PROJETO IRECÊ - Rede Comunitária

Introdução

Redação inicial: Nelson Pretto

O Programa de Formação Continuada de Professores para o Município de Irecê foi o embrião de um projeto maior da UFBA em parceria com a Prefeitura de Irecê, visando a constituição do campus avançado da UFBA no município.

O Programa - Licenciatura em Pedagogia / Ensino Fundamental foi implantado em janeiro de 2004, com a primeira turma de 160 alunos, e está se constituindo em uma experiência de prática pedagógica, articulação acadêmica e institucional que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tenha como máximas fundamentadoras: o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena dos sujeitos.

A montagem de uma rede tecnológica de alta velocidade é de fundamental importância para o Programa, uma vez que se busca em diversas áreas do conhecimento, a articulação dos diferentes projetos existentes - ou a serem implantados.

Pretende-se que esses projetos incrementem, em diversas vertentes, o processo de formação dos professores, a produção do conhecimento e da cultura local, assim como a especialização de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

A proposta do Programa é se constituir em um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas do município, promovendo uma forte interação entre as instâncias acadêmicas, o poder público, as organizações do terceiro setor e as iniciativas privadas.

O Programa de Formação de Professores constitui-se num conjunto de diversas vertentes interdependentes que articulam a educação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo, entre tantas outras áreas, e que estão aqui sendo aglutinadas nesse projeto de montagem da Rede Comunitária de Irecê.


Caracterização do Município de Irecê

Redação inicial: Emanuela Dourado

1 - Informações Gerais sobre o Municipio

1.1 - Fisiografia e sócio-econômica O Município de Irecê está situado na área central da região fisiográfica denominada de Chapada Diamantina, no denominado Platô Calcário, em face estar situada sobre o domínio Geológico da seqüência de rochas carbonatadas. Constitue-se na Feição geológica - litológica, estrutural e metamórfica, mais importante de toda região central da Bahia, desde o norte do Estado até o extremo sul onde se prolonga pelo norte do Estado de Minas Gerais.

As rochas carbonáticas associadas às condições climáticas são responsáveis pela formação dos solos Brunos e Brunizens avermelhados, responsáveis pela elevada produtividade agrícola que fizeram desta região a maior produtora de grãos de nosso país, e durante algum tempo conhecida como a capital mundial do feijão.

A presença de relevo kárstico, com rios subterrâneos e a drenagem superficial em treliças é típica de regiões de rochas carbonatadas, conseqüente da dissolução dos calcários e dolomitos pela circulação da água nas fendas e fraturas destas rochas.

As riquezas minerais mais expressivas associadas a esse ambiente geológico são as jazidas de fosfato, a exploração do próprio calcário e dolomito para a produção de cal, corretivo de solo. O município de Irecê possui 335 km2 de extensão e fica distante da capital 478 km.

1.2 – População e sua distribuição por faixa etária QUADRO I – POPULAÇÃO TOTAL E DE GRUPOS ETÁRIOS ESPECÍFICOS DISCRIMIÇÃO ABSOLUTO RELATIVO(%)

Grupo População % do total
Total 59.447 100,00
População Urbana 6.242 10,50
População Rural 53.205 89,50
0 a 4 anos 7.264 12,22
0 a 6 anos 10.522 17,70
4 a 6 anos 4.857 8,17
15 a 18 anos 2.604 4,38
7 a 18 anos 18.625 31,33

Fonte: IBGE

Do total da população em 2003: 29.242 são homens e 30.205 mulheres

1.3 – Educação

A matrícula na rede municipal que em 1996 era de 6.345 alunos (incluindo o ensino médio). Em 2003 foram registrados 10.030 alunos, sem os alunos do ensino médio, uma vez que esta modalidade de ensino passou a ser responsabilidade da administração estadual. (LDB 9394/96).

O total de alunos matriculados no ensino fundamental sofreu uma evolução acentuada a partir de 1997, devido ao efetivo compromisso da nova gestão municipal com a educação, e a partir 1998 com a criação do FUNDEF.

Na medida em que precisamos colocar no Plano Educacional do Município as questões numa escala de prioridades, foram apontadas duas sinalizações básicas para esta priorização: a própria realidade (e os recursos disponíveis, suas possibilidades e limitações), e o perfil de cidadão que se pretende atender.

O município possui atualmente, em sua rede municipal 18 escolas na zona urbana e 16 na zona rural, totalizando 34 escolas. No censo de 2.000 registrava 43 estabelecimento de ensino fundamental e 5 do ensino médio, sendo 29 municipais, 9 estaduais e 5 particulares.


FRENTES DE TRABALHO


Pauta proposta para sessão extraordinária da Camara de Vereadores de Irecê

Alguns Orçamentos

Alguns Projetos de Lei voltados à adoção de Software Livre

Outros Projetos Relacionados

Projeto de Construção do Campus Avançado de Irecê

Descrição: Implantação de rede tecnológica de alta velocidade para prover acesso à Internet para usuários potenciais entre professores, alunos, funcionalismo público e comunidade em geral do Município de Irecê/BA.

Projetos Paralelos

Descrição: Projetos de conteúdos que estão desenvolvidos em paralelo e que dão sustentação ao uso da Rede Comunitária.

Outras referências importantes de projetos nesta linha

Alguns arquivos de projetos similares

Equipe envolvida

Vinicius Pinheiro (PSL-BA) - vinnie@ufba.br - Coordenacão Geral
Nelson Pretto (FACED/UFBA) - nlpretto@yahoo.com.br - Coordenador
Carla Elaine (PSL-BA) - carlafs@ufba.br - Coordenadora
Rosane Suzart (FACED/UFBA) - rosanesuzart@yahoo.com.br
Maria Helena Bonilla (FACED/UFBA) - bonilla@ufba.br
Abelmon Bastos (PSL-BA) - abelmon@im.ufba.br
Lucas Rocha (PSL-BA) - lucasr@ufba.br
Leonardo Lazarte (UnB) - LLazarte@mat.unb.br
Nelson Simões (RNP) - nelson@mp.br
Emanuela Dourado (PMIrecê) - emanueladourado@ig.com.br
Alessandra de Assis Picanço - alessand@ufba.br
Paulo Cezar Oliveira (PRODASAL) - pcezar@salvador.ba.gov.br
Marcelo Souza ( PSL-BA )- marcelo@cebacad.net
Camilo (Comércio Irecê)- camilo@holistica.com.br
Onildo (Núcleo de Tecnologia de Irecê - NTI)- onildo@meganews.com.br
Roberto Sodré (Comércio Irecê)- eletronicacampos@holistica.com.br
Francisco ? (Comércio Irecê)- cdlirece@holistica.com.br
Associação Comercial(Comércio Irecê) - acii@holistica.com.br
Sebastião (Comércio Irecê) - pcmaster@holistica.com.br
Jaeldson - (Provedor Holistica) - son@holistica.com.br

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
pptppt FUST_Nelson_Simoes.ppt manage 175.5 K 18 Feb 2004 - 13:12 UnknownUser apresentação de nelson simoes (RNP) sobre FUST
pptppt RNP_redes_estaduais_011003.ppt manage 3219.0 K 18 Feb 2004 - 13:14 UnknownUser Palestra de nelson Simoes (RNP) sobre condominio
pdfpdf des_affluents_business_case.pdf manage 760.1 K 18 Feb 2004 - 13:13 UnknownUser Projeto Des Aflluents - Canada comunidade fibra
pdfpdf lei_sao_carlos.pdf manage 7.3 K 20 May 2004 - 23:22 UnknownUser Projeto de Lei SL da Prefeitura de São Carlos
pdfpdf pl_itabira_mg.pdf manage 14.0 K 20 May 2004 - 23:23 UnknownUser Projeto de Lei SL da Prefeitura de Itabira - MG
pdfpdf pl_portugal.pdf manage 65.5 K 20 May 2004 - 23:24 UnknownUser Projeto de Lei SL proposto em Portugal
pdfpdf pl_sp.pdf manage 37.6 K 20 May 2004 - 23:11 UnknownUser Projeto de Lei SL da Prefeitura de São Paulo
pdfpdf scdtermo.pdf manage 58.7 K 18 Mar 2004 - 17:21 UnknownUser Termo de Regulamento do SDC (ANATEL)
pdfpdf software_livre_para_onde_caminhas.pdf manage 15.6 K 18 Mar 2004 - 17:17 UnknownUser Artigo do Paulino Michelazzo (Quilombo Digital)
Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r39 - 20 Aug 2004 - 18:40:00 - EmanuelaDourado?     |     Copyleft Faced-UFBA