projeto em construção

Campus da UFBA em Irecê: campus Milton Santos

Documento em produção. favor não citar.
versão 03 - 09/11/2005

* Data de criação da primeira versão: 21 May 2004

Lista de diuscussão

Lista no Yahoo.

http://br.groups.yahoo.com/group/campus_irece/

Para enviar mensagem: campus_irece@yahoogrupos.com.br

Para assinar: campus_irece-subscribe@yahoogrupos.com.br

Para cancelar assinatura: campus_irece-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para falar com o responsável pela lista: campus_irece-owner@yahoogrupos.com.br

Introdução

A crescente demanda por novos campi no Estado da Bahia, se legitima pela real necessidade da universidade atingir espaços até então historicamente excluidos do processo de produção e do acesso aos conhecimentos acadêmicos. O atendimento a esta demanda é um forma da universidade incrementar as tão importantes inter-relações com a comunidade externa,parte significativa da missão das universidades públicas, que zelam pelo preceito da indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão no âmbito do fazer acadêmico.

Este processo é estimulado pelo Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior - 2004/2006,que prevê a expansão das instituições federais de ensino superior como uma das principais metas do Ministério da Educação, uma vez que "reconhecendo o papel estratégico das universidades, em especial as do setor público, para o desenvolvimento econômico e social, o governo Lula adotou uma série de medidas com o objetivo de retomar o crescimento do ensino superior público."

No caso específico do Campus da UFBA em Irecê: campus Milton Santos, ele corresponde uma uma demanda específica da comunidade local a partir de um conjunto de ações que já vem sendo implementadas na região por longo período, de forma que, hoje a UFBA já possui um sólida presença em atividades de ensino/pesquisa/extensão. Dentre estas atividades, destacamos a implantação pela Faculdade de Educação do Programa de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê, desde 2002, com o Curso de licenciatura em Pedagogia para os professores da rede municipal, o projeto dos Tabuleiros Digitais, com apoio da Petrobrás, a implantação do Ciberparque Anídio Teixeira, projeto interado ao programa Ponto de Cultura do Ministério da Cultura. Na área de geociências e ciências agrárias, desde de 1998, desenvolve-se um amplo programa de ações pesquisa e extensão voltada para o uso dos recursos naturais de maneira sustentada, com uma atuação na bacia hidrográfica do Jacaré, projeto de psicultura, caprinocultura, entre outros.

Por essas razões, estão estabelecidas as condições político-institucionais para o sucesso da proposta que agrega os interesses da Região de Irecê, da UFBA e do MEC.

Expansão e Interiorização da UFBA

Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem demandado do Estado um maior esforço no sentido de ampliar a oferta de vagas no ensino superior público. Um outro desafio para as instituições públicas é o da inclusão social de segmentos da população que até agora se mantém excluídos da educação superior.

A proposta de implantação do Campus de Irecê está inserida no projeto de interiorização da UFBA. Tal processo objetiva ampliar o ensino público federal na Bahia e diversificar as regiões do estado por ele atendidos. A política de interiorização é pensada em duas etapas distintas, mas intrinsicamente articuladas. Em um primeiro momento instala-se um Campus em alguma região do estado da Bahia. Em um segundo pretende-se que o fortalecimento acadêmico desse campus viabilize o processo de sua desvinculação da UFBA e dê origem à instalação de uma nova universidade no estado. Deste modo, a UFBA através de seu processo de interiorização iniciado com criação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), estará contribuindo, em médio prazo, montar uma rede de universidades públicas federais na Bahia, corrigindo o desequilíbrio hoje existente na federação brasileira no tocante à distribuição de universidades federais e vagas de educação superior públicas pelos estados.

O Campus de Irecê vai ao encontro de expectativas da comunidade da UFBA, daquele município e região e da sociedade baiana que poderá se constituir no embrião de uma futura Universidade.

Para a implemmentação da proposta foram realizadas diversas reuniões tanto em Irecê como em Salvador, tendo a Faculdade de Educação recebido dos demais envolvidos a incumbência de coordenar o processo de articulação para a construção da proposta.

Caracterização da Região

Localização

A região localiza-se no Estado da Bahia, na mesorregião Centro-Norte do território do Estado, denominada Microrregião de Irecê, codificada com o número 135, e encontra-se inserida na Chapada Diamantina Setentrional na margem direita do Lago de Sobradinho. Geograficamente a localização georeferenciada situa a região do campus na parte central do Estado da Bahia entre as coordenadas 9°56' e 12°28' de latitude sul e 40°47' e 42°53' de longitude oeste abrangendo os municípios de Irecê – município sede - América Dourada, Barra do Mendes, Brotas de Macaúbas, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, São Gabriel, Xique-Xique, Barro Alto, Cafarnaun, Canarana, Central, Presidente Dutra, e Uibaí, os quais estão, total ou parcialmente, inseridos nas bacias hidrográficas dos rios Verde e Jacaré. Os rios Verde e Jacaré são afluentes da margem direita do rio São Francisco, sendo que suas bacias hidrográficas abrangem em sua totalidade, a Depressão Sanfranciscana, Platô de Irecê e da Chapada Diamantina, correspondendo a uma superfície de aproximadamente 18.150 km².

Tendo como referência a capital do Estado, Salvador, atinge-se Irecê pela BR-324 até o município de Feira de Santana, seguindo pelas rodovias BA-052 (Estrada do Feijão). A figura 1 mostra o mapa da subdivisão das regiões administrativas na Bahia.

Mapa.jpg Figura 1. Mapa de subdivisão das regiões administrativas da água e das bacias hidrográficas do Estado da Bahia destacando a área do subprojeto 1.5. Fonte: Manual de Outorga (1997).

Caracterização sócio-econômica

Segundo o último censo demográfico da Bahia realizado pelo IBGE no ano de 2000 a população da região de Irecê corresponde a um percentual de aproximadamente 3% da população do Estado, 372.944 habitantes, ocupando uma superfície equivalente a 4,6% do território, 26.155Km2, integrando um conjunto de 19 municípios listados anteriormente.

Educação

O sistema educacional regional esta estruturado em quatro níveis, o pré-escolar, o ensino fundamental, o ensino médio e superior, distribuídos em estabelecimentos escolares estadual, municipal e privado.

Quadro 1. Apresenta a média e percentual de matrículas por nível de ensino Tabela.jpg Fonte: SEI/CAR – Anuário Estatístico da Bahia – 2000

A matrícula na rede municipal que em 2000 era de 8538 alunos (incluindo o ensino médio (VERIFICAR). Em 2003 foram registrados 10.030 alunos, sem os alunos do ensino médio, uma vez que esta modalidade de ensino passou a ser responsabilidade da administração estadual. (LDB 9394/96). O total de alunos matriculados no ensino fundamental sofreu uma evolução acentuada a partir de 1997, devido ao efetivo compromisso da nova gestão municipal com a educação, e a partir 1998 com a criação do FUNDEF. Na medida em que precisamos colocar no Plano Educacional do Município as questões numa escala de prioridades, foram apontadas duas sinalizações básicas para esta priorização: a própria realidade (e os recursos disponíveis, suas possibilidades e limitações), e o perfil de cidadão que se pretende atender.

O município possui atualmente, em sua rede municipal 18 escolas na zona urbana e 16 na zona rural, totalizando 34 escolas. No censo de 2.000 registrava 43 estabelecimento de ensino fundamental e 5 do ensino médio, sendo 29 municipais, 9 estaduais e 5 particulares.

Os dados do censo escolar de 2000 revelam um aumento significativo da oferta, mas o tempo de permanência no sistema continua estável com referência ao ano de 1991.

Saúde

Conforme informações levantadas e apresentadas pela CAR, 2002, no documento Perfil Regional – Irecê, a população da região é atendida por dois serviços básicos, hospitalares e ambulatoriais, distribuídos em 23 unidades hospitalares com 944 leitos, sendo 14 sob a responsabilidade do município, oito privadas e uma vinculada ao Governo Federal. O serviço ambulatorial está estruturado em uma rede de 108 unidades, distribuídas em todos os municípios, como postos de saúde, centros de saúde e policlínicas.

Infra-estrutura

A região de Irecê como um todo ainda não dispõe de uma infra-estrutura adequada de suporte para as atividades econômicas, destacando-se limitações em disponibilidade de recursos hídricos e outros serviços básicos que possibilitem a superação das restrições naturais que afetam o processo produtivo.

O fornecimento de energia elétrica está vinculado à concessionária estadual CHESF, sendo que algumas localidades longínquas recorrem ao uso de pequenos geradores elétricos que funcionam a óleo combustível. O consumo médio atual de energia é da ordem de 149.147 mil kWh, sendo 20% demandados pelas atividades agropecuárias, destacando-se a irrigação.

Estima-se que 65% da população tenha acesso aos sistemas de abastecimento de água. A região dispõe de serviços de abastecimento d’água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, do Serviço Autônomo de Água e Saneamento – SAAE, da Fundação Nacional de Saúde – FNS, Órgão do Ministério da Saúde e diversos sistemas simplificados (chafarizes alimentados por poço tubular), mantidos nas áreas rurais pelas prefeituras, de forma isolada ou participativa em parceria com associações de pequenos produtores ou trabalhadores rurais.

O sistema de saneamento ambiental envolvendo coleta e disposição de efluentes e resíduos sólidos é precário, podendo-se concluir que não existe, praticamente, esgotamento pluvial nas sedes urbanas dos municípios nem sistemas de limpeza e de destinação do lixo urbano, de padrão tecnicamente adequado.

Como alternativa de esgotamento sanitário, predominante, a maioria dos municípios dispõe de um conjunto composto por fossa conectada a sumidouro (fossa séptica), destacando-se a modalidade conhecida como fossa comum ou negra. Em todas as cidades, o serviço de limpeza pública urbana se caracteriza pela varrição, coleta e uso de diversos tipos de transporte: caçamba, caminhão, carroça ou trator.

A destinação dos resíduos, na grande maioria dos municípios, é em depósito a céu aberto. Existem quatro aterros, também a céu aberto, sem qualquer controle ou tipo de tratamento, com todos os riscos de contaminação do aqüífero e conseqüentemente para a saúde pública, haja vista a grande vulnerabilidade natural característica dos aqüíferos cársticos quanto ao transporte de poluentes da zona não saturada para a zona saturada.

A rede viária se caracteriza pela predominância da malha rodoviária, sendo inexpressiva as alternativas hidroviárias, um pequeno número aeródromos pavimentados, inexistindo ferrovias. O sistema rodoviário é administrado pela 12ª Unidade Operacional do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia – DERBA. O principal eixo rodoviário é BA-052, atravessa a região no sentido leste-oeste, permitindo a integração nacional através da BR 116.

A integração no âmbito regional é realizada por vias secundárias estaduais pavimentadas e concretadas, interligando as sedes dos municípios na área produtora de grãos. A malha terciária é precária, apesar disto desempenha importante função de integrar pequenos aglomerados rurais, além de permitir o acesso aos serviços e equipamentos da zona urbana.

Os serviços de comunicações disponíveis na região são a telefonia prestada pela TELEMAR com 7.433 terminais e as comunicações via internet. Também como veículos de comunicação destaca-se a televisão, radiofonia, jornais, serviços de correios e telégrafo. Destaca-se a participação da UFBA, quanto a inclusão digital no município, o que pode ser verificado nos projetos como Tabuleiros Digitais, Ponto de Cultura e na ênfase dada a inserção tecnológica amplamente estimulada no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Atividades Produtivas

Toda atividade produtiva responsável pela geração de emprego e renda está centrada na atividade agro-pecuária e comercial induzida.

Pecuária

A pecuária bovina pode ser considerada como importante atividade econômica da região. A partir da segunda metade da década de 80, o gado bovino apresentou uma queda percentual em relação ao efetivo total, apesar deste ter aumentado em termos absolutos. A razão disto é o crescimento do rebanho caprino e mais recentemente a introdução da avestruz alimentado com resíduos da cultura da cenoura.

Em zonas de caatinga arbustiva existe a ocupação com pecuária extensiva, rebanho caprino, principalmente. Já em áreas de caatinga arbórea, ocorre o plantio de culturas temporárias de feijão, milho e mandioca, sendo estas áreas na época de estiagem, usadas para pastoreio da pecuária extensiva.

As áreas de ocupação exclusiva de pastagens limitam-se ao extremo sul da região, com a criação extensiva do rebanho bovino e caprino, o último em menor escala.

Indústria

A área como um todo se caracteriza pela existência de indústrias de extração mineral, de beneficiamento de produtos agrícolas como café, mamona e milho, além daquelas voltadas para produção de alimentos como doces, bombons, massas e outros. Em geral, são estabelecimentos de pequeno porte, que empregam pouca mão-de-obra. Observa-se pequena participação do setor secundário na economia regional, principalmente no que diz respeito ao número de empregos gerados.

Extrativismo Vegetal

A lenha e a madeira em tora são os produtos da extração vegetal que obtém maior valor de mercado. A produção de carvão vegetal também é de importância fundamental para a população.

Comércio e Serviços

Estas atividades concentram-se na região de Irecê, Xique-Xique, Seabra e Morro do Chapéu, com maior número de estabelecimentos comerciais, de ensino e de saúde.

Agricultura

A principal atividade econômica da região é a agricultura e, por conseqüência também, o setor que mais mão-de-obra absorve, gerando em termos de renda os valores mais significativos. A grande maioria das áreas cultivadas é utilizada com agricultura de sequeiro, aproveitando-se do período chuvoso, sendo que a irrigação vem se expandindo de forma rápida e significativa na região, com uso da água subterrânea no Platô de Irecê e água superficial dos rios Verde e Jacaré (CODEVASF, 1993).

Apesar das adversidades climáticas, a ocupação das terras nessa região, se apresenta bastante intensificada. Este fato se deve basicamente à elevada fertilidade natural dos solos, principalmente os Cambissolos, derivados da rocha calcária (BAHIA, 1995).

Os cultivos mais tradicionais feijão, milho e mamona - explorados tanto de forma isolada, quanto em consórcio. A partir da década de 80 um intenso e crescente processo de implementação de olericultura irrigada, centrada na cultura da cenoura, cebola e beterraba levaram a região, hoje a ocupar o lugar de primeiro produtor de cenoura do Nordeste do Brasil.

A Microrregião de Irecê constitui-se na região econômica nº 11 do estado da Bahia, suas estruturas agrícolas e agrárias vêm sofrendo modificações significativas, sobretudo nas últimas décadas, onde vem ocorrendo a passagem de uma economia tipicamente tradicional e extrativista, para uma agricultura mais tecnificada. Existem desde os sistemas de cultivos mais tradicionais, até técnicas e práticas agrícolas, mais modernas como o uso de equipamentos de irrigação, máquinas, implementos e insumos” (BAHIA, 1995).

Com relação às limitações da agricultura de sequeiro, as produtividades refletem a instabilidade climática da região, que é um dos principais fatores que restringem o desenvolvimento agrícola, tendo em vista que a região encontra-se sob a influência direta do clima semi-árido, o que corresponde a longos períodos de estiagem, com freqüência superior a oito meses.

Essa característica climática predominante é o fator limitante responsável pelo elevado risco constante de perdas de safras agrícolas e redução drástica dos rebanhos. Apesar das excelentes condições, a produção agrícola tem sido afetada pelos pequenos e irregulares índices pluviométricos, em períodos relativamente curtos, fazendo com que ocorram ciclos de progressão e recessão (BAHIA, 1995).

A repetição de longos períodos de seca tem levado à região um quadro de estagnação econômica e desmotivação dos setores produtivos. Os únicos segmentos onde se tem observado desenvolvimento contínuo são aqueles voltados à agricultura irrigada e à pecuária, tanto leiteira quanto de corte.

Agricultura na Sub-bacia do Verde/Jacaré

Dos 33.480,85 km2 da bacia dos rios Verde e Jacaré, 23.618,94 km2 são irrigáveis, sendo 7.969,22 km2 na classe 3; e 1.114,37 km2 na classe 4. O restante da área (9.861,91 km2) se constitui de terras não irrigáveis (classe 6), podendo ser aproveitada para preservação da flora e da fauna, para manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Tradicionalmente o sistema de cultivo caracterizado pela agricultura de sequeiro se caracteriza pelo baixo grau de tecnologia, exceto quanto ao uso de máquinas e implementos agrícolas, que é bastante disseminado, através do uso de tratores de vários tipos e potências. As produtividades e produção são determinadas pela pluviosidade irregular, fator limitante do desenvolvimento agrícola regional, tendo em vista os elevados riscos de perda de safras.

Mais recentemente vem ocorrendo um sensível crescimento da agricultura irrigada, localizada nas zonas do Platô de Irecê e Vereda Romão Gramacho. Nos municípios de América Dourado e João Dourado, a olericultura irrigada é atualmente uma das principais atividades agrícolas. São cultivadas as culturas da cenoura (Daucus Carota L.), beterraba (Beta Vulgaris L.), cebola (Allium Cepa L.) e o tomate (Lycopersicum Esculentum).

A agricultura irrigada desenvolve-se com base na premissa da utilização de tecnologias convencional e insumos modernos, tais como equipamentos de irrigação (aspersão convencional e pivô central), uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos.

Com relação à utilização de recursos hídricos e considerando a potencialidade dos solos e a tradição agrícola da região, tem havido um aumento significativo da demanda de água para irrigação, o que poderá comprometer criticamente a disponibilidade hídrica na bacia (CODEVASF, 1993), caso a capacidade de suporte do aqüífero não seja respeitada e/ou a dinâmica da recarga seja comprometida pelos impactos negativos sobre os fluxos da água nas zonas saturada e não saturada.

Projetos de Irrigação Existentes

A exploração agrícola sob irrigação foi iniciada na década de 70 e está voltada principalmente para cultivos de olerícolas, sendo que existe uma pequena área explorada com fruticultura.

Segundo estudos efetuados na região existem no Platô de Irecê aproximadamente 320.000 ha de solos aptos para irrigação, porém a potencialidade de recursos hídricos subterrâneos para a exploração permite irrigar apenas 26.000ha (BAHIA, 1995).

Dados da Superintendência de Irrigação da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia - SEAGRI estimam que existem mais de 6.083 ha irrigados e 10.000 poços perfurados na Microrregião de Irecê, sendo que 60% da área irrigada se concentra no município de Lapão, seguidos de América Dourado, João Dourado, São Gabriel e Jussara, principalmente devido às condições favoráveis de relevo, solos, recursos hídricos e proximidades dos municípios com facilidade de escoamento da produção (BAHIA, 1995).

O Campus Milton Santos

Histórico

As ações da UFBA acontecem em duas principais vertentes: na áreas da Educação e na de Ciências da Terra.

A parceria entre o Município de Irecê e a Faculdade de Educação da UFBA se dá através do Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê, um programa que surgiu da demanda por formação de professores existente no Município, formalmente encaminhada à FACED, em novembro de 2001.

Um estudo detalhado desse encaminhamento, por parte da FACED, mostrou ser essa uma demanda de concretização possível, uma vez que a base da ação requerida pelo município, que era de desenvolver programa elaborado em parceria e de acordo com as singularidades locais, se coadunava com as concepções pedagógicas defendidas pela FACED. Assumiu-se, assim, a responsabilidade ante as demandas sociais expressas nas políticas públicas atuais de formação de professores e, com isso, foi dado início ao denominado Projeto Irecê.

Desencadeou-se então, um processo de elaboração do Programa numa parceria entre os professores da UFBA e a rede municipal de ensino de Irecê, tendo sido realizadas, a partir de dezembro de 2001, visitas, palestras, oficinas e reuniões de trabalho acadêmicas e administrativas, tanto na FACED quanto no município, assim como uma coleta de dados sobre os diversos aspectos educacionais e de outros setores de influência na educação do município.

Tais ações visaram uma interlocução, de caminho duplo, na qual os desejos/necessidades do conjunto dos atores sociais envolvidos fossem compartilhados e viessem a embasar as condutas de elaboração do Programa.

Seminario.jpg

convites para os primeiros encontros para a montagem do Programa

É este um Programa de Formação Continuada de Professores que se constitui em uma experiência de prática pedagógica que é exercida em uma dinâmica de horizontalidade e tem como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena dos sujeitos.

É um programa que busca integrar em rede, tecnológica ou não, diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica comunicacional e administrativa interativa e flexível.

De forma concomitante foram sendo desenvolvidos esforços no sentido de desenvolver alguns projetos que buscavam consttituir-se no embrião do novo campus da UFBA no município. Alguns desses projetos estão em estado avançado outros em estado embrionário e que serão, certamente, intensificados com a implantaÇão do campus.

O curso de licenciatura para os professores da rede municipal foi implantado em 2004, materializou esse esforço e sinalizou para a necessidade de implantação do campus. Todo o processo de implantaÇão da Licenciatura foi, desde já, uma ação de efetivação da UFBA no município e aí podemos destacar o curso de capacitação que envolveu toda a micro-região, financiado pelo FNDE que transcorreu durante o ano de 2003. O curso de licenciatura, uma proposta curricular piloto, com certeza se encontra entre as importantes experiências de vanguarda no campo curricular do país, e tem o mérito de contemplar a indissocialização de ensino, pesquisa e extensão.

[nota na versao definitiva: Para mais detalhes do curso acessar www.irecê.faced.ufba.br]

Nesse sentido a área destinada pela Prefeitura - detalhada a seguir - fois e constituindo em um embrião de campus universitário abrigando diversos outros projetos propostos e desenvolvidos pela UFBA e PMIrecê, de forma integrada e integradora desse projeto.

Destacamos os projeto do Ciberparque Anílsio Teixeira, que abriga um Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, os Tabuleiros Digitais, apoiados pela Petrobrás e o Telecentro Comunitário, apoiado pelo Banco do Brasil.

O Ciberparque Anísio Teixeira é integrado ao projeto POnto de Cultura do Ministério da Cultura e tem como objetivo prinoritário a democratização do acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação. Para nós, o diferencial da proposta aquyi implantada é a forte ligação com os professores em formação, de tal forma que professores e comunidade em geral são convidados a serem produtores de culturas e de conhecimento e não apenas consumidores de informações.

Associado a isso temos os projetos de inclusão digital os Tabuleiros Digitais estão já em fase de implantação, constituindos-e, junto cokm o telecentro do Banco do Brasil, em mais um espaço fértil para a inclusão digital.

A interação entre diversos setores (ong’s, escolas, universidade, comunidade) em rede e na rede é um das principais carcaterísticas deste novo campus que agora se implanta na região.

Projeto de formação permanente para os profissionais da área de saúde: telemedicina

[incluir texto da secretaria de saude]

Aspectos Administrativos

A configuração do Campus

A conformação do Campus implica em uma articulação e colaboração de diferentes níveis de governo, em especial o federal e o municipal, além de outras parcerias institucionais, no sentido de garantir as condições, os meios e os recursos necessários à implantação e sua manutenção, sem prejuízo de recursos destinados ao restante da UFBA. Nessa perspectiva, registra-se os recursos da Prefeitura Municipal e o aporte da FACED/UFBA para a implantação do curso de licenciatura em pedagogia em funcionamento desde 2004, assim como disponibilização em regime de comodato de terrenos em áreas urbana e rural para viabilizar a implantação do campus . Sessão especial na Camara dos Vereadores já aprovou de forma simbólica a destinação, em regime de comodato, do terreno e edificações que já abrigam o projeto e, documento preliminar da CODEVASF já assegurou a destinação, em regime de transferência da União, da parte rural que servirá de espaço de astaução para as pesquisa e a extensão na área de Agrária e Ambiente.

Recursos oriundos da União deverão ser alocados em forma de as vagas docentes e de servidores técnico-administrativos, infra-estrutura e custeio, conforme os padrões nacionais e vigentes do MEC para todas as Universidades Federais no Brasil. Adiante encontra-se o detalhamento desses quantitativos.

158_5846.jpg

158_5861.jpg
Fotos do "Espaço UFBA", local onde funciona o Curso de Licenciatura em Pedagogia.

*[MAIS FOTOS DOS PREDIOS , INFRA ESTTRUTURA TECNOLOGIAC E PLANTA BAIXA DA AREA]*

Estrtura Administrativa

O Instituto Multidisciplinar em Educação, Cultura e Natureza

Se constituirá numa unidade acadêmica e administrativa da UFBA que abrigará e será responsável pela gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão pertinentes ao campo do saber da Educação e da Cultura, por um lado e, de outro, as atividades de ensino, pesquisa e extensão pertinentes às áreas do conhecimento no campo das ciências da terra.

UM POUCO SOBRE O CAMNPO DA EDUCACAO E CULTURA

A vocação de desenvolvimento sócio-econômico da região de Irecê é notoriamente estruturada na atividade agropecuária, que implica inevitavelmente em forte pressão antrópica pela apropriação e uso intensivo dos recursos naturais solo e água. Este contexto que matiza a região de Irecê gera demandas especificas de formação e capacitação de pessoal, produção e difusão de conhecimentos sobre ciências da terra, da produção agrícola, do ordenamento do território, dos usos, manejo e conservação dos recursos água e solo, de arranjos produtivos agropecuários sustentáveis, da engenharia de alimentos, da geografia, da geologia, da maquinaria agrícola, da engenharia da irrigacão, da zootecnia, da biologia do semi-árido, da agroecologia, e outros campos do conhecimentos interdisciplinares estratégicos para a formação de massa critica técnica suporte á alavancagem de um modelo de desenvolvimento sustentável com inclusão social, valorização e enriquecimento cultural.

Neste sentido já existe uma forte, ampla e continuada relação presencial da Universidade Federal da Bahia que estruturou uma relação Universidade sociedade da Região de Ireçê em função das atividades de ensino, pesquisas e extensão já desenvolvidas e em desenvolvimento no campo das ciências agrárias e da terra, pelo Instituto de Geociências, pelo Departamento de Engenharia Agrícola da AGRUFBA e pela Faculdade de Educação já com territorialidade e espaço enraizado no município sede Irecê. Vale registro que no campo das ciências agrárias e da terra os seguintes projetos, pesquisas e atividades de extensão desenvolvidos pela UFBA na região merecem destaque:

1)Projeto GEF/ANA/PNUMA/OEA/UFBA - Impactos da Agricultura Intensiva Irrigada sobre os Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde/Jacaré, Microrregião de Irecê – Bahia. (Duração 3 anos). GEF- Fundo Mundial para o Meio ambiente, ANA – Agencia Nacional de Água, PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, OEA – Organização dos Estados Americanos e nossa Universidade Federal da Bahia na condição de Elaboradora, Coordenadora executora, CYTED – Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnologia para el Desarrollo.

2)Convênio UFBA/SRH-BA/Banco Mundial - Diagnóstico e estudo do estado dos recursos naturais água e solo da Bacia hidrográfica dos rios Verde/Jacaré. (2 anos). 3)CYTED-UFBA - Indicadores e tecnologias apropriadas para uso eficiente da água nas terras semi-áridas dos paises Ibero-americano. (3 anos) ainda em processo.

4)Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde / Jacaré (em curso).

5)8 (oito) dissertações de mestrado desenvolvidas concluídas, 1 uma tese de doutorado, 3 (três) Monografias de Especialização.

6)Curso de extensão em \manejo para eficiência do uso da água na agricultura irrigada com uso do software IRRIGA.

7)Curso de Hidrogeologia para produtores e empresas de perfuração de poços da região de Irecê.

8)Cinco seminários sobre gestão de recursos hídricos e Manejo e conservação do solo.

Também soma para viabilizar e materializar um campi da UFBA em Irecê a existência de forte ação do governo Federal através CPRM e CODEVASF com sede nos municípios de Morro do Chapéu e Irecê, respectivamente.

Já é demanda antiga da região formalizada á Reitoria da Universidade Federal da Bahia a instalação de um amplo programa ações de ensino, pesquisa e extensão em ciências agrárias e da terra, o que poderá se materializar agora no contexto da conjuntura da implementação do programa de expansão do ensino superior federal. O Instituto Interdisciplinar de Ciências da Terra se constituirá numa unidade acadêmica e administrativa da UFBA que abrigará e será responsável pela gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão pertinentes às áreas temáticas correlatas as ciências da terra. Como compromisso e contapartida o poder publico municipal e a CODEVASF se comprometem em fazer doação de espaço adequado a fazenda AGROVILA com infra-estrutura existente para sediar o Instituto de Ciências da Terra.

Demandas por cursos:

1)Engenharia Agrícola com enfoque curricular em : Irrigação, Manejo e Conservação de solos, climatologia do semi-árido, uso e gestão sustentável de recursos hídricos, maquinaria agrícola, agronegocio, transformação e coservaça`de alimentos, biocombustiveis. 2)Geologia 3)Geografia 4)Biologia 5)Zootecnia 6) outros.

Os Cursos de Graduação:

Atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Já existem algumas pesquisas acontecendo como desdobramento de atividades da graduação em Pedagogia, a exemplo da pesquisa para levantamento e posterior editoração de um catálogo de fontes para o estudo da História da Educação em Irecê. A Biblioteca setorial e o Museu também são objetos de estudo de atividades na graduação, com vistas a sua posterior implantação.

Corpo Docente

Professores e Orientadores com formação em Nível Superior, preferencialmente Especialistas e Mestres para

Corpo Técnico - Administrativo

em aberto

Área Física: pré-dimensionamento e estimativa de custos

- constituição da unidade - regimento do campus - área física / detalhamento dos comodatos - gestão financeira

Cronograma

Projetos em andamento. Ações do novo campus Milton Santos em Irecê/Bahia

Projetos já em andamento e que podem passar a se incorporar ao novo Campus, com intensa articulação, em rede, com as suas unidades de origem da UFBA, em Salvador ou com a UFRB.

Educação e Cultura

Licenciatura em Pedagogia/Séries Inicias

...

Tem como objetivo potencializar um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas desses professores, no interior de cada escola, em cada comunidade circunvizinha à escola e no município como um todo, ao tempo em que promove a formação em nível superior dos professores em exercício da rede municipal de ensino do Município de Irecê/Bahia. O Programa constitui-se, então, de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas. Citam-se como intenções de todas as vertentes:

Área de Ciências Agrarias

Revitalização da bacia hidrográfica dos rios Verde e Jacaré

CODEVASF + Heraldo Já tem um convênio - recuperar

Gestão dos recursos hidricos e solo

Heraldo e José Alberto escrevem

Programa IberoAmericano de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento

Heraldo e José Alberto escrevem

Projeto GEF-São Francisco

Projeto Psicultura

Albinati e Adelmo escrevem

Projeto de Caprinocultura de Leite e de corte

Adelmo escreve

Educação e Ciência da Informação

Programa de Formação de Professores

- Licenciatura em pedagogia - projeto especial para professores em serviço - am andamento

- Licenciatura regular em Ciências Naturais (ênfase em ambiental)

- Licenciatura em Educação Física

- Especialização em Educação (EAD?! Irecê constituindo-em em um pólo regional de EAD)

- Projeto de Gestão - ver com o ISP

Políticas de "Inclusão Digital"

- Ponto de Cultura

- Tabuleiros Digitais

- Migração Software Livre / "Prefeitura Livre" - Walter Pinheiro

- Estudo da conexão SSA - Irecê

Arquitetura e Planejamento Urbano

Plano Diretor do Município

Faculdade de Arquitetura

Plano de Reestuturação Física dos Equipamentos de Educação e Cultura do Município

Faculdade de Arquitetura e FACED

Centros de Cultura, Ponto de Cultura e Tabuleiros Digitais

Fac Arquitetura e FACED

Projeto do campus avançado da UFBA em Irecê (atual sede do campus e Vila Agricola) com especial destaque para a Biblioteca

Faculdade de Arquitetura e todas as demais

Etapas

- visita in loco para levantamento dos terrenos. Marcelo e equipe. Período 26 a 28/05/2005. Custos com PMIrecê.

- identificação da equipe de professores e bolsistas em Arquitetura (possiveis: Marcos Paraguaçu, Arivaldo Amorin e Eliodoro )

- elaboração do pré-projeto, com custos detalhados

- localizar relatório do UFBA em Campo, realizado em tornod e 2001. Contato Pepeu (PMI). Emanuel localiza documentação e faz cópia para Marcelo.

Experiências Interdisciplinares

Centro de estudos Interdisplinares e Ações do Semiárido

[Já encaminhado ao Conselho Universitário]

Memória das reuniões

Próximas etapas/calendários

* até 10/06/2005 = alimentação do dococumento preliminar que será encaminhado ao Conselho Universitário, com uma proposta de metodologia de encaminhamento às unidades para manifestação de interesse em se envolver no projeto.

* até 15/06/2005= fazer revisão conceitual e de forma da proposta preliminar

* Dia 16/05/2005 - Reunião geral da equipe do Projeto do Campus Avançado com o Prefeito Joacy Dourado e sua equipe

Local: Reitoria e Faculdade de Educação da UFBA (Vale do Canela)

Pauta: 9 as 10 - proponho na propria Reitoria um rapido bate papo da equipe UFBA com a equipe Irece sobre a proposta do Campus Avançado

1. Comodato para o Campus Avançado (antigo Projeto Rondon e Vila Agricola, com CODEVASF) Responsável: PMI

2. Projeto do Campus Avancado Responsável: Prof Heraldo Peixoto

das 10:00 as 12:00 = Audiência com o Reitor

Presenças :

- Prefeito - confirmado com Emanuela

- Ministro Jacques Wagner

- Deputado Zé das Virgens - confirmado com Emanuela

- Deputado Walter Pinheiro [contato Marcos politica@walterpinheiro.com.br] - confirmado com NP

14:00 horas - na faced

Reunião com o Arquieto Marcelo Silva ( Faculdade de Arquitetura)

1. Plano Diretor do Município Fac Arquitetura

2. Plano de reestuturação física dos equipamentos de educação e cultura do Município Fac de Arquitura

3. Centros de Cultura e Ponto de Cultura Fac Arquitetura e FACED

das 16 as 18 horas:

1. Tabuleiro Digital + Ponto de Cultura + Centro de Cultura Resposnavéis: Nelson Pretto, Maria Helena Bonilla e Alessandra de Assis Picanço

2. Infra estrutura de rede. Conexão Salvador - Irecê Responsáveis: Maria Helena Bonilla (FACED), Quaresma (CPD) e Nilmário 9 PMI)

3. Repetidora da TVE no Município

4. Problemas administrativos do Convênio FormaÇão? de Professores Responsável: Maria Inez Carvalho (FACED)

5. Projeto de Telemedicina / Teleconferencia Fac de Medicina

Página Inicial >> ProjetoIrece
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r20 - 08 Nov 2005 - 22:48:02 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA