O projeto

A árvore do problema -

A sociedade, de um modo geral, cobra muito os valores dos órfãos de rua, mas quase ninguem pára para analisar quais valores os órfãos de rua desejam da sociedade.

Segundo a UNICEF, hoje inclusive, existem 100 milhões de órfãos de rua, e a previsão e de que existirão 800 milhões deles até 2020, espalhados pelo mundo.

Este projeto, portanto, tem como objetivo estudar os desejos miméticos do ponto de vista destes orfãos -- ou seja, os desejos que eles sinalisam -- ora imitando e ora emulando -- em bons ou maus comportamentos nas estorias narradas, para se entender melhor quais os papéis deles em diferentes culturas.

O projeto então faz parte de uma pesquisa tematica voltada a literatura comparada, encaminhada ao CNPQ, e que conta com a colaboração de alunos que formam grupos de estudos junto a Graduação, Pós-Graduação e Núcleos de Extensão da Universidade Federal da Bahia.

As atividades de pesquisa começaram em junho de 2009 com previsão de duração de três anos, até maio de 2012, podendo ser renovadas com outras obras a serem escolhidas.

Os alunos envolvidos com o projeto estão analisando as seguintes narrativas:

1. Maise Xavier. Estudo dos desejos mimeticos de Fofo em "Faceless," de Amma Darko. Início: 2009. Iniciação científica (Graduanda em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

2. Jacson do Espirito Santos. Estudo dos desejos mimeticos de Holden em "The Catcher in the Rye," de J.D. Salinger. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

3. Telma de Oliveira Martins. Estudo dos desejos mimeticos de Satelite, "Turtles Can Fly," de Bahman Ghobadi. Início: 2009. Iniciação científica (Graduanda em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

4. Joelson de Oliveira Lima Segundo. Estudo dos desejos mimeticos de Jamal em "SlumDog Millionaire," de David Boyle. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

5. Felipe Torres de Albuquerque. Estudo dos desejos mimeticos de Nelio em "The Chronicler of the Winds," de Hennign Mankell. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

6. Miwkiywana Alencar Abe. Estudo dos desejos mimeticos de Kwita, em "Ali Zaoua: Prince of the Streets," de Nabil Ayouch. Início: 2009. Iniciação científica (Graduanda em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

7. Jefferson Santos dos Socorro. Estudo dos desejos mimeticos de "Tsotsi" ("Infância Roubada"), de Gavin Hood. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

8. José Bezerra Segundo. Estudo do desejos mimeticos de Zits em "Flight," de Sherman Alexie. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

9. Lincoln Ribeiro dos Santos. Estudo dos desejos mimeticos de Sohrab em "The Kite Runner," de Khaled Hosseini . Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

10. Rui Tito Carteado Filho. Estudo dos desejos mimeticos de Freddie Highmore em "August Rush" ("O Som do Coração"), de Kirsten Sheridan. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

11. Ana Bárbara Alcântara da Silva. Estudo dos desejos mimeticos de Jim Travis em "Street Child," de Berlie Doherty. Início: 2009. Iniciação científica (Pos-Graduanda em Linguistica, Letras, e Artes) - Universidade Federal da Bahia.

12. Kátia Maria Silva de Andrade. Estudo dos desejos mimeticos de Maggie em "Maggie: a girl of the streets," de Stephen Crane. Início: 2009. Iniciação científica (Pos-Graduanda em Linguistica, Letras, e Artes) - Universidade Federal da Bahia.

Os alunos comparam e contrastam essas obras canonicas com romances, contos, poesias, pintura e filmes do genero, levantam bibliografias relacionadas aos temas escolhidos, fazem fichamentos em forma de resumos, e escrevem artigos ligados as linhas de pesquisas adotadas, para apresenta-los em congresso, feiras, e seminarios, através das suas leituras ou olhar critico sobre os mecanismos de bode expiatório, os rituais de sacrifício, a violência sagrada, seguindo a metodologia sobre esses tais desejos mimeticos, termo emprestado do filósofo, historiador e filólogo francês René Girard.

O projeto temático espera produzir um banco de dados em forma de guia multidisciplinar, contendo os principais desejos miméticos dos órfãos de rua pelo mundo da literatura, sobre literatura e violência, literatura e orfandade, literatura e familia, e literatura e sociedade, frente às situações particulares desses personagens em diversas culturas, unindo o papel da universidade (das Humanidades, Letras, Artes, e Ciencia) com as comunidades mundo afora (na conscientização social, cultural e geopolitica).

Editar Anexar Versões Mais...