Ministro dá posse à nova reitora da UFBA

A Profa. Dora Leal Rosa, eleita reitora - UFBA tomou posse no dia 19 de agosto de 2010, durante cerimônia no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Na ocasião, o ministro Fernando Haddad deu posse também ao reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Prof. Virmondes Rodrigues Júnior. A transmissão do cargo, em Salvador, está prevista para o dia 23 de agosto às 19hs, durante solenidade no Salão Nobre da Reitoria.

Hospital das Clínicas realiza transplante pioneiro na Bahia

O primeiro paciente transplantado com medula óssea no Complexo Hospital Prof. Edgard Santos da UFBA (Hospital das Clínicas) recebeu alta na última sexta-feira, 13 de agosto. O Sr. José Domingos, de 41 anos, ficou durante 25 dias internado, passou por vários procedimentos, realizou a infusão, transporte intravenoso das células progenitoras, no dia 28 de julho e, agora, passa bem. Este é o primeiro transplante de medula óssea realizado em um hospital público na Bahia.

Manual: tudo sobre medicamentos

O que devemos saber sobre "medicamentos" é mais a nova cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

Este documento didático esclarece a diferença entre remédio e medicamento, quais as particularidades e ações de cada um, como deve feito o armazenamento, importância das interações medicamentosas e muito mais. Acesse a cartilha.

CONHECENDO O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA: DIRETRIZ 4

A Diretriz 4 do Guia Alimentar para a População Brasileira, é denominada "Feijões e outros alimentos ricos em proteína" e recomenda o consumo da combinação de feijão e arroz na proporção de 1 parte de feijão para 2 partes de arroz como fonte completa de proteínas para os seres humanos. (DE ANGELIS ET AL, 1982 a; 1982 b; SOUZA, 1973). Os alimentos vegetais mais ricos em proteínas são as leguminosas, que incluem os feijões verde, branco, preto, largo, flageolé, carioquinha, azuki, colônia,manteiguinha, rim, fradinho, corda ou macassar, andu, mangalô e também as lentilhas, ervilhas secas, fava, soja e grão-de-bico. Os feijões contêm ainda carboidratos complexos (amido) e são ricos em fibra alimentar, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e outros minerais, bem como em compostos bioativos. A soja é uma leguminosa composta por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que se assemelha às proteínas de origem animal. As sementes de girassol, gergelim, abóbora, assim como as castanhas, (brasil, caju, nozes, nozes-pecã, amêndoas) são também boas fontes de proteína e gordura, na sua maior parte insaturada; vitaminas (ácido fólico, niacina) e minerais (zinco, selênio, magnésio, potássio). Existem evidências de que as castanhas contribuem para reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer.

ENUFBA realiza Seminário Interno

A Escola de Nutrição realizou na semana de 09 a 13 de agosto, o seu Seminário Interno com a participação do corpo docente dos cursos de Bacharelado em Nutrição e Gastronomia. As Professoras do Curso de Enfermagem da UESC Vitória Solange Coelho e Soraya Dantas desenvolveram atividades relacionadas com o processo de Ensino Aprendizagem, realizando Oficinas de Trabalho com objetivo de construir coletivamente a proposta de tutoria no processo ensino-aprendizagem.

Também nesse período foi realizada a Iª Oficina de Avaliação do Curso de Gastronomia, onde ocorreram palestras abordando temas como: "Importância da Avaliação de Cursos de Graduação" - Prof. Dr. Antonio Virgilio Bittencourt Bastos, "Cursos de Gastronomia do ISP - UFBA; Desafios e Perspectivas (Cursos tecnológico e Cursos Superiores em Universidades Públicas e Privadas)" - Prof. Odilon Castro - ENUFBA - UFBA.

O evento foi encerrado com a recepção dos calouros e confraternização dos alunos do curso de Gastronomia.

O processo seletivo para o Vestibular, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de novembro, a 1ª fase e a 2ª fase nos dias 12 e 13 de dezembro de 2010, disponibiliza 100 vagas para o curso diurno de Bacharelado em Nutrição. O curso tem como objetivo formar Nutricionistas capazes de planejar, executar e avaliar, ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolva a alimentação e a nutrição do homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança alimentar, contribuindo para a promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade. Para o curso noturno de Bacharelado em Gastronomia disponibilizará 90 vagas. O objetivo do curso é formar gastrônomos conhecedores da cultura gastronômica, aptos a criar, inovar e aplicar técnicas culinárias, tendo como princípio norteador a valorização da gastronomia brasileira e baiana e, como finalidade o prazer gustativo e a segurança alimentar dos comensais.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...