Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

A EDUCAÇÃO EM IRECÊ

O PROJETO UFBA NA CIDADE

È notorio a evolução da aprendizagem em nossa cidade.

A REFLEXÃO NA ESCOLA

OS PROFESSORES DA CIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO EM PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS ATIVIDADE – 04 – EMERGÊNCIAS PROFESSORA – INÊS CARVALHO

AS TRÊS FACES DA ESCOLA ZENÁLIA DOURADO LOPES

A dicotomia existente na Escola Zenália Dourado Lopes, em que o público alvo se contrasta em contextos culturais e geográficos diversificados, requerendo dos docentes uma adaptação a cada realidade posta, tanto nos saberes necessários para proporcionar avanços como na socialização dos conhecimentos que nossos alunos trazem e que são importantes para crescimentos de todos, inclusive dos professores.

Trata-se, portanto, de uma escola situada no centro urbano de Irecê, num bairro nobre, com alunos de outros bairros da periferia, da zona rural de Irecê, e educação de jovens e adultos, com uma faixa etária de 15 a sessenta anos de idade.

A ESCOLA

Essa tripla face da escola Zenália tem mostrado desafios, por vezes enigmáticos, pois o respeito ao universo cultural deste público e a proposta de inserí-los numa sociedade letrada com participação, senso crítico neste mundo globalizado é muito grande e requer dos docentes, como de toda a comunidade escolar, muito estudo para tornar qualitativa a educação destes quase mil alunos matriculados regularmente na escola citada.

Por outro lado, os docentes que estão participando desta formação superior, (Curso em Pedagogia Faced), estão tendo a oportunidade de aprofundar seus estudos na investigação das possibilidades de atender esta heterogeneidade. Uma possibilidade que já se torna possível contemplar são os trabalhos e estudos coletivos que vai se tornando mais envolvente e com espírito de cooperativismo, nas buscas das transformações, passando pelas emergências para melhor desenvolver nosso trabalho em equipe.

REDE MUNICIPAL

A escola também está inserida num contexto maior de funcionamento “A rede Municipal”, que por sua vez não tem um currículo de 3º e 4º ciclo, ficando assim, indefinidas as ações pedagógicas que esta rede se propõem para atender estes ciclos de estudos do ensino fundamental.

Por isso emerge com certa urgência a necessidade de intensificar os momentos de estudos e discussões coletivas na escola, tanto para encontrarmos soluções que oportunize os professores desenvolver bem seus planejamentos, bem como torna-los funcional; começarmos a elaborações de projetos de aprendizagens e empreendimentos que envolvam toda a comunidade escolar e pais; a discussão sobre o projeto político pedagógico e regimento interno, enfim, muito teremos que produzir, envolvendo todos os agentes educacionais, (Alunos, pais, professores, pessoal de apoio, coordenação pedagógica e direção).

Acreditamos que em grupo, nas trocas de idéias, socialização de saberes e não saberes por parte dos docentes, o grupo fica mais unido, coeso e comprometido com a qualidade de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.

Realizamos um 1º encontro coletivo com 40 dias letivos neste ano em curso e começamos dar os primeiros passos com uma decisão que nasceu depois de diagnóstico feito pelos professores, direção e coordenação “a elaboração do regimento interno”, que faremos com a participação de pais, alunos e professores e todo o corpo de apoio. Em tão pouco tempo já temos resultados positivos desta teia, conforme material em anexo.

A tripla face de nossa escola (Alunos da periferia, alunos da zona rural e educação de jovens e adultos), requer muito esforço dos docentes e toda comunidade escolar, porém, oportuniza aprendizados que poucas escolas teriam, ou seja, aprender com as diferentes realidades culturais, com os diferentes problemas sociais. Na heterogeneidade rumina estas importantes questões.

  1. Ana Maria Campos Dourado,
  2. Ana Maria Santos Dourado,
  3. Ana Regina S. de Souza,
  4. Aloisi Carlos de Oliveira,
  5. Iolanda Bagano,
  6. Fátima Antonieta,
  7. Maria de Fátima Matos,
  8. Maria das Graças G. de S. Magalhães,
  9. Marildete Oliveira Rocha,
  10. Pedro Almeida Rocha,
  11. Vera Lucia Marques Dourado.

Escrito por Carlinhos às 18h58 [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ]

-- MonicaPaz - 18 May 2005

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo3 >> OficinaTwiki

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%