Instituto de Química - UFBAPainel Alquimia de Márcia Magno UFBA Painel Alquimia de Márcia Magno

Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química

RETIFICACÃO no. 01 de 24/11/2011

O Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia vem oferecendo regularmente, desde 1968, um curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado, em que já foram formados mais de 370 mestres. Atualmente, o curso possui conceito 5, pela avaliação da CAPES e consta de quatro áreas de concentração: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. O curso de Doutorado foi fundado em 1992 e tem duas áreas de concentração: Química Analítica e Química Orgânica. Até o presente foram formados 163 doutores.

Para o primeiro semestre de 2012, estarão disponíveis as seguintes vagas:
Nível de Curso Brasileiros Estrangeiros
MESTRADO 30 03
DOUTORADO 30 03
Total 60 06

O período de inscrição será de 24.11 a 01.12.2011

Os documentos para efetivação da inscrição devem ser entregues na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, no horário das 09h às 12h e 14 às 16h de segunda a sexta-feira. Alternativamente poderão também entregar os documentos na Secretaria dos Departamentos do Instituto de Química da UFBA, no horário de funcionamento da Secretaria da Diretoria, fixada na porta da Diretoria, sala 305 do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia: 09h às 12h30min e 14h30min às 18h30min.

Também serão aceitas inscrições pelos Correios, via sedex, desde que sejam postadas para o endereço UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, INSTITUTO DE QUÍMICA, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, Rua Barão de Geremeoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina, Salvador, Bahia, - CEP 40.170-115, até o dia 01 de dezembro de 2011 e a ficha de inscrição enviada via email ou fax. Serão homologadas apenas as inscrições que apresentarem todos os documentos requeridos para a inscrição.

Documentos para Inscrição:
1. Ficha de inscrição preenchida, assinada pelo orientador de estudos habilitado de acordo com a Tabela 1, e tema do projeto a ser desenvolvido;
2. Cópia de Identidade e CPF;
3. Cópia autenticada, do Diploma ou Certificado de conclusão do curso ou Declaração de aluno provável concluinte, expedida pelo Coordenador de Graduação da Instituição de origem;
4. Histórico Escolar;
5. Curriculum Vitae, modelo Lattes, completo, atualizado, com cópia dos documentos comprobatórios;
6. Carta de aceitação do orientador credenciado, habilitado de acordo com o item 6 desta Seleção (para candidatos ao Doutorado);
7. Guia de recolhimento referente à taxa de inscrição (Mestrado R$ 30,00 e Doutorado R$ 40,00)


PROCESSO DE SELEÇÃO - MESTRADO

1- A seleção será realizada por uma banca examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.
2- A seleção para as várias áreas de concentração constará de:
2.1 - Um exame de proficiência em língua inglesa :
O exame de inglês será eliminatório e não contará pontos para a média final. Será permitido o uso de dicionário durante a prova, que terá duração de 2 (duas) horas. Caso o candidato
seja ex-aluno (reingresso) deste Programa de Pós-Graduação em Química ou de outro Curso de Pós-Graduação, desde que comprove a sua aprovação no exame, e deseje solicitar dispensa da prova de proficiência em língua inglesa, deverá solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição.
2.2 - Avaliação Escrita - Prova de Conhecimentos de Química:
Constará de 12 questões abertas envolvendo conhecimentos básicos de Química, das quais o candidato deverá responder 10. Este exame será realizado em uma sessão de 03 (três) horas e valerá um total de 70 (setenta) pontos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
1. J. B.Russel Química Geral Vol. 1 e 2. Ed. Makron Books (Pearson), 2004.
2. Atkins, P. & Jones, L., Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.
a) As provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos imediatamente antes da aplicação da mesma.
b) Os alunos do IQ da UFBA (formandos ou recém-formandos) que tenham realizado IC e obtido CR > 8,0 (sem reingresso no curso, sem transferências de qualquer espécie e sem ter
ingressado como portador de diploma em curso superior), poderão ser dispensados da prova descrita no item 2.2 a critério do Colegiado.
c) Com relação ao que trata o item anterior, poderão ser dispensados até três alunos (10% das vagas), sendo estes os alunos que tiverem os maiores valores de CR. Havendo empate, prevalecerá o menor número de semestres cursados para a integralização do curso, seguido de numero de artigos publicados e de participação em eventos científicos atestados no Curriculum Vitae, modelo Lattes. O candidato interessado deve solicitar dispensa, no ato da inscrição, anexando a documentação comprobatória.

2.3 - Avaliação Oral:

a) A avaliação oral envolverá temas relativos à análise do curriculum vitae e do histórico escolar do candidato, pontuando-se até 30 (trinta) pontos na avaliação da documentação apresentada.
b) Serão convocados para a avaliação oral os candidatos que foram aprovados em inglês e que tenham obtido pontuação na prova de Conhecimentos de Química (item 2.2) igual ou superior à média dos candidatos.
3 - A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção. No final do processo, a comissão elaborará uma lista (em ordem alfabética) com os alunos habilitados para ingresso no Mestrado.

4- O candidato que estiver pleiteando bolsa de estudo da cota do programa (CNPq e CAPES) deverá se submeter a uma prova de Seleção para Bolsas, em seqüência à Prova de
Conhecimentos de Química
, com duas horas de duração, envolvendo conhecimentos básicos de Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química. As provas serão identificadas exclusivamente por códigos alfanuméricos atribuídos aleatoriamente a cada um dos candidatos imediatamente antes da aplicação da mesma. Após o final do processo de seleção de que trata o item 2 deste Edital, a comissão elaborará uma lista com as notas obtidas nesta prova escrita [em escala de 0 (zero) a 10 (dez)].

5- A distribuição das bolsas de mestrado do PPGQ será efetuada pela Comissão de Bolsas considerando a disponibilidade das mesmas, a nota da prova escrita do item anterior, bem como o perfil do orientador e do aluno. Na avaliação do perfil do orientador será considerado o número de alunos que possui sob sua orientação, o tempo médio de titulação dos
ex-orientandos e a sua produção científica no programa com participação discente.

PERÍODO DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO:

12.12.2011, segunda-feira, 09:00h - Avaliação Escrita - Prova de Conhecimentos de Química
12.12.2011, segunda-feira, 15:00h - exame de proficiência em inglês
13 a 16.12.2011, terça, quarta, quinta e sexta-feira - Avaliação Oral



PROCESSO DE SELEÇÃO - DOUTORADO

A seleção será realizada por uma banca examinadora designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ALÉM DA INSCRIÇÃO:
O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa (máximo de 08 páginas) acompanhado de ofício do Orientador, especificando em que linha de pesquisa o novo estudante deverá ser inserido, a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do trabalho, se solicitou bolsa a alguma Agência de fomento e/ou empresa, bem como se haverá necessidade de concessão de bolsa, nas cotas do Programa, para o novo estudante. O Projeto deverá ser entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, no horário das 09h às 12h e 14 às 16h de segunda a sexta-feira. Alternativamente poderão também entregar os documentos na Secretaria dos Departamentos do Instituto de Química da UFBA, no horário de funcionamento da Secretaria da Diretoria, fixada na porta da Diretoria, sala 305 do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia: 09h às 12h30min e 14h30min às 18h30min até o dia 05/12/2011;

Os Orientadores também deverão fazer uma seleção prévia dos seus Candidatos a Orientandos e enviar a avaliação, individual, por escrito, ao Colegiado, indicando a ordem de prioridade. Esta avaliação deverá ser entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Química, no horário das 08h às 12h de segunda a sexta-feira. Alternativamente poderão também entregar os documentos na Secretaria dos Departamentos do Instituto de Química da UFBA, no horário de funcionamento da Secretaria da Diretoria, fixada na porta da Diretoria, sala 305 do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia: 09h às 12h30min e 14h30min às 18h30min até o dia 05/12/2011.

a) Havendo necessidade de co-orientação, esta deverá ser informada no projeto e, caso o co-orientador não seja membro do PPGQ, cópia do CV LATTES deverá ser anexada ao projeto;
b) CV lattes do candidato;
c) O candidato que não tiver concluído graduação ou mestrado em Química deverá realizar e obter média 5,0 na prova de Conhecimentos de Química referente ao item 2.2 deste Edital ( dia 12/12/2011 ,), para que seja considerado habilitado à avaliação do item 6 do Edital.

6 - A seleção para o Doutorado constará das seguintes etapas:
a) Exame de Proficiência em Língua Inglesa e uma segunda língua (francês, espanhol, italiano ou alemão), a ser realizado no dia 12.12.2011 (segunda-feira, 13:00 horas),
na Sala de Aulas do PPGQ, no terceiro andar do Instituto de Química da UFBA. Os candidatos oriundos do Mestrado deste Programa de Pós-Graduação ou de outro Curso de Pós-Graduação, desde que comprovem a sua aprovação no exame, e desejarem solicitar dispensa da prova de proficiência em língua inglesa, deverão solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição. Caso o candidato seja ex-aluno (reingresso) de Doutorado e deseje solicitar dispensa do exame de proficiência em línguas estrangeiras (duas), deverá solicitar, por escrito, no ato de sua inscrição.

b) Apresentação oral (duração 15 minutos) sobre o projeto de tese apresentado, seguido de argüição do mesmo, que ocorrerão no período de 13 a 16.12.2011, de acordo com a programação de entrevistas publicada no quadro de avisos do Programa de Pós-Graduação em Química.
c) Avaliação do perfil do candidato (através do Histórico Escolar e CV Lattes) e do perfil do orientador, levando-se em consideração o número de alunos que possui sob sua orientação, o tempo médio de titulação dos ex-orientandos e a sua produção científica no programa com participação discente.
d) A banca examinadora classificará os candidatos que tenham participado de todas as etapas do processo de seleção. No final do processo, a comissão elaborará uma lista (em ordem alfabética) com os alunos habilitados para ingresso no Doutorado.
e) A distribuição das bolsas de doutorado do PPGQ será efetuada, em época oportuna, pela Comissão de Bolsas considerando a disponibilidade das mesmas bem como o perfil do orientador (item c) e do aluno.

ORIENTADORES CREDENCIADOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Ana Maria Pinto dos Santos

Artur José Santos Mascarenhas

Cristina Maria A.L.T. da M.H. Quintella

Fabio Gorzoni Doro

Geraldo Domingues Matos

Gisele Olimpio da Rocha

Heloysa Martins Carvalho Andrade

Jailson Bittencourt de Andrade

Jorge Mauricio David

Juceni Pereira de Lima David

Kleber Queiroz Ferreira

Leonardo Sena Gomes Teixeira

Lícia Passos Santos Cruz

Luciana Almeida da Silva

Marcos Malta dos Santos

Maria das Graças Andrade Korn

Maria do Carmo Rangel Santos Varela

Mauricio Moraes Victor

Pedro Afonso de Paula Pereira

Regina Maria Geris dos Santos

Renata Galvão de Lima

Sérgio Luis Costa Ferreira

Silvio do Desterro Cunha

Soraia Teixeira Brandão

Valéria Belli Riatto

Valfredo Azevedo Lemos

Vanessa Hatje

Vânia Palmeira Campos

Wilson Araújo Lopes

Zênis Novais da Rocha

     Rua Barão de Geremoabo, 147
       Campus Universitário de Ondina
      CEP: 40.170-115, Salvador - BA
Tel:(71) 3263-6800 / 6807
E-mail: iquimica@ufba.br
Editar Anexar Versões Sair Mais... credito.png