Projetos de sustentação e uso da rede

Projeto Tabuleiros Digitais (TD)

Redação Inicial: Paulo Cezar

A universalização do acesso à internet é hoje uma demanda prioritária, uma vez que representa condição social imprescindível para o pleno exercício da cidadania no contexto da denominada sociedade do conhecimento.

A sociedade da informação e do conhecimento, não está em si consolidada, portanto ainda em formação. Uma grande parcela da população, ou melhor a maioria significativa se encontra alijada dos processos de produção de conhecimento, participação social e inserção política.

Modelos e propostas de combate ao que se convencionou chamar de infoexclusão, ou exclusão digital, têm sido desaenvolvidos, entre os quais: telecentros, totens, quiosques e ciberparques.

Em geral estas soluções, vêm se multiplicando, tais como a construção dos telecentros que foram concebidos inicialmente na Escadinávia e se espalharam pelo mundo afora se espalham tellecontages teletiendas, clubes digitais e cabines públicas de internet.

Em São Paulo e no Rio Grande do Sul os telecentros comunitários, vêm se disseminando como modelos promissores de inclusão digital das comunidades. Um aspecto que consideramos essencial, seja qual for o modelo adotado é vincular a utilização do software livre nas iniciativas de inclusão digital.

Tal perspectiva maximiza a viabilidade econômica dos projetos de inclusão digital, incentiva o comportamento de solidariedade e colaboração entre os participantes e principalmente valoriza e promove o desenvolvimento do potencial tecnológico local, além de otimizar os investimentos públicos.

Um outro aspecto a ser considerado, é o envolvimento da comunidade nas atividades de gestão e realização dos projetos de inclusão digital, assim como a democratização da informação e do conhecimento, fatores-chave para a inserção social e política do cidadão contemporâneo.

Por fim, defendemos a incorporação dos contextos culturais regionais e locais de forma predominante nos projetos, estabelecendo uma fidedignidade cultural imprescindível para o enriquecimento da identidade local.

Assim, julgamos relevante a concepção de soluções próprias, impregnadas da cultura, e da linguagem regional/local. Um modelo próprio de estar na sociedade da informação e do conhecimento, valorizando o saber local, as múltiplas competências, estimulando o crescimento e as interações sociais na cidade.

Resgatamos, então a proposta de inclusão digital estruturada a partir do projeto"Tabuleiros Digitais" da Faced - UFBa. O projeto TD constitui uma alternativa tecnológica economicamente viável para as iniciativas de inclusão digital no município.

Além disso, resgata a valoriza a cultura local, contextualizando ações sociais e principamente promovendo o desenvolvimento local. A disseminação do Tabuleiros por toda a cidade de Ireçê, promovendo a expansão do acesso livre a internet com um jeito baiano de estar no ciberespaço.

Esta ação facilitará a universalização do acesso a internet na cidade, através de um modelo baiano de inclusão digital já validado nas experiências realizadas na FACED. O projeto arquitetônico e tecnológico dos tabuleiros trará para Ireçê a emergência de novos espaços para a cidadania e para o conhecimento. Seria interessante analisar e produzir um modelo arquitetônico próprio para Ireçê, inspirado na realidade e na cultura local.

Essa estratégia manterá uma linha de soluções integradas às ações nesta área desenvolvida na Faced, envolvendo o PSL-BA e demais parceiros do projeto, articulando-os e ampliando interações, no sentido de diminuir o profundo fosso digital no qual lamentávelmente a sociedade de Ireçê e toda a sociedade baiana se encontram imersos.

PauloCezarOliveira

Projeto de vídeo conferencia em parceria com Faculdade de Medicina/UFBA

Redação Inicial: Marcelo Souza

A videoconferência é uma tecnologia de comunicação que permite a um grupo de pessoas, que estejam localizadas em diferentes localidades, a interação com imagem e áudio em tempo real. Cursos, reuniões, palestras, debates e etc. são efetivados de forma que todos os participantes, de localidades diversas, participem juntos assim minimizando o custo com o tempo de deslocamento.

Diversos padrões possibilitaram o surgimento de ferramentas, sobre licença livre, para a efetivação de videoconferências de alta qualidade a um custo acessivel.

A grande maioria das aplicações para a videoconferência existente implementa as especificações H.323 da ITU-T.

Projeto de Formação em Nível Superior dos Professores de Irecê/Bahia

Visa promover a titulação em nível superior dos professores em serviço na rede municipal de Irecê/Bahia, conferindo aos aprovados o título de Licenciado em Ensino Fundamental. Já implantado e em andamento

Projeto Bibliotecas Virtuais

Pretende estruturar uma rede de bibliotecas virtuais para o Município, integrando as escolas das zonas rural e urbana em um processo de formação e pesquisa informatizada.

Esta rede dará suporte a todo e qualquer processo de formação, seja no âmbito da formação regular ou continuada, de professores no município.

Garantia de equipamentos e conexão à Rede Comunitária.

Projeto Ciberparque: Centro de Cultura e Comunicação

Visa à instalação de espaços públicos de acesso à rede mundial de computadores, uma iniciativa associada ao Projeto Conexões/BNDES.

Um espaço que oferecerá atividades diversas à comunidade incluindo a preocupação com a atualização constante dos professores.

Forte interação com o Ministério da Cultura através das Bases de Apoio Comunitária (BACs). Cláudio Prado, pode entrar um pouco aqui?

A PMI já designou indicativamente o terreno, ao lado da Escola ...

Fotos da área, em visitarealizada em .....

Está sendo encaminhado à Câmara dos Vereadores, o projeto para autorização de uso da área para este Centro.

Projeto de Reestruturação das Edificações

Pretende envolver toda a comunidade escolar do Município em uma reflexão sobre os espaços físicos escolares visando à reestruturação destes.

Articulação com a faculdade de Arquitetura da UFBA.

Plano Diretor do Município de Irecê

Parceira com a Faculdade de Arquitetura da UFBA para a elaboração do Plano Diretor do Município. Forte uso de TI, especialmente videoconferência.

Atualização dos profissionais de saúde do Município

Numa parceria com a Faculdade de Medicina, desencvolvimento de um programa de qualificação e apoio permanente aos profissionais de saúde do municipio de Irecê, com forte apoio das TI, especilamente videoconferências.

Página Inicial >> ProjetoIrece
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 11 May 2004 - 11:43:00 - PauloCezarOliveira?     |     Copyleft Faced-UFBA