A Instituição

A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DA BAHIA (ACB), entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 23 de Agosto de 2010, na cidade do Salvador, Estado da Bahia, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social no nosso País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

A ACB atuará no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia, particularmente quando envolverem idéias inovadoras e quando vierem a contribuir para a inclusão social, sem jamais fazer distinção entre etnias nem associar-se a atividades político-partidárias ou religiosas confessionais.

Para atingir essas finalidades, a ACB estimulará o aperfeiçoamento do ensino das ciências, mediante o uso da metodologia e dos materiais ajustados às peculiaridades dos aprendizes.

Desde o início dos seus trabalhos, para melhor cumprir com as suas finalidades, a ACB procurou a colaboração do Governo do Estado da Bahia e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Assim, em sessão solene presidida pelo Senhor Jacques Wagner, Governador do Estado, e realizada no Auditório da FIEB, com a presença do seu Presidente Dr. José de Freitas Mascarenhas, foi a ACB apresentada ao público mediante pronunciamento do Professor Roberto Figueira Santos, seu Presidente, diante de numeroso público altamente representativo da comunidade da nossa terra.

A Ata de Fundação e o Estatuto da ACB estão registrados em cartório. A ACB terá sede e foro na Rua Aristides Novís, nº 203, Colina de São Lázaro, sala XX, bairro da Federação, na Cidade do Salvador, Estado da Bahia.


Editar Anexar Versões Mais... Sair