Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Atividade 540: ONG - Inclusão Sócio-digital

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – MUNICÍPIO DE IRECÊ
CURSO DE PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
CICLO CINCO
Professora: Emanuela Oliveira Carvalho Dourado

Ementa

Estudo e articulação com a comunidade para a criação de uma Organização Não Governamental, visando promover meios e potencializar as ações já existentes no município de Irecê em prol da inclusão sócio-digital da população.

S4021132.JPG

O primeiro encontro da atividade foi realizado na manhã de terça-feira (14/03/2006), com a presença dos cursistas: Ariston Eduão, Rita de Cássia Dourado, Andreia Rodrigues, Fabiano Pereira e Rosangela. Durante este encontro, houve várias discussões a cerca do que é e de como criar uma ONG, cada cursista, individualmente, realizou leituras na Internet e também leitura de textos impressos: Monte sua ONG http://www.agoranet.org.br/participe_monte.htm

Como criar uma ONG. Texto editado na revista Integração - CETS/EAESP/FGV em abril de 2000. Neste, apresenta os cinco passos que levam à fundação de uma ONG, em que cada cursista ficou com a responsabilidade de ler, analisar e fazer a síntese de um passo, sendo:

1º Passo - Convocação (Andreia)

2º Passo - Assembléia Geral (Fabiano)

3º Passo - Estatuto (Rita)

4º Passo - A posse da diretoria (Ariston)

5º Passo - Como Proceder para o registro legal (Rosangela)

Neste mesmo encontro construimos também o plano de ação para o desenvolvimento do 1º passo.

Plano de Ação

O quê? Quando? Como? Quem?
Elaboração da proposta da ONG e listar instiuições e pessoas a serem convidadas 17/03 e 21/03 Pesquisando, escrevendo e socializando na rede Todos
Mobilizar a comunidade 23/03 divulgando nos meios de comunicação Inscritos, Secretaria de Educação e Ponto de Cultura  
Divulgar a reunião 23/03 e-mail, carta e rádio Todos
Realizar a 1ª reunião 30/03 Apresentando a proposta Todos
Definir comissão para a próxima reunião 30/03 Solicitando voluntários Todos
Divisão de tarefas e responsabilidades A combinar Reunião para decidir Comissão formada
Formar comissão de redação do estatuto Na reunião anterior A partir da divisão de tarefas Comissão formada
Formular proposta do Estatuto e divulgar A combinar Estudo e registro Comissão formada

Segundo encontro para a implantação da ONG de Inclusão socio-digital

Tarefas para serem desenvolvidas.

S4021125.JPG

S4021124.JPG

S4021126.JPG

Proposta da ONG Inclusão Sócio-digital de Irecê

Justificativa

Na contemporaneidade, o acesso as novas teconologias da informação e comunicação é uma necessidade básica para que os sujeitos possam se desenvolver pessoal e intelectualmente, abrindo caminho para além da disponibilização de informação. No entanto, conhecimeno e informação não são estanques. Vivemos, em um momento histórico no qual a produção de novas informações e de conhecimento ganha um rítimo vertiginoso. Na mesma velocidade, presenciamos a mudança de cenários, de valores, de práticas, de artefatos. Isso faz do futuro algo cada vez mais imprevisível e demanda que os sujeitos estejam interagindo e colaborando em rede.

A contemporaneidade exige que se pensem os processos de significação, de aprendizagem, de cidadania, de produção de cultura e conhecimento, visto que vivemos atualmente numa sociedade denominada sociedade da informação. Uma sociedade capaz de gerar conhecimento sobre seu contexo e utilizá-lo para conceber e construir novas perspectivas, ou seja, utilizá-lo no processo de reconstrução de suas instituições sociais, das relações que ali se estabelecem, tem no conhecimento e na aprendizagem, e não apenas na informação, um fator dinamizador das transformações sociais.

O compromisso da UFBA/Irecê é de ampliar o acesso aos meios de produção da informação para os professores cursistas da rede municipal e fortalecer a participação dos cidadãos para a construção de sua cultura. Projetos como o Ciberparque Anísio Teixeirahttp://www.ciberparque.faced.ufba.br financiado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Irecê, a Faculdade de Educação da UFBA e a Fundação ADM, e os Tabuleiros Digitais, projeto da FACED - UFBA, realizado com o apoio da prefeitura Municipal de Irecê e a Petrobrás, apresentam essa mesma concepção, com iniciativas de universalização de acesso a internet, com o projeto Tabuleiro Digital e com políticas de democratização da informação como o movimento em prol do Software Livre. http://www.psl-ba.softlivre.org

Uma vez que os financiamentos para esses projetos são pequenos e com data marcada para terminar, faz-se necessário que esses sejam pensados de forma que possam dar continuidade a um projeto maior. Portanto, a iniciativa da criação da ONG de Inclusão sócio-digital de Irecê, busca ampliar o acesso aos meios de produção e formação cultural associado aos processos educacionais formais e não-formais, garantindo aos cidadãos do município de Irecê acesso ao universo tecnológico, à capacidade para produção de bens culturais e não de simples consumidores de infomações.

Portanto, falar em inclusão é articular acesso às máquinas, conexão, software livre, universalização de serviços de comunicação, cidadania plena e transformação da escola em espaço de produção de cultura, em cada contexto na qual ela se insere. Ou seja, falamos de inclusão sociodigital. E nós cidadãos ireceense não podemos perder essa oportunidade. Por isso, conclamamos a todos, professores, alunos, comerciantes e a comunidade em geral para fazer parte dessa luta.

O que se busca nesse sentido é estabelecer ações interinstitucionais, visando a troca, integração de experiências, intercâmbios e sinergização de esforços, para modificar as relações sociais da comunidade ireceense e região; como, também captar recursos oriundos da sociedade civil e governamental, para implementação de projetos sócio-digitais, utilizando preferencialmente os espaços públicos de acesso ao mundo digital já existentes no município de Irecê, a exemplo do Ponto de Cultura espaço para a produção multimídia digital, com o Ciberparque Anísio Teixeira, e outros espaços a serem criados a partir da ação da ONG de inclusão sócio-digital.

Objetivo Geral:

Democratizar e ampliar acesso aos meios de informação e comunicação, criando oportunidade de desenvolvimento da cultura sócio-digital, estabelecendo pontes entre comunidade, instituição representante do projeto (ONG) e instituição escolar, potencializando a capacidade de inserção crítica, ativa e autônoma dos cidadãos ireceenses na sociedade atual. Portanto,disponibilizar acesso às novas tecnologias é um importante passo para construção da cidadania na cultura digital.

Objetivos Específicos:

Missão

Oferecer à comunidade ireceense, em geral, acesso às novas tecnologias digitais, proporcionando condições de aprendizagens eficientes, atualizadas e significativas na vida dos sujeitos envolvidos direta e indiretamente, neste novo processo de inserção no mundo tecnológico. Assim, o indivíduo terá mais oportunidade de obter uma formação que lhe possibilite auto realizar-se enquanto sujeito totalitário - pessoal, profissional e humano, e, a participar da construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, com oportunidade para todos, à medida que se sentir membro integrante desta sociedade. Essa inserção precisa ter como horizonte a preparação de cidadãos plenos para a interação nesse universo de informação e comunicação, porque é preciso estar atentos para que não se crie mais uma desigualdade nesse país já tão desigual.

Visão

Atuar como referência da sociedade através das novas tecnologias digitais na formação de cidadãos conscientes de seu potencial como agentes transformadores da realidade sócio-digital na comunidade em que vivem. Ampliando desta forma não só o acesso aos meios tecnológicos, como também ao universo de possibilidades de informação e difusão desta para outros sujeitos que ainda não estão envolvidos nesse novo processo de aquisição de conhecimento, assim sendo gentes multiplicadores de novos saberes.Concordam?

Ações ??????

*Fazer de Irecê uma referência dentro da cultura digital
*Ampliar a divulgação do software livre
*Conscientizar a população mostrando as vantagens do uso do software livre comparado ao software proprietário
*Trazer para Irecê a possibilidade de discutir daqui o que está acontecendo no mundo ligado as novas tecnologias
*Potencializar as ações já existentes no município de Irecê, em prol da inclusão sócio-digital beneficiando não só os seus munícipes, mas também a micro-região

Encontro do dia 18/04/2006 da ONG de Inclusão Sócio-Digital

Instituições a serem convidadas:

Divulgação

Carta convite e Boca-boca

Responsabilidades:

Pauta para a reunião

SÍNTESE DE ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS NA QUINZENA

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo5

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%