Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 22/04/2011

Dicas de alimentação na Semana Santa

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) construiu uma página especial na internet para fornecer dicas e esclarecimentos sobre os cuidados necessários para garantir a segurança dos alimentos durante a Semana Santa. Uma dica importante na hora de comprar chocolates ou Ovos de Páscoa é verificar a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional constantes nos rótulos. Os ingredientes utilizados na preparação ou fabricação dos chocolates são declarados, na lista de ingredientes, em ordem decrescente de quantidade.

Assim, deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans devem ser priorizados. Acesse outras dicas da ANVISA.

A escolha pelo chocolate com maior teor de cacau é a melhor, visto que as pesquisas têm apontado o efeito de proteção cardiovascular do chocolate amargo e meio amargo que tem maior concentração de cacau. Outra escolha é o chocolate com cacau orgânico. Em João Pessoa na Paraíba o Sebrae apóia uma iniciativa da Farmácia de Manipulação(Roval) com o chocolate terapêutico, que usa as recomendações anteriores e manipula o produto acrescentando ingredientes terapêuticos prescritos por nutricionistas e médicos. Iniciativa que vem obtendo sucesso.(Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo/ENUFBA)

Sociedade Brasileira de Diabetes sediará evento na Bahia

A Sociedade Brasileira de Diabetes, através da sua Regional – Bahia, sediará o evento DIABETES BAHIA – 2011: Tecnologia e Comunicação na Prática Clínica no período de 28 a 29 de abril de 2011 no Centro de Convenções da Bahia.

O evento objetiva proporcionar aos clínicos, endocrinologistas, cardiologistas, geriatras, residentes, estudantes de Medicina (rede pública e privada), além de equipes multiprofissionais, de todo o Estado da Bahia, a possibilidade de uma atualização prática nos novos conceitos diagnósticos e terapêuticos em Diabetes. Inscrições.

Hospital Geral do Estado lança Manual e Protocolo de Terapia Nutricional

Foi lançado, no dia 5 de abril, o Manual e Protocolo de Terapia Nutricional no HGE. O evento, realizado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, fez parte da comemoração dos 20 anos do Hospital Geral do Estado (HGE). O documento é fruto da experiência da equipe de nutricionistas da área clínica no processo de cuidar e pela busca do aperfeiçoamento das práticas de atenção nutricional voltadas aos pacientes atendidos na unidade. Saiba mais.








Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...