Projeto de capacitação e suporte

Redação Inicial: Vinicius Pinheiro?

O desenvolvimento e intercâmbio do conhecimento, através do software livre - como um fator catalisador da inclusão social/digital - não pode ser realizada de forma efetiva sem que existam formas de mobilizar o conhecimento e a cultura dentro dos diversificados grupos sociais. Esta tarefa educacional requer competências didático-pedagógicas numa linha de trabalho interativo.

O processo de capacitação e suporte portanto deve ser feito respeitando-se as necessidades e valores de cada sub-grupo dentro do contexto no qual este se insere. A capacitação vem dessa maneira não como atividade de "adestramento" mas sim de conscientizador da real necessidade de apreender os conceitos e não puramente os objetos em si, subvertendo antigos valores pré-moldados numa sociedade que prega pelo imediatismo.

Vale ressaltar porém, que a despeito de todo o universo que cerca os meios de utilização do software livre, a capacitação será realizada de forma prática, atendo-se à necessidades reais, e tendo um enfoque constante nos aspectos colaborativos e interativos de cada ferramenta, aspectos estes que são a gênesis do software livre e impusionadores do conhecimento humano.

É neste sentido que o PSL-BA se apresenta no Projeto Irecê, provendo a capacitação e o suporte necessários para suprir a demanda de conhecimento dos grupos: professores, funcionários públicos, empresários e cidadãos, em geral.

O projeto de Capacitação e Suporte deve atingir 4 grandes grupos em Irecê:

  1. Comércio: CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê), Associação Comercial.
  2. Tecnologia: Núcleo de Tecnologia de Irecê.
  3. Professores municipais: Projeto de capacitação de professores.
  4. Setor público: educação, obras, secretarias e repartições.

A proposta de cronograma do projeto contempla as seguintes etapas:

Página Inicial >> ProjetoIrece
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 11 Jul 2004 - 15:31:43 - ViniciusPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA