Resumo de Atividades

CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR-FNDE/UFBA.

O PNAE constitui-se como uma grande rede que entrelaça ações, atores sociais e comunidade escolar em torno da questão alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. Os CECANES surgem como espaço de acolhimento, escuta e superação de problemas que são comuns a toda política pública de grande complexidade. O programa de capacitação promove a aproximação das distâncias entre os sujeitos executores e os planejadores, através da condução cuidadosa de discursos produzidos nos pontos extremos dessa téia, criam um espaço de contato com o cotidiano do PNAE e provoca reflexões e possibilidades criativas de superação dos conflitos, inaugurando um novo tempo de parceria entre o serviço e academia contribuindo para a integração dos diversos sujeitos envolvidos.

A experiência do Centro Colaborador leva a perceber que a apreensão de algumas referências analíticas pelos profissionais de nutrição permitem uma compreensão mais ampliada das possibilidades do seu agir, gerando “encontros”, “caminhos”, conforme recolhido nas falas durante as capacitações simultâneas (nutricionistas, merendeiras e conselheiros). Isso reforça a idéia de educação permanente, como espaço do exercício da ação-reflexão importante para o avanço das práticas sociais e sinaliza para o aparelho formador, para o gestor e para o órgão central a importância da sintonia com os anseios e necessidades sociais.

COORDENAÇÃO

LILIAM BARBOSA RAMOS
*Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar FNDE/UFBA*

LINHAS PRIORITÁRIAS

 Projetos de pesquisa centrados na avaliação do perfil e treinamento dos agentes envolvidos na alimentação do escolar: Nutricionistas, Merendeiras e Conselheiros; nas temáticas de alimentação e nutrição, alimentação como direito social, segurança alimentar e nutricional, controle social da política de alimentação e normas e técnicas para gestão do PNAE.

 Projetos de Extensão e Pesquisa, linhas de:

•Prevenção de risco à saúde do escolar com Ações para a alimentação saudável.
•Estudo da dimensão cultural na alimentação do escolar.
•Perfil nutricional de adolescentes. Estudo da dimensão cultural na alimentação do escolar e educação permanente para nutricionistas envolvidos na alimentação escolar.

 Apoiar a pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil dos Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

•Elaboração e desenvolvimento dos projetos de capacitação de Conselheiros e Merendeiras nos Estados da Região Nordeste (2007) e nos Estados da Bahia e Sergipe.
•Capacitação de Monitores.
•Elaboração dos Projetos de Educação Permanente em Saúde e Nutrição do escolar para Nutricionistas do PNAE.
•Desenvolvimento do projeto de pesquisa: “Perfil Nutricional do Adolescente”
•Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa: “Saúde, Alimentação e Nutrição do Escolar em Salvador-Bahia”.
•Estabelecimento de parcerias com órgãos e instituições governamentais e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (associações técnico-científicas, conselhos de classe) nacionais, estaduais, municipais ou internacionais.

SUB-COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO, MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO

Criação de um sistema de avaliação, monitoramento e acompanhamento das ações do CECANE.

A experiência do Centro Colaborador leva a perceber que a apreensão de alguns referenciais analíticos pelos profissionais de nutrição permitem uma compreensão mais ampliada das possibilidades do seu agir, gerando “encontros” “caminhos”, conforme recolhido nas falas durante as capacitações simultâneas (nutricionistas, merendeiras e conselheiros). Isso reforça a idéia de educação permanente como espaço do exercício da ação-reflexão importante para o avanço das práticas sociais e sinaliza para o aparelho formador, ara o gestor e para o órgão central a importância da sintonia com os anseios e necessidades sociais.

SUB-COORDENAÇÃO DE PESQUISA

• Perfil de adolescentes e significados (percepção) da alimentação na escola – ADOLEC
• Projeto de Educação Permanente para Nutricionistas do PNAE.

METAS CECANE-UFBA

 Elaboração e desenvolvimento dos projetos de capacitação de Conselheiros e Merendeiras nos Estados da Região Nordeste (2007) e nos Estados da Bahia e Sergipe (2008).

 Capacitação de Monitores.

 Elaboração dos Projetos de Educação Permanente em Saúde e Nutrição do escolar para Nutricionistas do PNAE.

 Desenvolvimento do projeto de pesquisa: “Estudo quali-quantitativo da condição nutricional do Escolar”.

 Estabelecimento de parcerias com órgãos e instituições governamentais ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (associações técnico-científicas, conselhos de classe) nacionais, estaduais, municipais ou internacionais, para garantia da política de segurança alimentar e nutricional.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...