TWiki> EDC Web>EDC140Ale>Equipes>Relatório2Visita (07 May 2006, JoseildaSampaioDeSouza? )EditAttach

Relatório (2ª Visita)

Relatório da segunda visita

O trabalho de campo realizado na Escola Estrela da Manhã, situada no bairro da Capelinha em São Caetano, teve como objetivo a realização de uma pesquisa a respeito das práticas pedagógicas exercidas no âmbito escolar, entre outros aspectos. Nesta pesquisa a equipe buscou focar a atenção sobre o tema diversidade racial. Para isso nós entrevistamos alguns professores e tivemos contato com uma das coordenadoras da escola. Nesta entrevista foi possível perceber que a escola a partir de sua inserção no contexto sócio-econômico do bairro, busca desenvolver ações sócil-educativas que possibilitem aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades em termos pessoais e sociais de forma construtora, emacipadora e solidária.

Na Escola Estrela da Manhã estudam crianças de baixo poder aquisitivo, vítimas da desigualdade social e racial, onde a maioria ou quase 100% delas são negras, moradoras do próprio bairro onde a escola se situa, sofrem com as péssimas condições de moradia e com a desnutrição que pode ser facilmente observada em suas fisionomias. Nota-se que são pessoas extremamente carentes, que buscam neste espaço e, em seus professores, encontrar o exemplo que lhe são negados. Não por desinteresse de seus familiares, mas por culpa de todo um processo de exclusão que contribui diretamente para a má formação do sujeito. Por tudo isso, a instituição também tenta promover uma maior aproximação com a comunidade através de campanhas e eventos, os quais não são meios de sobrevivência da mesma, pois esta é financiada pelo grupo AGATA, que é m projeto financiado pela Itália. Assim, a escola apesar de ser de cunho religioso, utiliza esses recursos para promover o desenvolvimento de ações sócio-educativas que respeitem os saberes e as diferenças de cada indivíduo e dessa forma tenta suprir ao máximo as necessidades dessas crianças.

A entidade oferece aos alunos boa alimentação (as três refeições do dia), atividades esportivas que acrescentam para o desenvolvimento físico, psicológico e para a elevação da auto-estima além de professores qualificados que se preocupam de forma paternal e maternal com o crescimento e desenvolvimento do estudante assumindo uma prática pedagógica também voltada para a aceitação da raça. E fazendo assim com que cada aluno se assuma como é. De maneira sutil a idéia do respeito as diferenças é evidenciada na estética da escola, através de gravuras com crianças de diferentes raças que brincam de mãos dadas sugerindo assim a união. É dessa maneira que a Escola Estrela da manhã cumpre com o seu papel social, rompendo barreiras causadas pelo preconceito e pela desigualdade e tentando minimizar as precárias condições de vida de muitas famílias do bairro da Capelinha em São Caetano.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 07 May 2006

Topic revision: r1 - 07 May 2006 - 17:21:59 - JoseildaSampaioDeSouza?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback