Sobre a Rádio FACED
por
O que é?
A Rádio FACED é parte do projeto de pesquisa do GEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, entitulado
Do MEB à WEB: O Rádio na Educação. Coordenado pelo Prof. Nelson Pretto, conta com o apoio de voluntários e de bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e financiados pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Rádio FACED transmite 24h por dia e possui programação musical além de programas sobre inclusão digital, economia solidária, crônicas e variedades. Estes programas são produzidos pelos voluntários com a supervisão da equipe da rádio, mas também veiculam-se contribuições de outros grupos e web rádios. A Rádio FACED abre espaço em sua programação para transmissões ao vivo de eventos e palestras que estejam (não somente) no âmbito da Educação, Comunicação e Tecnologias.
Como surgiu?
Surgiu da possibilidade de se aplicar a web rádio na educação em analogia ao MEB - Movimento de Educação de Base, projeto de educação via rádio desenvolvido há mais de uma década.
Inicialmente, foi criada a Rádio Webalizando a partir das discussões oriundas da Disciplina Polêmicas Contemporâneas, ministrada pelo Prof, Nelson Pretto na FACED/UFBA. Na rádio Webalizando os alunos da disciplina veiculavam entrevistas da sua própria produção. Mais tarde, este grupo originou a Rádio FACED, que iniciou suas transmissões em fase experimental em abril de 2005, utilizando-se apenas de softwares livres na produção e transmissão de conteúdos.
Por quê e pra quê?
" O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, que ao valorizar a ludicidade promove o "brincar", o "criar”, o “desafiar” alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo.
O Rádio na educação, além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade. Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social, contribuindo para a formação de consciência cidadã.
Tendo em vista esta possibilidade, apresentamos a Rádio Faced como espaço promotor de ludicidade ". [1]
Quem?
Atualmente a Rádio FACED conta com as bolsistas Mônica Paz e Adriana Cerqueira, e alguns voluntários. Veja o tópico
QuemSomos para saber quem está participando e quem já passou por aqui.
Você também está convidado a juntar-se a nós, elaborando programas, vinhetas, ou qualquer outro tipo de contribuição.
Como participar?
- Equipe de voluntários: A Rádio FACED está aberta a voluntários que queiram fazer contribuições para a produção de programas e vinhetas, sendo orientados pela equipe da Rádio;
- Telefone: Fale com a equipe da Rádio FACED ligando para (71) 3263-7267;
- E-mail: Envie suas críticas, dúvidas, sugestões e outras contribuições para radio@faced.ufba.br;
- Chat: Interaja com outros ouvintes! Durante as transmissões ao vivo envie perguntas e comentários sobre o evento e a Rádio.
O que já rolou?
Um pouco de história...
- ??/???? - Surge a Rádio Webalizando, precursora da Rádio FACED
- 08/2004 - Começa a pesquisa Do Meb à Web: O Rádio na Educação, tendo Alexandre e Carla como bolsistas.
- 11/2004 - Criada a o grupo radio_faced no yahoogrupos
- 04/2005 - Entra em atividade a Rádio FACED!
- 05/2005 - Primeira "Transmissão Ao Vivo" da Rádio FACED - Defesa de Mestrado de Telma Brito Rocha
- 08/2005 - Novas bolsistas: Mônica Paz e Adriana Cerqueira
- 10/2005 - A rádio retoma a veiculação de conteúdos (Economia Solidária, Inclusão Digital, Crônicas e variedades) de produção própria e de materiais indicados por ouvintes e colaboradores.
Referências
- [1] HALMANN, Adriane, AMORIM, Alexandre & SARDEIRO,Carla. Resumo da Palestra: "A Rádio como espaço de ludicidade" produzido para o II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE -GEPEL/FACED/UFBA.
- [2] ARAGÃO, Carla. O grande “barato” do software livre. Disponível em: http://www.faced.ufba.br/not2/24.htm, acesso em 10/11/05.
- Entrevista com Moisés Gwannael.
Fiz as modificações que julguei pertinentes e deixo um comentário e vocês decidem o que fazem sobre ele.

Eu acho desnecessárias essas referências, já que isso aqui não é um artigo, mas uma mera página informativa.
--
AlexandreAmorim - 11 Nov 2005
Apresentação de slides
Veja este texto sob forma de
apresentação.