ANVISA interdita alimentos com suspeita de sibutramina na composição


A ANVISA publicou as Resoluções -RE 4.784 e 4.785 determinando a interdição cautelar de alimentos à base de Quitosana, devido à suspeita de conterem sibutramina em sua composição. A sibutramina é uma substância de uso controlado que não pode estar presente em alimentos causando riscos cardiovasculares associados ao uso do produto. Os Laudos de análise fiscal emitidos pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) apresentaram resultados insatisfatórios para a Pesquisa de Sibutramina, entretanto as empresas Ledal Química do Brasil Ltda e Sinérgika Indústria de Alimentos LDTA ainda podem recorrer.

Lei que estimula agricultura familiar será debatida na Bahia


Acontece no período de 16 a 19 de novembro de 2010 em Salvador o 5º Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o tema Convergência de Políticas Públicas. O encontro, apresentará desafios e resultados da implantação da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Esta lei determina que 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda escolar sejam destinados à compra de produtos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação. Além de garantir produtos saudáveis para a alimentação dos estudantes, o procedimento estabelecido em lei ajuda a aquecer a economia dos municípios ao abrir mercado para pequenos agricultores e garantir emprego e renda no campo. Estarão presentes ao encontro representantes dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PET/NUTRIÇÃO – 2010

No período de 12 a 22 de novembro 2010 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para bolsistas do Programa de Educação Tutorial PET- Nutrição /UFBA no Depto. de Nutrição A seleção será realizada no dia 23 de novembro de 2010 Estarão disponíveis para o PET Nutrição, 04 (quatro) vagas aos alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Nutrição, apresentando também os requisitos: - previsão de conclusão no mínimo até 2012.2; - perspectiva de permanecer no programa até a conclusão do curso; - não apresentar qualquer tipo de vínculo empregatício ou ser bolsista de qualquer outro programa; - apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 6,0 (seis); - disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do programa. O aluno bolsista estará sob a coordenação e orientação da Profª Ligia Amparo da Silva Santos, e receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais). Maiores esclarecimentos: Departamento das Ciências da Nutrição - Sr. Rafael e/ou email, amparo@ufba.br





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...