A Canela e os benefícios contra diabetes


Uma dica simples que pode trazer benefícios para aqueles que têm tendência a desenvolver diabetes ou àqueles que já têm a doença é o consumo canela diariamente. Estudo de 2003 mostrou que o consumo regular de 3g de canela (aproximadamente uma colher de chá) por dia foi capaz de reduzir a quantidade de glicose circulante, triglicerídeos (TG) e algumas frações do colesterol em indivíduos com diabetes tipo 2. Outro estudo de 2009 verificou que a adição de 3g de canela a um alimento teste foi capaz de melhorar a resposta da insulina (hormônio que possui sua ação alterada no diabetes) e, além disso, demonstrou também que a canela foi capaz de aumentar a liberação de um hormônio chamado, GLP-1, que atua aumentando a saciedade. Se procurarmos a fundo existem mais estudos demonstrando os benefícios do consumo da canela assim como existem alguns que não encontram tais benefícios. Até o momento parece que a canela pode trazer sim grandes benefícios. Além disso, como nenhum estudo mostra efeitos negativos e sendo este um alimento sem calorias, barato e muito saboroso, acho que vale a pena a tentativa.

Hlebowics et al. Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects. Am J Clin Nutr; 89:815–212, 2009.

Khan et al., Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People With Type 2 Diabetes.Diabetes Care 26:3215–3218, 2003. Fonte: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=20523

22º CB CTA


Salvador sediará 22º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CBCTA, realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), este evento que acontece em anos pares e é um dos maiores da América Latina reunindo os profissionais envolvidos com alimentos nas áreas de ciência, agricultura, tecnologia, nutrição e saúde. O evento contará com o apoio das Universidades Federais, Estaduais, Instituições do Governo, Agências de fomentos Indústrias de Alimentos, Exportadores e Instituições de Pesquisas. A realização do 22º CBCTA no estado da Bahia servirá como laboratório para o XVI World Congress of Food Science and Technology que faz parte do International Union of Food Science & Technology (IUFoST? ), confirmado para acontecer em Salvador em 2012.

Informações: www.cbcta.com.br/index.asp

IX Congresso Norte-Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral


Acontece no período de 14 a 16 de outubro de 2010 o IX Congresso Norte-Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral em Salvador no Bahia Othon Palace Hotel. A terapia nutricional é, cada vez mais, parte fundamental na conduta dos pacientes, sejam eles cirúrgicos, clínicos, em terapia intensiva e em outras patologias. As inscrições poderão ser feitas pelo site até o dia 21 de setembro de 2010. Após esta data, serão feitas no local do congresso, a partir das 7 h do dia 14 de outubro de 2010.

Informações: www.nutribahia2010.com.br





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...