Panetones com menos gordura trans


Os panetones que serão consumidos neste Natal estão mais saudáveis. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, os fabricantes do produto reduziram a quantidade de gordura trans no máximo 2%. Este limite tem como referência recomendação da Organização Mundial da Saúde-OMS, que estabeleceu o limite de 5% de gordura trans do total de gordura nos alimentos industrializados e de 2% do total de gorduras em óleos e margarinas, panetones, pratos prontos, biscoitos, bolos e cremes vegetais. A redução também é fruto de acordo firmado entre a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação-ABIA e o Ministério da Saúde.

Brasil reduz taxa de desnutrição infantil e atinge meta estabelecida pela ONU

A desnutrição infantil, cuja queda é um dos principais fatores que contribuíram para a redução da morte entre crianças, é um desafio já superado pelo país. A redução desta taxa era uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 1 – Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, alcançado neste ano, o que levou o país a ser premiado pela Organização das Nações Unidas-ONU, em setembro. O dado está no “Saúde Brasil 2009”, publicação anual do Ministério da Saúde que reúne análises e indicadores de saúde no país.

O levantamento aponta o Brasil como um dos países que mais avançaram na redução da desnutrição infantil, entre 1989 e 2006. No período, a proporção de crianças menores de cinco anos com baixo peso para idade caiu de 7,1% para 1,8%; e com baixa altura, de 19,6% para 6,8%.

Os resultados podem ser atribuídos a quatro fatores: o aumento da escolaridade materna; a melhoria do poder aquisitivo das famílias; a melhoria da atenção à saúde – principalmente para mulheres e crianças, coincidente com a expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o país; e o aumento da cobertura de saneamento básico, como acesso à água encanada e rede de esgotamento sanitário.

Defesa Pública da Mestranda Michaela Eickemberg

Acontece nesta sexta-feira 17 de dezembro de 2010, às 09:00 horas na Sala B 1º andar - HUPES, a Defesa Pública de Dissertação do Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde da Mestranda Michaela Eickemberg com o título: " Comparação da bioimpedância com a tomografia computadorizada e antropometria na avaliação de adultos e idosos ".

Tendo na Banca Examinadora a Profª. Dra. Lilian Barbosa Ramos - ENUFBA (Orientadora), Profª. Dra. Rosângela Passos de Jesus - ENUFBA (Examinadora), Dra. Adriana Lima Melo -ENUFBA (Examinadora), Profª. Dra. Maria Ayako Kamimura - UNIFESP (Examinadora).





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...