A educação e a democratização são, na contemporaneidade, processos críticos para o desenvolvimento de sociedades dinâmicas, capazes de construir seu futuro, uma vez que estas sociedades necessitam de cidadãos e instituições que apresentem capacidades criativas, analíticas e de compreensão. Logo, priorizar processos de formação e de construção de cidadania são atitudes de ordem política que competem aos governos, às universidades e à sociedade civil e que não podem ser prorrogadas, sob pena de acirrarem-se as desigualdades sociais e a exclusão. Esses processos precisam envolver o uso e a compreensão das tecnologias de informação e comunicação, visto ser elas que estão estruturando, na contemporaneidade as novas formas de produzir, se relacionar, pensar e construir conhecimento.
É tendo como objetivo a formação de uma cultura digital que a Faculdade de Educação da UFBA, desde a década de 80, vem criando espaços e possibilidades de construção de competências na área da Educação e Tecnologias, seja no âmbito das disciplinas, seja no de instalação de ambientes de formação e desenvolvimento de cultura. Mais recentemente, a Faced inseriu-se no movimento pelo uso do Software Livre, agregando a seus objetivos o de difusão da cultura linux e a participação no movimento baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores.
O que se busca, na Faced/UFBA, é a montagem de um sistema, centrado da lógica das redes, onde o acesso ao mundo de informação para os futuros professores e professoras se dê de forma plena e intensa. Busca-se também chamar a atenção para a responsabilidade social da universidade e para a importância estratégica do Software Livre no desenvolvimento tecnológico do pais, e para os processos de inclusão digital dos brasileiros, uma vez que possibilita o desenvolimento de aplicações para atender as necessidades específicas de cada contexto.
(é necessário ter nome completo e o contato (telefone e e-mail) de todos envolvidos nas equipes)
Equipe organizadora
Valdirene Cassia da Silva (cassia@unitins.br)
Maristela Midlej (marimidlej@yahoo.com.br)
Adriane Halmann - adriane_halmann@yahoo.com.br
Maria Helena Bonilla - bonilla@ufba.br
Darlene Almada (darlene.almada@pop.com.br)
Damião Rocha (damiao@uft.edu.br)
Rejane Santiago
Equipe de palestras (articula os palestrantes, organiza súmula, fornece material às equipes de divulgação e de infra)
Maria Luisa
Bonilla
Damião
Equipe de oficinas (articula as oficinas, organiza súmula, fornece material às equipes de divulgação e infra)
Darlene
Thalita
Fabiany
Sirlaine Nascimento (9111-0130 / sirlainenascimento@yahoo.com.br)
Natália Portella Póvoas (8829-2611) natypovoas@yahoo.com.br
Joseilda Sampaio (9928-5491)/ sule_sp@yahoo.com.br
Equipe de trabalhos/comunicações (organiza a inscrição de trabalhos, a seleção e a organização em GT)
Amália (amaliafaleiro@yahoo.com.br)
Dayane Serra
Renata
Larissa (9146-9688) larypcoelho@yahoo.com.br
Juliana Argolo
Andréia Araújo (3217-4141/ 8101-4384) (decalinasantos@yahoo.com.br)
Claudia fRAGA
Equipe de divulgação (redige release, cria peças gráficas, encaminha aos meios de divulgação
Amália (amaliafaleiro@yahoo.com.br)
Waleska
Cassia
Rejane
Moises
Cinthia
Maristela
Tais Carvalho
(88263772 e taiscarv2004@yahoo.com.br)
Equipe de vídeo e jogos eletrônicos (cuida das mostras e articula o debate)
Maria Luisa
Antônio Lima
Daiane Silva
Equipe de rádio (cuida de parte da cobertura e interação)
Fidel
Carla Barbosa
Moisés
MÔnica
Adriana
Edna
Rita de Cassia
91441402-rdcss@bol.com.br
Equipe de infra-estrutura (viabiliza, de acordo com as informações das outras equipes, o funcionamento dos computadores para as atividades propostas)
Antonio Carlos
Paulo Cesar
Joilma
Daniela
Daniel
Equipe de instalação e intervenções (organizar a cabine de mobilização e as peças de intervenção em dias anteriores ao evento e durante o mesmo)
Dayane Silva
Darlene
Equipe de apoio. (organiza inscrição, sinalização, recepção, cerimonial)
Cristiane Geralda
Alessandra
Simone
Dayse
Cristiane Lima cristhylima@yahoo.com.br 9111-3436
Adriana
Telma
Elisabete
Vera
Juliana Guimarães 9961-4437 july_ufba@yahoo.com.br
Naiara 8143-2384 naiarapr@yahoo.com.br
Greice 8883-2732 gjsgueukelly@yahoo.com.br
Milene
Daniela Gonçalves %BR(88342388 e danicontax@yahoo.com.br)
Equipe de Certificação
Damião
Elisangela 8817-8061 ojuara_elis@yahoo.com.br
1.Criar um informativo sobre o evento e condições para seleção de comunicações..
INFORMATIVO
Em virtude das atuais discussões sobre a utilização do software livre, convidamos a todos a contribuírem com a II Semana de Software Livre da FACED, que acontecerá de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2005.Estaremos selecionando, até o dia , relatos de experiências ou projetos que abordem esta temática e tragam para o centro das discussões a inclusão digital e o uso de software livre.Serão formados grupos de discussões que apresentarão seus trabalhos, organizados por afinidade de tema. Cada apresentaor terá quinze minutos para apresentação e cinco para debates. Solicitamos que os resumos sejam enviados para e-mail soulivretambem@yahoo.com.br , com trezentas a quinhentas palavras, contendo as seguintes informaçãoes: O objetivo , Onde e quando se realizou, Público- alvo Os resultados. Solicitamos também que o autor informe sua disponibilidade de horário e recursos necessários para essa apresentação. Os apresentadores terão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Sendo assim, contamos com sua participação.
II Semana de Software Livre da Faced
A Faculdade de Educação da UFBA em cooperação com o GEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias e com os alunos da disciplina EDC287-Educação e Tecnologias Contemporâneas, organizará a II Semana de Software Livre da FACED - IISSLF, que terá lugar na Faced, vale do Canela, no período de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2005. Veja a programação em http://www.faced.ufba.br/gec
A Semana tem com objetivo dar continuidade às ações do Projeto Sou Livre Também!, o qual busca mobilizar a comunidade FACED para o debate sobre as questões do software livre e da inclusão digital. Visa-se, com este evento, criar mais um espaço para reflexão, discussão e vivências sobre Software Livre e questões relacionadas, no âmbito da Faculdade de Educação/UFBA, levando em conta as especificidades e necessidades locais, viabilizando assim uma melhor apreensão sobre o tema.
Os profissionais e estudantes que pesquisam e desenvolvem ações a respeito dessas temáticas estão convidados a apresentar trabalhos (no formato comunicação), de forma a contribuir com as discussões. Estaremos selecionando relatos de experiências ou pesquisas que abordem esta temática e tragam para o centro das discussões a inclusão digital e o uso de software livre. Os (as) interessados (as) devem mandar o resumo de seu trabalho (com trezentos a quinhentas palavras), acompanhado de título, autor, instituição,e-mail e três palavras-chave, até dia 18 de novembro de 2005, para o email soulivretambem@yahoo.com.br
A aprovação dos trabalhos será divulgada no site do evento até 25 de novembro.
Os trabalhos completos selecionados dverão ser encaminhados até o dia 29 de novembro e serão publicados no site do evento.
Solicitamos também que o autor informe os recursos necessários para essa apresentação.
Os apresentadores terão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Sendo assim, contamos com sua participação.
Atenciosamente,
Maria Helena Bonilla Coordenadora da IISSLF
2.Selecionar entre todo o material obtido as comunicaçãoes de maior relevância e que possibilite questionamentos.
3.Informar o resultado da seleção aos autores de tais comunicações.
4.Organizar a apresentação dos trabalhos.
Teatro:
Exposições das produções realizadas na I Semana
O evento se dirige à comunidade Faced (estudantes, professores, funcionários e usuários do Tabuleiro Digital)
Público estimado ??? pessoas
-- MariaHelenaBonilla - 13 Oct 2005