TWiki> Sedu Web>WebHome (revision 13)EditAttach

Concebendo a educação como um processo de formação de subjetividade, ou seja, como uma antropotecnia, esse grupo objetiva congregar pesquisadores de diversos campos do conhecimento que se interessam por essa temática. Além da filosofia contemporânea, três tradições intelectuais (científicas) abordaram a formação da consciência ou desenvolvimento do Eu: a psicologia analítica do Eu (as várias correntes da psicanálise); a psicologia cognitiva do desenvolvimento (Piaget, sua escola de genebra e os psicólogos americanos que se colocam nessa tradição de pesquisa: Bruner, Kholberg, Furth, Flavell ,etc.) e o interacionismo simbólico (Mead, Blumer, Goffman). A natureza eminentemente multidisciplinar do grupo que procura agregar essas e outras orientações afins baseia-se na concepção consensual de que a educação é um fenômeno cujo conhecimento exige, ao mesmo tempo, a intuição de suas raízes culturais, psíquicas, sociais, econômicas, filosóficas, religiosas, a memória de seus eventos históricos e o domínio de seus aspectos técnicos-instrumentais. Isso quer dizer que se reconhece sem dificuldade a implicação na qual a educação é tomada? ao mesmo tempo, no saber pedagógico (ciências da educação) e em uma reflexão de tipo antropológico (filosofia). Por não ter vocação uni disciplinar, por acolher pesquisadores de diversas formações (filosofia, ciências humanas, história, etc.) esse campo situa-se privilegiadamente no interstício desses saberes.

Faculdade de Educação/UFBA
Avenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela 40.110 100 - Salvador - Bahia - Brasil
Fones: GERAL: + 55 71 3283 7272
Edit | Attach | Print version | History: r15 < r14 < r13 < r12 < r11 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r13 - 16 Mar 2008 - 20:51:47 - MiguelDourado?
GRUPO DE PESQUISA SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO PÁGINA EM CONSTRUÇÃO


?
?
?
?


Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil

 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback