SSL FACED
SSL Irecê

III Semana de Software Livre da FACED e
I Semana de Software Livre de Irecê

Oficinas em Irecê

Produção Gráfica: Gimp e Inkscape

Indicado para a manipulação e composição de imagens em mapa de bits e em vetores, ainda que não posua todas as funcionalidades encontradas em programas específicos par Oficina de ilustrações vetoriais com o Inkscape

Inkscape é uma ferramenta gráfica de desenho vetorial. Na sua mais nova versão, você poderá encontrar além dos recursos clássicos de qualquer softwares profissional para desenho vetorial, uma gama de ferramentas voltadas para a produção de imagens fotorrealísticas.

Na verdade, o inkscape esta se transformando no que nos anos 60 e 70 ilustradores de publicidade utilizavam para produzir imagens bidimensionais realistícas: um kit com aerográfo e canetas hidrocores de ponta chanfrada. Tudo isso graças a inclusão dos filtros de desfoque, específicos para aplicação em desenhos vetoriais.

Áudio: Audacity e Arduor

Audacity é um editor de áudio livre, GNU/Linux.

Ardour é um software para edição múltipistas e captação de áudio com recursos avançados e é considerado atualmente o melhor software para edição de áudio em Linux, oferecendo tudo o que você precisa para produção de áudio.

Este programa é uma estação de trabalho de áudio digital completa. Você pode usá-lo para gravar, editar e mixar o áudio em multipistas. Produzir seus próprios CDs. Mixar trilhas de video. Experimentar novas idéias sobre a música e o som. Gerar instalações com 12 saídas para altofalantes...

Mais Informações sobre o Software -> http://ardour.org

Vídeo: Cinelerra e Kino

O Cinelerra é provavelmente o melhor programa de edição de vídeos para sistemas operacionais livres. Com ele, você pode capturar, editar, usar efeitos, mexer e mixar várias trilhas de áudio e vídeo em tempo real - enfim, tudo o que se espera de um bom editor de vídeos.

Atualmente, o Cinelerra 'oficial' é desenvolvido pelo pessoal do site Heroine Warrior (ver links abaixo), que publica as novas versões de tempos em tempos. Um projeto paralelo, com atualizações mais freqüentes e novas características (como tradução do programa para português ou correção de erros mais rápida, por exemplo) é mantido pelo pessoal do CVS.

O Kino é um software super simples para captura de vídeo via firewire (IEEE 1394), sendo este o programa que, de longe, melhor realiza esta tarefa em plataformas GNU/Linux. Embora esta seja a sua principal função atualmente, o Kino está começando a demonstrar outras qualidades.

MetaReciclegem

MetaReciclagem é principalmente uma idéia. Uma idéia sobre a apropriação de tecnologia em busca de transformação social. Esse conceito abrange diversas formas de ação: da captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, Até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.