Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

A EQÜIDADE NO CONTEXTO SOCIAL

Atividade 422 Investigação cultural II

Atividade 403 A equidade no contexto social

Atividade 415 cidadania legislação

Estas atividades foram trabalhadas por pessoas diferentes, mas elas ressaltaram tópicos da mesma natureza... Nestas, os processos de alcance das políticas públicas afirmativas, seus limites e conseqüências para a promoção da equidade no contexto social do Brasil, com implicações na atuação de profissionais em educação, bem como cidadãos, foram analisados como base na legislação civil e educacional; constituição federal; nos programas municipais; estaduais e federais. As temáticas abordadas parecem que mexeram com uma parte do cérebro que estava amortecida. No decorrer das discussões, eu coloquei que a cidadania é uma condição na qual o indivíduo tem absoluto prazer de desfrutar dos seus direitos políticos e civis. Porém, mesmo mostrando uma idéia de igualdade social, a cidadania, atualmente, não está sendo respeitada pelos representantes políticos, pois os mesmo não dão suporte para que as pessoas possam ocupar seu lugar na sociedade.

Eu penso que no tocante a condição do sujeito de direito com direito à educação, o discurso é fragmentado. A constituição federal no seu arquivo que trata da educação, assegura a valorização dos profissionais de ensino, garante plano de carreira para o magistério público com piso salarial, profissional e ingresso exclusivamente por concursos públicos de provas e títulos. No entanto, o que eu vejo em prática é o contrário. Eu cito Irecê da Bahia como exemplo. Nós não temos planos de carreira, o piso salarial é estabelecido pela vontade do prefeito; a carga horária é abusiva, exaustiva e desumana. Desse modo, fica difícil fazer valer o exercício da cidadania dentro da perspectiva democrática, pois os que estão na frente desse processo s lutam apenas pelos direitos políticos, deixando em segundo plano os interesses da sociedade.

Enquanto Rita Dias falava da diversidade e do multiculturalismo, enfatizando os modelos criados e reproduzidos para garantir privilégios e negações de direitos baseados nas diferenças, Silvio Humberto aparecia reforçando a equidade no contexto social, pregando o papel dos movimentos sociais, a inserção do negro no mercado de trabalho. Esta dupla deu um show m educação multiculturalista. E foi através disso, que eu percebi que a equidade consiste em tratar a todos de maneira igual, gerando vantagens concretas simbólicas; já a iniqüidade baseia-se no desperdício de talentos, excluindo o indivíduo socialmente, não aproveitando suas competências e suas habilidades. É vergonhoso saber que o fracasso coletivo de uma organização se da pela não-garantia de igualdade entre as pessoas só por causa de sua cor, cultura ou origem. A isto eu chamo de racismo institucional, no qual as regras são invisíveis, mas sabemos que elas existem dentro da raça, da classe socioeconômica, no gênero, na linguagem, cultura, preferência sexual e deficiência.

Neste sentido, é importante destacar que o método de impedir alguém de participar de um grupo da sociedade, provocado por característica especifica, tem sido uma situação favorável à exclusão.

Antônio Cecílio

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%