Ufba: Consepe discutirá em abril programa Universidade Nova

Folha Dirigida, 09/03/2007

Juracy dos Anjos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) discutirár em abril a consolidação da proposta Universidade Nova. Para ser aprovado, o polêmico projeto defendido pela instituição, deve ser avaliado e sancionado pelos seus conselhos internos, como manda o regimento da instituição. Comprida esta etapa, o próximo passo será debater a questão no Conselho Universitário (Consuni).

Agenda

Ainda este mês, a Universidade Nova prevê a sua apresentação no Conselho Nacional de Educação (CNE) e debates com a Assufba, Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), entidades estudantis e conselhos profissionais. Haverá também exposições na Câmara de Ensino de Graduação da Ufba, Congresso Interno para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no II Seminário Nacional da Universidade Nova, na Universidade de Brasília (UNB), além da própria elaboração do projeto Ufba Nova.

O que é o projeto Universidade Nova

Lançado no ano passado pelo reitor da Ufba, Naomar Almeida, o projeto Universidade Nova, tem como objetivo a completa reestruturação do ensino superior brasileiro. De acordo com o projeto, para ingressar na universidade os estudantes não mais passariam pelo tradicional modelo de avaliação, o vestibular. E sim, por um teste avaliativo para identificar suas capacidades analíticas. Outra novidade é a implantação dos bacharelados interdisciplinares, que possibilitará uma formação global. Após essa formação geral, é que seria dada uma formação complementar, específica por área. Na qual o aluno escolheria as disciplinas referentes aos seus respectivos cursos. O projeto já conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e de diversas outras universidades brasileiras.