Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Atividade 540: ONG - Inclusão Sócio-digital

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – MUNICÍPIO DE IRECÊ
CURSO DE PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
CICLO CINCO
Professora: Emanuela Oliveira Carvalho Dourado

Ementa

Estudo e articulação com a comunidade para a criação de uma Organização Não Governamental, visando promover meios e potencializar as ações já existentes no município de Irecê em prol da inclusão sócio-digital da população.

S4021132.JPG

O primeiro encontro da atividade foi realizado na manhã de terça-feira (14/03/2006), com a presença dos cursistas: Ariston Eduão, Rita de Cássia Dourado, Andreia Rodrigues, Fabiano Pereira e Rosangela. Durante este encontro, houve várias discussões acerca do que é e de como criar uma ONG, cada cursista, individualmente, realizou leituras na Internet e também leitura de textos impressos: Monte sua ONG http://www.agoranet.org.br/participe_monte.htm

Como criar uma ONG. Texto editado na revista Integração - CETS/EAESP/FGV em abril de 2000. Neste, apresenta os cinco passos que levam à fundação de uma ONG, em que cada cursista ficou com a responsabilidade de ler, analisar e fazer a síntese de um passo, sendo:

1º Passo - Convocação (Andreia)

2º Passo - Assembléia Geral (Fabiano)

3º Passo - Estatuto (Rita)

4º Passo - A posse da diretoria (Ariston)

5º Passo - Como Proceder para o registro legal (Rosangela)

Neste mesmo encontro construimos também o plano de ação para o desenvolvimento do 1º passo.

Plano de Ação

O quê? Quando? Como? Quem?
Elaboração da proposta da ONG e listar instiuições e pessoas a serem convidadas 17/03 e 21/03 Pesquisando, escrevendo e socializando na rede Todos
Mobilizar a comunidade 23/03 divulgando nos meios de comunicação Inscritos, Secretaria de Educação e Ponto de Cultura  
Divulgar a reunião 23/03 e-mail, carta e rádio Todos
Realizar a 1ª reunião 30/03 Apresentando a proposta Todos
Definir comissão para a próxima reunião 30/03 Solicitando voluntários Todos
Divisão de tarefas e responsabilidades A combinar Reunião para decidir Comissão formada
Formar comissão de redação do estatuto Na reunião anterior A partir da divisão de tarefas Comissão formada
Formular proposta do Estatuto e divulgar A combinar Estudo e registro Comissão formada

Segundo encontro para a implantação da ONG de Inclusão socio-digital

Tarefas para serem desenvolvidas.

S4021125.JPG

S4021124.JPG

S4021126.JPG

Proposta da ONG - Inclusão Sócio-digital de Irecê

Justificativa

Na contemporaneidade, o acesso as novas teconologias da informação e comunicação é uma necessidade básica para que os sujeitos possam se desenvolver pessoal e intelectualmente, abrindo caminho para além da disponibilização de informação. No entanto, conhecimento e informação não são estanques. Vivemos, em um momento histórico no qual a produção de novas informações e de conhecimento ganha um rítmo vertiginoso. Na mesma velocidade, presenciamos a mudança de cenários, de valores, de práticas, de artefatos. Isso faz do futuro algo cada vez mais imprevisível e demanda que os sujeitos estejam interagindo e colaborando em rede.

A contemporaneidade exige que se pensem os processos de significação, de aprendizagem, de cidadania, de produção de cultura e conhecimento, visto que vivemos atualmente numa sociedade denominada sociedade da informação. Uma sociedade capaz de gerar conhecimento sobre seu contexto e utilizá-lo para conceber e construir novas perspectivas, ou seja, utilizá-lo no processo de reconstrução de suas instituições sociais, das relações que ali se estabelecem, tem no conhecimento e na aprendizagem, e não apenas na informação, um fator dinamizador das transformações sociais.

O compromisso da UFBA/Irecê é de ampliar o acesso aos meios de produção da informação para os professores cursistas da rede municipal e fortalecer a participação dos cidadãos para a construção de sua cultura. Projetos como o Ciberparque Anísio Teixeirahttp://www.ciberparque.faced.ufba.br financiado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Irecê, a Faculdade de Educação da UFBA e a Fundação ADM, e os Tabuleiros Digitais, projeto da FACED - UFBA, realizado com o apoio da prefeitura Municipal de Irecê e a Petrobrás, apresentam essa mesma concepção, com iniciativas de universalização de acesso a internet, com o projeto Tabuleiro Digital e com políticas de democratização da informação como o movimento em prol do Software Livre. http://www.psl-ba.softlivre.org

Contexto Histórico

Na contemporaneidade, o acesso as novas teconologias da informação e comunicação é uma necessidade básica para que os sujeitos possam se desenvolver pessoal e intelectualmente, abrindo caminho para além da disponibilização de informação. No entanto, conhecimento e informação não são estanques. Vivemos, em um momento histórico no qual a produção de novas informações e de conhecimento ganha um rítmo vertiginoso. Na mesma velocidade, presenciamos a mudança de cenários, de valores, de práticas, de artefatos. Isso faz do futuro algo cada vez mais imprevisível e demanda que os sujeitos estejam interagindo e colaborando em rede.

A contemporaneidade exige que se pensem os processos de significação, de aprendizagem, de cidadania, de produção de cultura e conhecimento, visto que vivemos atualmente numa sociedade denominada sociedade da informação. Capaz de gerar conhecimento sobre seu contexto e utilizá-lo para conceber e construir novas perspectivas, ou seja, utilizá-lo no processo de reconstrução de suas instituições sociais, das relações que ali se estabelecem, tem no conhecimento e na aprendizagem, e não apenas na informação, um fator dinamizador das transformações sociais.

As novas perspectivas abertas pela tecnologia da informação e da comunicação são dadas atenção especial à função do desempenho, nas empresas como elementos de competitividade e suporte a gestão do conhecimento.

A mudança se tornou uma categoria central no mundo atual, intimamente associada com o comportamento das pessoas na sociedade e nas organizações. Esse fato não se constitui apenas em uma novidade, mas é relevante, é o terreno da comunicação e da linguagem como define o ser humano, é a transformação do mundo.

Desta forma, possibilita que as tecnologias surgidas nesta época de rápida evolução tecnológica, seja um desafio. O desejo humano de descobrir, de investigar de romper com a inércia imposta pelas soluções definitivas para as questões que temos.

A característica fundamental é a tensão entre a aceleração desse processo e a capacidade das instituições e dos indivíduos em geral de se adaptarem a tecnologia.

Um ponto importante a considerar no atual contexto mundial é a desigualdade. As transformações sobre um conjunto heterogêneo de culturas, riquezas naturais, sistemas políticos e diferenciadas capacidades produtivas. Com diferenças marcantes na renda de analfabetos e acesso ao saneamento básico em diversos paises do mundo.

Parceiros

Uma vez que os financiamentos para esses projetos são pequenos e com data marcada para terminar, faz-se necessário que sejam pensadas formas, que possam dar continuidade a estes projetos. A idéia é que a comunidade ireceense de modo organizado e articulado, assuma o propósito de incluir digitalmente a população, através de um projeto maior - a ONG. Portanto, a iniciativa da criação da ONG de Inclusão sócio-digital de Irecê, busca ampliar o acesso aos meios de produção e formação cultural associado aos processos educacionais formais e não-formais, garantindo aos cidadãos do município de Irecê acesso ao universo tecnológico, à capacidade para produção de bens culturais e não de simples consumidores de infomações.

Portanto, falar em inclusão é articular acesso às máquinas, conexão, software livre, universalização de serviços de comunicação, cidadania plena e transformação da escola em espaço de produção de cultura, em cada contexto na qual ela se insere. Ou seja, falamos de inclusão sócio-digital. E nós cidadãos ireceenses não podemos ficar omissos ao mundo da cultura digital. Por isso, a importância de juntarmos todos: professores, alunos, comerciantes e a comunidade em geral para fazermos parte dessa luta.

O que se busca nesse sentido é estabelecer ações interinstitucionais, visando a troca, integração de experiências, intercâmbios e sinergização de esforços, para modificar as relações sociais da comunidade ireceense e região; como, também captar recursos oriundos da sociedade civil e governamental, para implementação de projetos sócio-digitais, utilizando preferencialmente os espaços públicos de acesso ao mundo digital já existentes no município de Irecê, a exemplo do Ponto de Cultura, espaço para a produção multimídia digital, como o Ciberparque Anísio Teixeira, e outros espaços a serem criados a partir da ação da ONG de inclusão sócio-digital.

Missão

Oferecer à comunidade ireceense, em geral, acesso às novas tecnologias digitais, proporcionando condições de aprendizagens eficientes, atualizadas e significativas na vida dos sujeitos envolvidos direta e indiretamente, neste novo processo de inserção no mundo tecnológico. Assim, o indivíduo terá mais oportunidade de obter uma formação que lhe possibilite auto realizar-se enquanto sujeito totalitário - pessoal, profissional e humano, e, a participar da construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, com oportunidade para todos, à medida que se sentir membro integrante desta sociedade. Essa inserção precisa ter como horizonte a preparação de cidadãos plenos para a interação nesse universo de informação e comunicação, porque é preciso estar atentos para que não se crie mais uma desigualdade nesse país já tão desigual.

Visão

Atuar como referência na implementação de políticas de inclusão sócio-digital para as camadas menos favorecidas, oferecendo acesso aos meios multimidiáticos para produção, divulgação e valorização de bens culturais para a construção de conhecimentos.

Objetivo Geral:

Democratizar e ampliar acesso aos meios de informação e comunicação, criando oportunidade de desenvolvimento da cultura sócio-digital, estabelecendo pontes entre a comunidade, a ONG de Inclusão Sócio-digital e as instituições escolares; potencializando a capacidade de inserção crítica, ativa e autônoma dos cidadãos ireceenses na sociedade atual. De forma que, disponibilizar o acesso às novas tecnologias, seja uma ação importante para a construção da cidadania na cultura digital.

Objetivos Específicos:

Ações

Encontro do dia 18/04/2006 da ONG de Inclusão Sócio-Digital

Instituições a serem convidadas:

Divulgação

Carta Convite

Responsabilidades:

Pauta para a reunião

SÍNTESE DE ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS NA QUINZENA

Elaboração do Estatuto

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo5

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%