Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

COMUNIDADES VIRTUAIS .

QUEM SÃO OS EXCLUÍDOS?

inclusao-voluntarios_02.jpg

O conceito de comunidade tem evoluído tanto que faz-se necessário adentrar-se no contexto para que se compreenda de que comunidade está falando. E esta comunidade na qual faço referência visa discutir um novo tipo que surge da atual socieade informatizada tendo como local para estes contatos o ciberespaço e segundo Rheingold (1993), o que motivou o sergimento e o crescimento dos encontros virtuais foram a diminuição das possibilidades de encontros reais nas cidades e para Warko ciberespaço seria uma alternativa para fugir da chatice do subúrbio sem precisar se expor aos perigos da cidade.

As comunidades virtuais é um fenõmeno social ainda bastante recente e Lemos (2002 a) sugere que sejam criadas outras dnominações para os grupos virtuais, pois chamá-los indistintamente de comunidades virtuais gera equívocos uma vez que nem todos possuem caráter comunitário.

Ao ler os textos interessei-me por uma parte da pesquisa que fala a respeito das comunidades d aprendizagens existentes na rede, em especial cursos de educação a distância inclusão onde fala sobre as listas de discussões. Não havia me dado conta de que estas listas, que é parte fundamental em nossa formação fosse denominada comunidades virtuais . Por ignorância, só considerava comunidades virtuais salas de bate-papo e chat . Na pesquisa ainda fala que estes tipos de comunidades virtuais de aprendizagens são utilizadas pelos educadores e segundo McLuham (1968), pode-se denominar:aula sem paredes.

E estar conectado nesta comunidade possibilita-nos informações diversas , possibilita-nos contatos variados e não ficamos limitados a uma só pessoa. Parece mágico! Comunicar com o mundo todo em tempo real e sem sair do lugar .

_Especificamente em nossa formação não podemos estar com os colegas sempre que precisamos e as listas nos dá estas comodidades de comunicarmos sempre que há necessidade_. Acredito que este novo tipo de se comunicar estreitou mais os laços entre os colegas, bem como muitas vezes não tínhamos coragem de falar diante de uma platéia e por trás da tela todas as informações e as novidades vão surgindo sem receios o dificuldades , possibilitando portanto oportunidades para os colegas que são tímidos e envergonhados expor o que consideram importante e relevante .

Com relação a exclusão penso que há os que se excluem , por que por mais que o acesso a máquina seje pouco mas dá prá não ficar totalmente de fora . O naõ questionar diante de uma dúvida no momento que acessam , o não querer participar das listas de discussões geram com tudo isto verdadeiros excluídos. Sinto-me excluída sim diante de muitos processos ligados a este nova comunidade , as informações chegam a todo momento , e somente de dois anos prá cá passei a ter acesso a este meio. E naõ é difícil ver nesta formação muitos colegas bem à frente , criando sites e outros , e acredito que isto dár-se devido a muitas experiências obtidas antes da formação . E há dois pontos que considero fundamentais e que foram ditas pelo professor Edimilson Brandão recursos na internet : Neste meio precisamos ser solidários e parceiros diante dos conflitos do outro bem como das dúvidas e o outro ponto , que também já foi dito por Bonilla , : precisamos utililizar esta nova tecnologia não só como consumidores de informações mas como produtores.

Espero chegar no momento de utilizar estas tecnologias para produzir e penso que a maioria gostaria mas infelismente a minoria é solidaria aos conflitos do colega. Muita coisa dependerá do nosso próprio esforço e da pró Bonilla.

Vamos fazer projetos legais usando o computador?

Está lançado o desafio!

E se você tem entre 8 e 80 anos pode participar. Junte uma equipe, da sua escola ou da comunidade onde você vive, e vamos montar alguns projetos usando as Tecnologias de Informação de Comunicação (TICs) disponíveis através deste programa GESAC.

E nós da gestão do programa GESAC vamos estar ajudando em toda as fases.

COMO PARTICIPAR

Reúna sua comunidade, discuta as idéias, organize sua equipe e já comece a planejar seu site!!!

Então mãos à obra !

MÃOS À OBRA

Regras de Participação

Cronograma

Julgamento e Premiação

Termo de Referência do Projeto

COMUNIDADES INSCRITAS

Veja aqui quais comunidades já estão participando !

SAIBA MAIS

O que é ? Chamamos de Projetos Comunitários o desenvolvimento de trabalhos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC - de forma solidária e comunitária. Dessa forma, buscamos a construção coletiva, a troca de experiências e idéias que permitam que o eu SOLITÁRIO se abra para o eu SOLIDÁRIO.

Alguns exemplos de Projetos

1. Construção de um sitio/página da Comunidade na Internet 2. Redação de um Jornal Eltrônico da comunidade 3. Montagem de uma Loja Virtual de Produtos Locais 4. Produção de audios comunitários locais (rádios e ilhas multimídias) 5. Participação em uma Gincana Digital 6. Tradução de Softwares Livres Educacionais 7. Montagem de cursos Educaionais à distância

Como serão as Páginas da minha escola/comunidade? Com esse projeto inicial, você e sua equipe construirão em conjunto com a equipe de outra localidade: um(a) sitio/página que permita as pessoas conhecerem as características próprias de cada uma de suas regiões.

Os Projetos irão retratar e divulgar a sua comunidade para o mundo, através da publicação de suas produções na internet, permitindo que outras comunidades a conheçam também e formem redes colaborativas de conhecimento solidário.

Significa que você e sua equipe divulgarão a história da sua comunidade, a cultura e a economia local, referências geográficas, fauna e flora predominantes, entidades representativas existentes na região e sua interação com a comunidade, curiosodades locais, informações sobre esporte e lazer regionais. E farão interação com outras comunidades, trocando informações e experiências.

Conheça mais sobre o projeto O contato com o computador e o entendimento das facilidades, oportunidades e recursos que o mesmo oferece é um processo de aprendizado que pode se tornar muito mais fácil e legal quando você aprende praticando.

Através desse projeto as comunidades anteriormente distantes e desconhecidas umas das outras poderão se comunicar, trocar idéias, gerar conhecimento coletivo e até fazer negócios, criando uma nova cultura de compartilhamento e socialização da informação.

Usaremos ferramentas de Software's Livres cuja característica principal é a liberdade que usuário tem para fazer alterações, tornando possível o aperfeiçoamento das funcionalidades dos seus aplicativos e a adaptação às suas necessidades sejam elas pessoais ou comerciais. E, como o próprio nome diz, é livre, não é necessário comprar licença para sua utilização.

O que buscamos?

1. Intensificar o uso de recursos das TIC's -Tecnologias de Informação e Comunicação, nas comunidades atendidas pelo Programa GESAC; 2. Disponibilizar os meios, as facilidades e os recursos para que os usuários do Programa GESAC elaborem e publiquem trabalhos na internet focados em temas previamente sugeridos, de interesse de suas comunidades; 3. Criar uma rede de horizontal de comunicação e informação formada pelas comunidaes atendidas pelo programa, promovendo a intercomunicação dessas comunidades; 4. Fomentar o uso do Software Livre entre os usuários do Programa GESAC. 5. Então mãos à obra! Reuna sua comunidade, discuta as idéias, organize sua equipe e já comece a planejar seu site!!!

O que pode ser feito com o computador?

1. Transformar o PC em um ambiente de construção de sitios/páginas da comunidade na internet 2. Fazer publicação eletrônica na internet 3. Incentivar a troca de resultados entre as comunidades 4. Dar ferramentas para que uma comunidade auxilie a outra para conseguir os resultados

Capacitação de Multiplicadores O treinamento dos Multiplicadores acontece na Fase III do Programa Gesac, na qual se busca a disponibilização de novos serviços e o fomento às redes de conhecimento, com base na interatividade, de conteúdo, entre os participantes do projeto. Assim, os Multiplicadores poderão trabalhar, junto às comunidades que foram beneficiadas pelo Programa Gesac promovendo:

1. o uso intensivo das TIC’ s disponibilizadas; 2. a produção de conteúdos escritos e visuais sobre temas relevantes e atuais da sua própria comunidade; 3. o desenvolvendo de conteúdos de forma cooperativa e à distância com outras comunidades; 4. a interação com a comunidade de software livre, tendo o suporte desta e contribuindo com resultados para ela; 5. o fomento ao desenvolvimento cultural e econômico local; 6. a criação de rede horizontal de conhecimento; e 7. o uso de software livre.

Texto escrito no blog de Euclébia http://euclebiasousapereira.zip.net/

ArleneDourado - 19 May 2005 Heidinha 01/06/2005

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo3 >> OficinaTwiki

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%