Instituto de Química - UFBAPainel Alquimia de Márcia Magno UFBA Painel Alquimia de Márcia Magno

Linhas de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Química

Química Ambiental

A pesquisa em Química Ambiental, no Brasil, até o início dos anos 80 consistia principalmente no monitoramento das concentrações de poluentes. Nesta última década esta área da Química tem modificado a sua linha de atuação e já se encontram vários grupos dedicados a estudos básicos do fenômeno em si.

No IQ-UFBA destacam-se as seguintes áreas:

a) Química Atmosférica - os grupos de pesquisadores têm trabalhado em variados temas, envolvendo o desenvolvimento de novos métodos analíticos para a determinação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas, sob forma de gás ou associada a aerossóis atmosféricos; estudo de reações atmosféricas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, água oxigenada, aldeídos, álcoois, compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e ácidos fortes. Também, tem sido estudados modelos receptores e de dispersão, e transporte de aerossóis atmosféricos.

b) Oceanografia Química - têm sido realizados estudos relacionados com a presença e distribuição de poluentes inorgânicos e orgânicos em ambientes marinhos costeiros, assim como a identificação e utilização de traçadores químicos de fontes, focalizando principalmente a baía de Todos os Santos (a maior da costa brasileira). Mapas da distribuição de metais pesados e substâncias orgânicas (hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos -PAH, assim como bifenis clorados - PCB's e pesticidas organoclorados) foram obtidos para sedimentos e bivalves em toda a extensão desta baía.

c) Biomonitoramento Ambiental - têm sido realizados estudos relacionados com a identificação e/ou utilização de biomonitores de poluentes químicos em sistemas aquáticos e terrestres, inclusive em humanos, visando estabelecer relação de dose/resposta. Dois estudos de casos interdisciplinares no Recôncavo Baiano foram efetuados, em que biomonitores terrestres e marinhos foram identificados e onde a exposição/efeito nos humanos foi estabelecida : mercúrio, na Enseada dos Tainheiros e cádmio e chumbo no Estuário do Subaé.

Docente(s) envolvidos:
Jailson Bittencourt de Andrade
Luciana Almeida da Silva
Pedro Afonso de Paula Pereira
Tânia Mascarenhas Tavares
Vânia Palmeira Campos
Vera Lúcia Câncio Souza Santos

     Rua Barão de Geremoabo, 147
       Campus Universitário de Ondina
      CEP: 40.170-115, Salvador - BA
Tel:(71) 3263-6800 / 6807
E-mail: iquimica@ufba.br
Editar Anexar Versões Sair Mais... credito.png