O Projeto

Este projeto tem como objetivo estudar os desejos miméticos (aqueles que imitam ou emulam modelos de herois e/ou rivais) dos órfãos de rua na literatura mundial, pois de acordo com o relatorio anual da UNICEF 2008, até o ano de 2020, existirão 800 milhoes de órfãos de rua espalhados pelo mundo, sendo muitos deles vitimas e algozes de violencia, como aqueles criados por escritores em diversas obras literarias, porém pouco tem sido desenvolvido em nivel critico (principalmente o ficcional) a respeito.

O projeto, portanto, faz parte de um projeto temático de pesquisa encaminhado ao CNPQ, para que os alunos da Graduação, Pós-Graduação e Núcleos de Extensão da Universidade Federal da Bahia possam trabalhar o imaginario destes personagens em Literatura Comparada.

As atividades de pesquisa começaram em junho de 2009 com previsão de duração de três anos, até maio de 2012, podendo ser renovadas.

O projeto é coordenado pelo Prof. José Newton de Seixas Pereira Filho (Professor Adjunto de Literaturas e Língua Inglesa, do Departamento de Letras Germânicas), que orienta grupos de estudo em iniciação científica.

Atualmente os alunos envolvidos com o projeto escolheram as seguintes estudos:

1. Maise Xavier. Estudo dos desejos mimeticos de Fofo em "Faceless," de Amma Darko. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

2. Jacson do Espirito Santos. Estudo dos desejos mimeticos de Holden em "The Catcher in the Rye," de J.D. Salinger. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

3. Telma de Oliveira Martins. Estudo dos desejos mimeticos de Satelite, "Turtles Can Fly," de Bahman Ghobadi. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

4. Joelson de Oliveira Lima Segundo. Estudo dos desejos mimeticos de Jamal em "SlumDog Millionaire," de David Boyle. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

5. Felipe Torres de Albuquerque. Estudo dos desejos mimeticos de Nelio em "The Chronicler of the Winds," de Hennign Mankell. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

6. Miwkiywana Alencar Abe. Estudo dos desejos mimeticos de Kwita, em "Ali Zaoua: Prince of the Streets," de Nabil Ayouch. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

7. Jefferson Santos dos Socorro. Estudo dos desejos mimeticos de "Tsotsi" ("Infância Roubada"), de Gavin Hood. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

8. José Bezerra Segundo. Estudo do desejos mimeticos de Zits em "Flight," de Sherman Alexie. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

9. Lincoln Ribeiro dos Santos. Estudo dos desejos mimeticos de Sohrab em "The Kite Runner," de Khaled Hosseini . Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

10. Rui Tito Carteado Filho. Estudo dos desejos mimeticos de Freddie Highmore em "August Rush" ("O Som do Coração"), de Kirsten Sheridan. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

11. Ana Bárbara Alcântara da Silva. Estudo dos desejos mimeticos de Jim Travis em "Street Child," de Berlie Doherty. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Linguistica, Letras, e Artes) - Universidade Federal da Bahia.

12. Kátia Maria Silva de Andrade. Estudo dos desejos mimeticos de Maggie em "Maggie: a girl of the streets," de Stephen Crane. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Linguistica, Letras, e Artes) - Universidade Federal da Bahia.

O grupo atual compara e contrasta obras canonicas (p.ex.: romances, contos, poesias, pintura e filmes), levanta bibliografias relacionadas aos temas escolhidos, faz fichamentos em forma de resumos, e escreve artigos ligados as linhas de pesquisas adotadas, através das suas leituras dos mecanismos de bode expiatório, rituais de sacrifício e violência sagrada, seguindo a metodologia sobre os desejos mimeticos conceituados pelo filósofo, historiador e filólogo francês René Girard.

O projeto temático espera produzir um banco de dados em forma de guia multidisciplinar, contendo os principais desejos miméticos dos órfãos de rua pelo mundo da literatura, sobre literatura e violência, literatura e orfandade, e literatura e sociedade, frente às situações particulares desses personagens em diversas culturas, unindo o papel da universidade (das Humanidades, Letras, Artes, e Ciencia) com as comunidades mundo afora (na conscientização social, cultural e geopolitica).

Editar Anexar Versões Mais...