrativo e, consequentemente, uma melhor qualidade de ensino, é que a Escola finalmente está conquistando seu merecido espaço ao ser contemplada com sua nova sede.




Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...