Pressione Enter para enviar a busca.

CETAD UFBA

"As drogas não podem ser tomadas como um mal em si mesmas, como causa, senão de modo enviesado, ou como o avesso da causa"
Gey Espinheira

Municípios apresentam hoje proposta parcial para programa da SENAD

por Paula Boaventura em

Logo Ações Integradas

Os representantes municipais baianos que integram a comissão do plano operativo estadual do Programa “Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência” se reunirão hoje para apresentar as propostas parciais de intervenção em Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho. A comissão é formada por técnicos das secretarias de educação, desenvolvimento social e saúde dos municípios envolvidos, sob a coordenação de Denise Tourinho, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH) e de Carla Dalbosco, da Secretaria Nacional sobre Drogas (SENAD).

Boas Práticas – As propostas parciais serão baseadas nos projetos-piloto escolhidos pela SENAD/PRONASCI e que já foram apresentados à comissão, a saber, o Consultório de Rua (UFBA) e o Terapia Comunitária (UFCE). Segundo o professor e fundador da Terapia Comunitária, Adalberto Barreto, a boa prática consiste no atendimento a comunidades em situação de vulnerabilidade social, através de terapias em grupo orientadas por profissionais que passaram pelo curso de formação de terapeutas comunitários, a fim de “promover a saúde de forma preventiva”.

O Consultórios de Rua, apresentado pela representante da SESAB, Patrícia Von Flach, que já vivenciou a experiência do projeto criado pela equipe do Centro de Estudos e Terapia sobre Álcool e Outras Drogas (CETAD), visa atender à população de rua que sofre transtornos decorrentes ao uso de substâncias psicoativas e que não se mobilizam a buscar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Próximos Passos - Mais três encontros estão previstos para a consolidação do plano operativo do programa na Bahia. Na próxima sexta-feira (23), serão apresentados o projeto Lua Nova, voltado para a reinserção social de mães usuárias de drogas, e o programa de mapeamento e georreferenciamento da rede de atenção a usuários de drogas.

A assinatura do termo de compromisso está prevista para final de novembro, da qual participarão os ministros Tarso Genro e Jorge Félix, o Governador Jacques Wagner e os prefeitos municipais de Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho.

fonte: Redação CETAD Observa

create new tag

Logar