Podcast - Ajuda!!



O que é podcasting

Podcasting compreende a todo o processo de produção de material digital (áudio, ví­deo, texto ou imagens), de sua publicação na internet e distribuição para os subscritos no site via Web.

O que é podcast?

Pode ser denominado podcast tanto os programas de áudio, vídeos, etc, publicados quanto o site ou ambiente que os hospedam.

O que é RSS?

RSS é um dialeto do XML para entrega de atualizações de sites via Internet. O arquivo que provê o canal RSS para um é chamado de feed RSS. Pode conter links para as páginas alteradas, resumos, e até mesmo a URL dos arquivos para download.

Você pode registra o nosso feed RSS em seu programa agregador de feeds e receber notificações de alterações e novas publicações do nosso podcast, sem precisar vir até o site.

O que são licenças?

Licenças de produções intelectuais e artísticas podem ser vistas como contratos entre os autores e o seu público, onde estão descritos os direitos e deverem das partes.

"O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais."

Existem uma coleção de licenças que diferem por exigir ou não: Uso Não Comercial, Não à Obras Derivadas e Compartilhamento pela mesma Licença. Você pode escolher qual licença creative commons usar!

ATENÇÃO: Caso não seja indicado uma licença em específico para os materiais produzidos pela equipe da Rádio, será adotada a licença Creative Commons by-nc-sa por padrão.

Veja mais sobre este assunto a partir da nossa página sobre Creative Commons.

Leia também sobre a GNU Free Documentation License e a GNU General Public License da Free Software Foundation? .

Como cadastrar o formato do podcast?

Para cadastrar o formato do podcast, você deve considerar o arquivo principal, visto que um post pode contém vários tipos de mídias.

Exemplo: Você quer disponibilizar um programa de rádio, mas para ele também foi criado um cartaz e um release. Cadastre o podcast como "Áudio" que é o produto central.

Como cadastrar a data do podcast?

Use o formato internacional: AAAA-MM-DD.

Exemplo: para um post cadastrado em 13 de Junho de 2007 o formato deve ser: 2007-06-13.

É muito importante que este formato seja seguido para que os posts fiquem corretamente ordenados dos mais recente para o mais antigo. Na "blogosfera" a cronologia é muito importante por se tratar de conteúdos frequentemente alterados ou criados.

O que cadastrar no campo "post" do podcast?

A caixa de texto denominada Post, servi para a entrada de um texto descritivo sobre o podcast a ser anexado ou outros textos de apoio.

Como anexar o podcast?

Após cadastrar os dados do podcast no formulário de publicação, um novo tópico do TWiki será criado.

Com o post criado, anexe o podcast usando o botão anexar do TWiki (figura de clipes no rodapé da pégina).

Como anexar múltiplos podcasts em um só post?

Como os post do nosso Podcast são tópicos TWiki, você pode anexar 1 ou mais arquivos normalmente usando o botão anexar do rodapé (figuras de clipes).

Como visualizar todos os podcast cadastrados?

Na página inicial do Podcast, são apresentados até uma quantidade de 10 posts. Portanto o tópico de Arquivo de Posts serve para visualização de todos os podcasts cadastrados.

Como utilizar o Web player do Posdcast?

Em cada post, são listados os arquivos anexados após a mensagem: "Arquivos para ver ou ouvir".

Caso este arquivos sejam de áudio ou de vídeo, eles poderão ser executados sem a necessidade de download e/ou player do computador do ouvinte. Clicando-se sobre os links dos nomes dos arquivos uma janela Pop-up será aberta e iniciará a execução do áudio ou vídeo.

Para a re-execução das mídias os links dos seus nomes devem ser novamente acionados. Para a interrupção da execução a janela deverá ser fechada.


-- MonicaPaz - 13 Jun 2007

Editar Anexar Versões Mais...

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo
última revisão: r1 - 13 Jun 2007 - 18:53:39 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA