Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 10/04/2011

Lanchonetes terão que informar valor nutricional dos produtos

A partir de 2011, mais de sessenta redes de fast-foods de todo Brasil passarão a divulgar informações nutricionais dos alimentos comercializados. Na embalagem, devem conter obrigatoriamente o valor energético e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

A ação é resultado do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Ministério Público Federal de Minas Gerais e a Associação Nacional de Restaurantes. De acordo com o documento, as informações devem estar legíveis e em locais de fácil acesso para os consumidores. Saiba mais.

Informe técnico sobre o produto “Divine Shen” e o insumo “Caralluma fimbriata”

A ANVISA determinou a interdição cautelar do alimento “Divine Shen” importados da China, cuja detentora do registro é a empresa brasileira Apex International Trading Comércio LTDA, devido à suspeita de presença de sibutramina em sua composição. A suspensão da importação também foi determinada como medida de precaução pela resolução-RE 5914/2010.

Em relação ao insumo Caralluma fimbriata e aos produtos que contêm essa espécie vegetal em sua composição, a ANVISA esclarece que não há comprovação da segurança de uso e da eficácia terapêutica. Por isso, foi determinada a suspensão da importação, fabricação, distribuição, manipulação, comércio e uso, em todo o território nacional, pela resolução-RE 5915/2010. Saiba mais.

Agrotóxico metamidofós será banido do mercado brasileiro

O agrotóxico metamidofós só poderá ser utilizado, no Brasil, até 30 de junho de 2012. É o que determina a Resolução RDC 01/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA.

A decisão da ANVISA é fundamentada em estudos toxicológicos que apontam o metamidofós como responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal. Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor, conforme referências científicas e avaliação elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Saiba mais.



XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos será em Salvador

O Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (CBMVHA) realizará entre os dias 26 e 29 de abril, no Bahia Othon Palace, em Salvador-BA, o XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. No evento acontecerão paralelamente o V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, o I Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e Agravos Causados por Animais de Interesse à Saúde Pública e o III Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Este ano o congresso terá como tema central “O alimento nas próximas décadas: produzir sem agredir”. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.higienista.com.br Saiba mais.






Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...