Logo UFBA
Logo Faced
 

História da ANPED

Durante a XIII REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPEd - um grupo de sócios reuniu-se para discutir proposta de criação de um novo Grupo de Trabalho na ANPEd. Começamos, naquele momento, a articulação do GT - EDUCAÇÃO & COMUNICAÇÃO. Conseguimos reunir cerca de 15 pesquisadores e estudantes de pós-graduação que estavam interessados na temática e obtivemos, nos corredores, o apoio de muitos outros colegas que não puderam comparecer àquela reunião.

Foi unânime a posição de de levarmos à Assembléia Geral da XIII Reunião Anual um documento onde apresentassemos as nossas principais idéias, comprometendo-nos em fazer uma articulação à nível nacional no sentido de que em 1991, pudessemos já realizar uma sessão deste novo GT com a apresentação de resultados de pesquisas, de experiências e de produções. Insistíamos que era fundamental só formalizar a criação do GT EDUCAÇÃO & COMUNICAÇÃO após termos tido condições de reunir um número significativo de pesquisadores na área e, principalmente, de estarmos já em trabalho. Para nós, sempre foi mais importante garantir o trabalho para depois garantirmos o grupo. Solicitamos que a Assembléia Geral aprovasse o nosso pedido de funcionamento em caráter provisório. A referida proposta foi aprovada e demos início ao trabalho deste novo GT com a circulação de um BOLETIM. Nossa idéia maior sempre foi a de fazer com que esse novo GT pudesse se constituir num espaço de articulação e de aproximação dos educadores, e destes com profissionais de outras áreas do conhecimento, para que, num processo de sistematização do saber produzido, pudessemos fazer, efetivamente, avançar as pesquisas em Educação preocupadas com a Comunicação.

O funcionamento regular do GT Educação & Comunicação se deu a partir da reunião da 1992, que enviaram os primeiros 8 trabalhos, entre os encomendados e demandados. Desde o começo dos trabalhos adotamos como critérios subdividir os trabalhos em quatro grandes grupos:

Insistimos na idéia de que os GT da ANPEd tenham como função principal a viabilização um movimento muito maior do que a simples apresentação de resultados de pesquisas e experiências na reunião anual. Os GTs precisam promover um contato permanente entre os seus pesquisadores A reunião anual se constituiria, portanto, apenas no momento do encontro físico entre estas pessoas, oportunizando um aprofundamento das discussões que já estariam se desenvolvendo por outros meios de comunicação.

Página Inicial >> ProjetoGrafico >> MenuSitio
Editar Anexar Versões Mais...